Gestão pública em redes e a nova governança pública: a implementação de parcerias entre o poder público e o terceiro setor

Ronan Kayano Genoino, João Paulo Lara de Siqueira

Resumo


As pesquisas dentro da administração pública tem dado cada vez mais atenção ao terceiro setor e sobre seu papel e importância na provisão de serviços públicos. Diante da escassez de recursos e das dificuldades vividas pelo Estado em atender todas as demandas dos cidadãos, tem sido prática comum o estabelecimento de parcerias entre o poder público e o terceiro setor. O movimento da Nova Governança Pública tem como um de seus objetos de estudo a entrega interorganizacional de serviços públicos e a implementação de políticas públicas em rede. O presente estudo buscou verificar os resultados práticos obtidos através da implementação de uma parceria entre a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura de São Paulo (poder público) e o Instituto César Cielo (terceiro setor), que tinha como objetivo potencializar o trabalho realizado na modalidade de natação do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa. A metodologia utilizada foi a do estudo de caso, através de uma triangulação dos dados obtidos de entrevistas semi-estruturadas, documentos oficiais e publicações na imprensa especializada. Os resultados obtidos mostraram que a parceria foi positiva, gerando melhores resultados para a modalidade, o que demonstra a importância de ações integradas entre poder público e terceiro setor.


Palavras-chave


Administração Pública; Nova Governança Pública; Parcerias; Redes Sociais; Terceiro Setor



Direitos autorais 2016 Revista Capital Científico - Eletrônica (RCCҽ) - ISSN 2177-4153

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.