Evidenciação dos resultados da produção científica nacional sobre educação financeira

Evidence of results for Brazilian scientific production based on financial education

Bruna Santos de Medeiros, Henrique Geraldo Rodrigues, Aracy Alves de Araújo

Resumo


Nesta pesquisa, objetivou-se realizar a revisão sistemática da literatura nacional sobre educação financeira, com a finalidade de evidenciar os principais resultados gerados pelos estudos. Para tanto, o corpus da pesquisa foi constituído por trabalhos publicados em periódicos classificados nos estratos Qualis Periódicos A1, A2, B1 e B2, no período de 2000 a setembro de 2020. A partir da análise de conteúdo, foram identificadas e discutidas as seguintes categorias temáticas, oriundas dos resultados dos estudos analisados: os efeitos de aprendizados relativos à educação financeira; os efeitos da ausência de aprendizados relativos à educação financeira; a relação entre educação financeira e variáveis sociodemográficas; e perspectivas críticas em relação à educação financeira e ao modelo de sua implementação. Ainda, foram identificadas e discutidas as seguintes categorias temáticas oriundas das contribuições ou implicações geradas pelos estudos: aprimoramento da implementação do Programa de Educação Financeira nas Escolas; fortalecimento do papel dos departamentos de recursos humanos, das organizações do trabalho, na disseminação da educação financeira aos seus empregados; e implementação de políticas públicas voltadas à educação financeira. São apontadas contribuições teóricas e práticas oriundas desta revisão, além de implicações para as organizações educacionais e do trabalho.


Palavras-chave


Educação financeira; Estratégia Nacional de Educação Financeira; ENEF; Finanças pessoais; Programa de Educação Financeira nas Escolas.

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