Ligações intersetoriais e setores-chave da economia brasileira na década de 2000: um estudo sobre as indústrias do açúcar e do álcool

Helder Henrique Martins, Pery Francisco Assis Shikida, Umberto Antonio Sesso Filho, Régio Marcio Toesca Gimenes

Resumo


Esta pesquisa utilizou a Matriz Insumo-Produto para estimar os índices de ligação intersetorial e o Campo de Influência com intuito de analisar se as Indústrias do Açúcar e do Álcool compõem os principais setores da economia brasileira, denominados de setores-chave. Para isso, foram estimados os índices de Rasmussen-Hirschman, hipótese de “relaxamento”, índices GHS e o Campo de Influência de 2000 e 2009. Verificou-se que tanto a Indústria do Açúcar quanto a do Álcool não são consideradas setores-chave da economia, apenas a Indústria do Açúcar surgiu como setor-chave na hipótese de “relaxamento” no ano de 2000. Ademais, ambos os setores demonstraram significativas ligações na posição de demandantes de insumos dos demais setores da economia, mas tiveram poucas ligações como ofertantes de insumos. Os setores que mais se relacionam com as Indústrias do Açúcar e do Álcool são a Agricultura e Serviços (Comércio; Transporte, armazenagem e correio; Intermediação financeira e seguros; Serviços prestados às empresas; Serviços de manutenção e reparo, entre outros).


Palavras-chave


Matriz Insumo-Produto; Setores-chave; Indústria do açúcar; Indústria do Álcool.



Direitos autorais 2016 Revista Capital Científico - Eletrônica (RCCҽ) - ISSN 2177-4153

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.