Os aspectos organizacionais e procedimentais da controladoria do ministério público de Pernambuco: um ensaio entre a prática e a teoria

Hildegardo Pedro Araujo de Melo, Melina França Cabral Bemfica, Antonio Moreira Nicolau, Isabel Batista Souza de Lima

Resumo


O objetivo deste estudo se propõe a analisar a Unidade de Controladoria implantada em Órgão do Ministério Público Estadual, a fim de conferir se as práticas exercidas pela função de controle estão em consonância com as discussões literárias apresentadas. Trata-se de um estudo de caso aplicado em Órgão permanente do Estado de Pernambuco, cujos dados disponibilizados foram tratados de forma qualitativa através de análise de conteúdo. O resultado da pesquisa demonstrou esforços por parte da entidade ao reconhecer a importância da atividade da Controladoria como função presente e participante no processo de gestão, embora o setor tenha apresentado lacunas no bojo de suas práticas quando comparadas com a seleção teórica indicada. Os achados evidenciam que a Unidade de Controladoria realiza atividades inaugurais relativamente às premissas sugeridas, limitando-se ao desempenho de algumas funções que lhes são intrínsecas, mas dando uma impressão sutil de setor administrativo, dependente e vinculativo.



Direitos autorais 2016 Revista Capital Científico - Eletrônica (RCCҽ) - ISSN 2177-4153

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.