Educação empreendedora nos cursos de graduação: um estudo na universidade federal de Uberlândia

Undergraduate entrepreneurial education: a study at the federal university of Uberlândia

Gabriela Bandeira Silva, Márcia Freire de Oliveira, Henrique Geraldo Rodrigues

Resumo


A Educação Empreendedora (EE) é um tema que vem ganhando cada vez mais espaço e importância não apenas na esfera acadêmica, mas também política e empresarial. Portanto, entender a maneira como a EE tem sido conduzida é fundamental para o seu aperfeiçoamento, contribuindo para o surgimento de novos empreendedores, assim como para que empreendedores já estabelecidos possam melhorar seus negócios. A presente pesquisa tem como objetivo compreender a formação empreendedora oferecida pelos cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia-MG aos seus alunos. O estudo é uma pesquisa qualitativa, descritiva e de campo. O local de estudo compreende os campis da Universidade localizados em Uberlândia-MG. Os dados foram coletados mediante análise documental e entrevistas semiestruturadas com 7 professores e 6 coordenadores de 6 cursos que oferecem disciplinas ligadas ao empreendedorismo em suas matrizes curriculares. Os dados coletados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos apontam que, a educação empreendedora ainda é um assunto pouco explorado e pouco incentivado dentro da instituição de ensino e que as ações e atividades desenvolvidas são realizadas de forma isolada. Os métodos de ensino utilizados pelos professores são diversos, que envolvem teoria e prática, mas ainda existe falta de interesses por parte dos alunos, portanto, foi percebido que a Universidade deve incentivar mais a educação empreendedora dentro da instituição.

Palavras-chave


Educação Empreendedora; Empreendedorismo; Instituições de Ensino Superior

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