O que os liderados esperam da liderança? Um estudo com professores da educação básica

What do followers expect from leadership? A study with basic education teachers

Roseane Netto Vinte, Antônio Moreira de Carvalho Neto, Daniela Martins Diniz

Resumo


Parte da literatura sobre liderança no setor de educação se encarregou de traçar perfis ideais de liderança sem levar em conta o que os professores consideram como características essenciais deste líder. Ademais, são raros os estudos que tratam especificamente das expectativas dos liderados em relação aos diretores. Tomando como ponto de partida tais lacunas, o objetivo da pesquisa foi captar a percepção de professores do ensino médio de colégios privados sobre as relações estabelecidas com os diretores, as lideranças nesse caso. Quanto ao método, foi desenvolvida pesquisa qualitativa envolvendo a realização de doze entrevistas com professores de escolas privadas de quatro estados brasileiros. Os achados empíricos apontam que o relacionamento é considerando um aspecto crítico para uma liderança eficaz no ambiente escolar, na visão unânime dos professores entrevistados. Aspectos relacionais emergiram nas respostas da maioria das questões de pesquisa, seja sobre o que é ser líder; seja em relação às habilidades requeridas ao diretor; seja quanto aos impactos do líder no desempenho dos docentes. Os achados apontam ainda que o líder, na visão dos entrevistados, é quem fornece a direção considerando as necessidades e expectativas dos diferentes liderados. Portanto, quando há uma preocupação em ouvir a perspectiva do liderado, pressupõe-se que a liderança só se concretiza na relação com o outro. Ou seja, líder e liderado não existem independentemente, mas sim em uma relação de troca, aspecto central na abordagem relacional de liderança.


Palavras-chave


liderança relacional; professores liderados; escolas privadas

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