Poder, conflitos e as transformações na academia: uma análise do campo de pós-gradução em administração no estado do rio de janeiro a partir da abordagem de pierre Bourdieu

Power, conflicts and changes in the academy: an analysis of the postgraduate field in the state of Rio de Janeiro from a Pierre Bourdieu perspective

Ana Paula Medeiros Bauer, Leonardo Vasconcelos Cavalier Darbilly

Resumo


No Brasil, o campo de pós-graduação em administração se desenvolveu a partir da necessidade do governo de atingir seus projetos de crescimento e industrialização, exigindo profissionais com conhecimento para suportar essa demanda. Ao longo do tempo, muitas mudanças ocorreram no campo, especialmente no que diz respeito ao seu sistema de avaliação. A partir da década de 1990, o sistema de avaliação concentrou-se na elevação da produção científica, orientando as ações dos programas. O objetivo do estudo é entender como a lógica da produtivista influenciou as disputas de poder entre as organizações que compõem o campo de ensino de pós-graduação em administração no estado do Rio de Janeiro. Para isso, realizou-se uma pesquisa de campo e bibliográfica, analisando os dados através da técnica de análise de conteúdo. Os principais resultados da pesquisa identificaram que a lógica produtivista tornou-se o principal guia na busca pelo alcance de uma posição elevada no campo.


Palavras-chave


políticas de avaliação, pós-graduação em administração, disputas de poder

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