O Efeito dos Vieses Motivacionais nas Heurísticas e Tomadas de Decisões Financeiras Impactadas pelo Otimismo Irreal

The Effect of Motivational Biases on Heuristics and Financial Decision Making Impacted by Unrealistic Optimism

Edson Miguel Graeff Borges, Sandra Laci Peiter, Leandro Augusto Toigo, Denis Dall' Asta

Resumo


O estudo objetivou verificar o efeito dos vieses motivacionais dos grupos acadêmicos estudados, no enviesamento das heurísticas de ancoragem, disponibilidade e de representatividade, nos processos de tomada de decisões financeiras. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, do tipo survey, por meio da aplicação de questionário semiestruturado aos acadêmicos dos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis de uma universidade pública, onde obteve-se 127 respostas. As análises estatísticas foram executadas por meio do programa smart PLS 3.0 e utilizou-se da modelagem de equações estruturadas com o método dos mínimos quadrados parciais. Os resultados indicam que, para a primeira hipótese, que trata da associação dos vieses motivacionais com a tomada de decisão financeira dos indivíduos, não houve impacto dos vieses motivacionais nas decisões financeiras adotadas pelos respondentes nessa pesquisa, e de outra forma, a segunda hipótese, que aponta na direção que os vieses heurísticos estão relacionados positivamente com a tomada de decisão financeiras dos indivíduos, foi suportada pelas respostas dadas na realização da pesquisa. Este estudo demonstrou que os vieses motivacionais não influenciam os tomadores de decisão quando estão apoiados nas heurísticas de ancoragem, disponibilidade e representatividade. Contudo quando avaliadas as heurísticas de forma direta, existe uma correlação acentuada das heurísticas comportamentais no processo de tomada de decisões financeiras.


Palavras-chave


Heurísticas. Vieses motivacionais. Decisões financeiras.

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