A certificação dos sistemas de gestão da qualidade nos Municípios: Estudo de caso nas Comunidades Intermunicipais Região de Coimbra e Viseu Dão Lafões

The certification of the quality management systems in the Municipalities: Case study in the Intermunicipal Communities Region of Coimbra and Viseu Dão Lafões

SOFIA FÉLIX, MARIA GEORGINA MORAIS, JOANA FONSECA

Resumo


Para que o cidadão possa avaliar um serviço público necessita de ter acesso a informação, não sendo de estranhar que a temática da transparência tenha vindo a ganhar maior expressão. Neste contexto, a partir da análise aos indicadores dos Municípios que têm certificação da qualidade nas Comunidades Intermunicipais Região de Coimbra e Viseu Dão Lafões, pretende-se aferir se os que se encontram certificados possuem melhores resultados em termos de desempenho administrativo e financeiro do que os que não estão certificados. Serão exploradas temáticas conexas, como a transição para a NP EN ISO 9001:2015 e a existência de uma carreira de auditor interno. Em termos de metodologia recorre-se a vários métodos (análise documental e folha de dados por entrevista telefónica), com análise dos resultados através da estatística descritiva. As conclusões apontam para um melhor desempenho dos municípios que se encontram certificados e, em termos de perspetivas futuras poderão ser estudadas outras áreas da administração pública.

Palavras-chave


Administração (Pública)

Texto completo:

PDF HTML XML

Referências


Instituto Nacional de Administração (2003). 1.º Congresso Nacional da Administração Pública – os Vetores da Mudança.

Nolasco, M. (2004), “A evolução da qualidade na Administração Pública Portuguesa”, Cadernos BAD 2, pp.33-44.

Pires, A. (2012): Sistemas de Gestão da Qualidade, Ed. Sílabo.

Platt, O.; Cruz, F e Vieira, A. (2006). “Transparência das Contas Públicas: um enfoque no uso da Internet como instrumento de publicidade”. Revista Contemporânea de Contabilidade, vol. 3, núm. 5, janeiro-junho. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil, pp. 135-146.

Rocha, J.A. Oliveira (2010): Gestão da Qualidade. Escolar Ed.

Royo, Sancho D. (2002): Géstion de serviços públicos: Estrategias de marketing y calidad. Tecnos. Ed.

Sá, P. e Sintra, O. (2008), “Modernização administrativa e gestão da qualidade: Um estudo empírico nos Municípios portugueses”, Notas económicas, pp. 57-80.

Sousa, R. (2007), “Qualidade na administração pública, O Impacto da Certificação ISO 9001:2000 na Satisfação dos Munícipes”. Dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Administração Pública. Universidade do Minho.




Direitos autorais 2017 Revista Capital Científico - Eletrônica (RCCҽ) - ISSN 2177-4153

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.