Alfabetização financeira no contexto familiar: uma análise sob a ótica de clusters de pesquisas

Financial literacy in the family context: an analysis from the perspective of research clusters

Leinad Carvalho da Silva, Débora Gomes de Gomes, Anderson Betti Frare

Resumo


A presença da Alfabetização Financeira se faz relevante no planejamento e na gestão das finanças das famílias. Nesse sentido, o objetivo desse estudo é analisar, sob a ótica de Clusters de pesquisa, o perfil das publicações pertencentes a Alfabetização Financeira no âmbito familiar, no período de 2010 a 2020. Esta pesquisa é descritiva e quantitativa e a base de dados utilizada foi a Web of Science. Foram mapeados 2.737 materiais científicos, que após o refinamento restou 62 artigos, objeto da análise deste estudo. O software utilizado foi o CitNetExplore. Os achados demonstram que Annamaria Lusardi, Jeanne Hogart e Daniel Fernandes se destacaram como principais autores e foram responsáveis pelo desmembramento da rede de publicações em três clusters. Levando-se em conta as duas dimensões da Alfabetização Financeira – conhecimento financeiro pessoal/educação financeira e aplicação destes na gestão das finanças pessoais – denota-se que as temáticas se encontram em estágio incipiente e sinalizam oportunidades de pesquisa.

Palavras-chave


Alfabetização Financeira familiar. Cluster. CitNetExplorer;

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