Satisfação dos funcionários e estilos de liderança: Existe relação?

Employee satisfaction and leadership styles: Is there a relationship?

MIRIAN MARA BATISTA DA SILVA, EDUARDO MENDES NASCIMENTO, JACQUELINE VENEROSO ALVES DA CUNHA

Resumo


A concorrência acirrada faz com que todos os que estão envolvidos com planejamento e decisões, busquem estratégias que mantenham seus empreendimentos atraentes, principalmente aos clientes. Dessa forma, para tentar manter a excelência, muitos empresários já perceberam que é necessário ter foco no cliente, mas também, nos funcionários.  Neste contexto, a liderança adquire força, pois características da mesma, escolhidos de forma adequada a cada empresa, podem potencializar a satisfação daqueles que executam as atividades, maximizando a qualidade dos serviços e consequentemente, os bons resultados. Assim, o objetivo desta pesquisa foi verificar qual a relação existente entre a satisfação dos funcionários e os estilos de liderança, na percepção dos gestores e dos seus liderados em empresas contábeis de Belo Horizonte. Através da aplicação de questionários, constatou-se que existe relação entre a satisfação dos funcionários e o estilo de liderança transformacional, do ponto de vista dos liderados. O fator financeiro tem influência na satisfação, mas não a ponto de impactar negativamente na mesma, ou seja, funcionários que não se apresentam satisfeitos com os salários tem altos índices de satisfação relacionados ao estilo de liderança adotado pela empresa.

Palavras-chave: Liderança Transformacional; Liderança Transacional; Laissez-Faire; Percepção da Satisfação dos liderados; Empresas Contábeis.




Direitos autorais 2017 Revista Capital Científico - Eletrônica (RCCҽ) - ISSN 2177-4153

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.