Os desafios da internacionalização de mulheres pesquisadoras no contexto brasileiro

The challenges of internationalization for women researchers in the brazilian context

Paula Boarin, Marcello Romani-Dias, Aline dos Santos Barbosa, Caio Sousa da Silva

Resumo


O estudo teve como objetivo principal entender quais são as principais barreiras, motivadores e facilitadores para a internacionalização estratégica de mulheres pesquisadoras. Sendo assim, o método escolhido foi o de análise de conteúdo com base em abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado. Foram entrevistadas quinze pesquisadoras que em sua maioria atuam em instituições de ensino superior no Brasil, escolhidas por vivenciarem o fenômeno da internacionalização em suas carreiras. Como resultados desse estudo, nota-se que a conciliação de múltiplos papéis e a resistência sofrida pelas pesquisadoras devido a estereótipos relacionados à profissão estão entre as principais barreiras para a internacionalização de suas carreiras. Como motivadores, estão a expectativa de crescimento profissional, desenvolvimento pessoal e benefícios para terceiros, como estudantes, instituição em que atua e sociedade em geral. Os principais facilitadores estão relacionados à formação de redes de mentores de carreira com vistas à internacionalização, além dos movimentos sociais que visam facilitar esse processo. Esse estudo apresenta três principais contribuições. A primeira refere-se ao tema, aumentando a profundidade dos dados por meio dos relatos das entrevistadas e trazendo, a partir das perspectivas das pesquisadoras brasileiras, e insights sobre o contexto do Brasil. A segunda contribuição é dirigida às instituições de ensino, por meio da apresentação de um cenário de dados atuais que possibilitam a compreensão das redes que impedem o melhor aproveitamento das mulheres na academia. Por fim, apresenta-se uma contribuição às mulheres pesquisadoras, para que possam atuar de forma mais consciente em seu campo.


Palavras-chave


Administração; Estratégia; Internacionalização

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