A ressocialização enquanto vivência e protagonismo: Iniciativas pessoais e institucionais como contribuição à ressocialização no Estado do Pará-Brasil

Resocialization as experience and protagonism: Personal and institutional initiatives as a contribution to resocialization in the State of Pará-Brazil

Analêda Pontes Miranda de Carvalho, Roberto Magno Reis Netto

Resumo


RESUMO: O presente artigo teve como objetivo compreender como protagonismos pessoais e institucionais podem contribuir para a ressocialização de internos do sistema penitenciário paraense. O estudo utilizou um método zetético, valendo-se de uma abordagem qualitativa e da técnica de coleta de dados por entrevista, voltada à pessoa diretamente envolvida em ações de ressocialização, cuja fala foi sujeita à técnica de análise de conteúdo. Como conclusões, vislumbrou-se que é uma elevada compreensão dos deveres de cidadania que parece impelir os propósitos da entrevistada e demais protagonistas citados. O emprego de recursos próprios e a busca por parcerias, por sua vez, denotou a necessidade da (re)construção de redes que, em verdade, promovam uma (re)integração entre os fragmentados setores da sociedade.


Palavras-chave


Ressocialização. Protagonismo. Ações Sociais.

Texto completo:

PDF HTML

Referências


REFERÊNCIAS

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BECCARIA, Cesare. Dos Delitos e das Penas. São Paulo: Martin Claret, 2009.

BITTAR, Eduardo Carlos Bianca. Metodologia da Pesquisa Jurídica: Teoria e Prática da Monografia para os Cursos de Direito. 14. Ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de direito penal: parte geral. 17. Ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 7.210, de julho de 1984. Institui a Lei de Execução Penal. 1984.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 1990.

GALDI, Juliana Quintino Vieira. A sociedade do risco e o direito penal simbólico. Revista Direito Mackenzie. V. 8, N. 1, P. 39-50. 2014.

GARLAND, David. A cultura do controle: crime e ordem social na sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Revan, 2008.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

PASTORAL CARCERÁRIA. Sistema Penal e Encarceramento da Pobreza: Pelo fim do punitivismo e da política de encarceramento em massa. Disponível em: < https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=5&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjX0uz_mJXfAhWMg5AKHReqCv0QFjAEegQIBRAC&url=http%3A%2F%2Fcarceraria.org.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2018%2F01%2Fformacao-de-agentes-sistema-penal-e-encarceramento-da-pobreza.pdf&usg=AOvVaw2KYGS8X5hZcRh0RpfpLEOw>. Acesso em: 10.12.2018. 2018.

REIS NETTO, Roberto Magno; CHAGAS, Clay Anderson. Estratégias e Mediatos Utilizados pelo Tráfico de Drogas para Integração dos Presídios às Redes Territoriais Externas: uma Revisão da Literatura. Revista Opinião Jurídica. V. 16, N. 23, P. 110-139. 2018.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma revolução democrática da justiça. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

WACQUANT, Loïc. Punir os Pobres: A Nova Gestão da Miséria nos Estados Unidos. A Onda Punitiva. 3. Ed. Rio de Janeiro: Revan, 2015.




Direitos autorais 2020 Analêda Pontes Miranda de Carvalho, Roberto Magno Reis Netto

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.