Teoria da Autodeterminação: um estudo da Motivação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis em relação ao hábito de Leitura

Theory of Self-Determination: a study of Accounting Students' Motivation in relation to the reading habit

Cristiano Carvalho Lopes, Débora Gomes de Gomes, Rodrigo Nobre Fernandez, Alexandre Costa Quintana

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo investigar a motivação de estudantes de Ciências Contábeis em relação ao hábito de leitura de textos curriculares e extracurriculares, sob a luz da Teoria da Autodeterminação, a qual indica seis tipos de motivação. Esta pesquisa é descritiva, quantitativa e quanto aos procedimentos survey, realizada por meio da aplicação de um questionário eletrônico, com a escala de motivação para Escala de Motivação em Leitura (EML). A amostra da pesquisa foi composta por 163 discentes matriculados nos Cursos de Ciências Contábeis de instituições de ensino brasileiras. Os resultados da pesquisa indicam que os estudantes analisados possuem motivação extrínseca por regulação integrada para realizarem leituras. Foi possível constatar, também, que as mulheres, os mais jovens e os que têm mais tempo na graduação em relação aos iniciantes apresentaram motivação identificada. Esses resultados mostram a necessidade de fomentar o hábito de leitura dos estudantes, pois esse déficit vai refletir futuramente na vida profissional dos discentes.


Palavras-chave


Motivação; Ciências Contábeis; Teoria da Autodeterminação; Leitura; Discentes.

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