Modelo multicritério de avaliação de desempenho para apoiar a gestão financeira de um instituto federal de educação

Multi-criteria performance assessment model to support the financial management of a federal institute of education

Valéria Matilde dos Santos, Ademar Dutra, Daniel Elias Becker, Sandro Vieira Soares

Resumo


O presente artigo tem como objetivo estruturar um modelo multicritério de avaliação de desempenho para apoiar a gestão financeira do Instituto Federal de Educação de Santa Catarina (IFSC). Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem quali-quantitativa, na forma de um estudo de caso, envolvendo dados primários e secundários. Para tanto, selecionou-se a metodologia Multicritério de Apoio à Decisão-Construtivista (MCDA-C) enquanto instrumento de intervenção. Como resultados destacam-se: (i) a identificação de 38 Elementos Primários de Avaliação (EPAs) e a construção de 76 conceitos relacionados (polo presente e  oposto); (ii) a operacionalização do Ponto de Vista Fundamental (PVF) “Planejamento”, por meio de três Pontos de Vistas Elementares (PVEs) “Planos Orçamentários”, “Execução Financeira “e “Contabilidade”, contemplando oito descritores (indicadores de desempenho); (iii) a mensuração do PVF “Planejamento”, que contemplou três descritores com nível de desempenho “Comprometedor”, quatro descritores com nível de “Competitivo” e um  descritores com nível de “Excelência”; e (iv) a proposição de ações de melhoria para o descritor “Percentual de Pagamento dos Tributos Realizado no Prazo Estabelecido em Legislação”, por meio do método 5W2H. Conclui-se que a avaliação de desempenho da gestão financeira possibilita atender a requisitos legais, ao auxiliar a instituição no cumprimento dos prazos.


Palavras-chave


Avaliação de Desempenho; Gestão Universitária; Modelo Construtivista

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