Uma análise do desempenho dos alunos na II Olimpíada Brasileira de Educação Financeira durante a pandemia do coronavírus

An analysis of students' performance in the II Brazilian Financial Education Olympiad during the coronavirus pandemic

Iris Maria Sousa, Wenner Glaucio Lopes Lucena

Resumo


O cenário mundial deparou-se com o surto de um vírus desconhecido, obrigando os líderes governamentais a tomarem decisões que modificaram a dinâmica social. Diante do contexto, a população brasileira encontrou-se com diversos desafios financeiros, modificando sua forma de consumo e vivência. Esse estalo global escancarou a necessidade de estar atento aos níveis de educação financeira que a população possui, em especial em tempos conturbados, como é o caso da pandemia ocasionada pelo COVID-19. Frente a essa realidade, esse trabalho objetivou analisar o desempenho dos estudantes brasileiros do ensino educacional básico na realização da II Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (II OBEF) diante do contexto de pandemia. Utilizou-se de maneira quantitativa a análise de frequências estatísticas para analisar o desempenho dos alunos, além disso, usou ainda a inferência estatística para assimilar o desempenho dos estudantes às variáveis estudadas. Constatou-se que 63,4% dos participantes do sexo masculino obtiveram pontuação excelente em contraponto a 57,3% das participantes do sexo feminino. Constatou ainda um alto desempenho das regiões Sudeste, Sul e Centro Oeste, ensejando um maior preparo dos alunos dessas regiões. Por fim, constatou-se que não há significância evidenciada por meio da inferência estatística que confirme associação entre a participação na primeira I OBEF e o desempenho obtido na II OBEF.


Palavras-chave


Educação Financeira; Alfabetização Financeira; COVID-19

Texto completo:

PDF HTML

Referências


ALMAS, D. As mulheres tendem a níveis mais baixos de conhecimento de finanças do que os homens. Disponível em: . Acesso em 02 fev. 2021.

APUD, M. Ibope: Brasileiros não tiveram educação financeira na infância. Disponível em: . Acesso em 2 fev. 2021.

APUD, M. Ibope: 9 em cada 10 brasileiros mudaram hábitos financeiros na pandemia. Disponível em: . Acesso 02 fev. 2021

AZAR, K., MEJÍA D. Inclusão financeira das mulheres diante da COVID-19. Disponível em: https: /www.caf.com/pt/conhecimento/visoes/2020/05/inclusao-financeira-das-mulheres-diante-da-covid-19/>. Acesso 04 fev. 2021.

BCB [BANCO CENTRAL DO BRASIL]. Relatório de Cidadania Financeira. Disponível em: . Acesso 04 fev. 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica. Disponível em: . Acesso 04 fev. 2021.

CARRARO, W. B. W. H.; MEROLA, A. Percepções Adquiridas numa Capacitação em Educação Financeira para Adultos. Revista Gestão & Planejamento, v. 19, n. 1, p. 414-435, 2018.

CARVALHO, L. A.; SCHOLZ, R. H. 'Se Vê o Básico do Básico, Quando a Turma Rende': Cenário da Educação Financeira no Cotidiano Escolar. Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v. 6, n. 2, p. 102-125, 2019.

CRAVEN, M., LIU, L., MYSORE, M., WILSON, M. COVID-19: Implications for business, McKinesy&Company, Disponível em: . Acesso em 06 fev. 2021.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA TODA A VIDA. Sobre o Projeto. Disponível em: . Disponível em: 05 fev. 2021.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA TODA A VIDA. Editais II OBEF. Disponível em: . Acesso em 05 fev. 2021.

ESTRATÉGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA (ENEF). Quem Somos. Disponível em: . 04 fev 2021.

FREITA, B. Crise financeira de 2008: você sabe o que aconteceu?. Disponível em: . Acesso em 10 fev. 2021.

GLEIF. Global Legal Entity Identifier Foundation: Annual Report 2018. Disponível em: .. 29 jan. 2021.

GROHMANN, A., KLÜHS, T., & MENKHOFF, L. Does financial literacy improve financial inclusion? Cross country evidence. World Development, v. 111, p. 84–96. 2018.

LEMOS, M. Como surgiu o novo coronavírus (COVID-19). Disponível em: . Acesso em 25 jan. 2021.

LIZOTE, S. A., & VERDINELLI, M. A. Educação Financeira: um Estudo das Associações entre o Conhecimento sobre Finanças Pessoais e as Características dos Estudantes Universitários do Curso de Ciências Contábeis. XIV Congresso USP Controladoria e Contabilidade - Novas Perspectivas Na Pesquisa Contábil, 1–17. Disponível em: . Acesso em 25 jan. 2021.

LOCOMOTIVA INSTITUTO DE PESQUISA. Economia e consumo na era da pandemia. Disponível em: . Acesso em 28 jan. 2021.

LUSARDI, A., & MITCHELL, O. S. The economic importance of financial literacy. Journal of Economic Literature, v.52, n.1, p. 65. 2013.

OCDE. PISA 2018 Results (Volume IV): Are Students Smart about Money?, PISA, OECD Publishing, Paris. Disponível em:

https://read.oecd-ilibrary.org/education/pisa-2018-results-volume-iv_48ebd1ba-en#page19>. Acesso em 29 jan. 2021.

OKUMURA, R. Na pandemia, 67% dos alunos têm dificuldade de organização. Disponível em: . Acesso em 01 fev. 2021.

ROSSINI, M. C. (2020, março 25). OMS declara pandemia do coronavírus. Mas o que isso significa? . Disponível em: . Acesso em 22 jan. 2021.

SAVOIA, J. R. F., SAITO, A. T., & SANTANA, F. DE A. (2007). Paradigmas da educação financeira no Brasil. Revista de Administração Pública, v. 41, n. 6, p. 1121–1141. 2007.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB. UFPB realizará 2ª Olimpíada Brasileira de Educação Financeira de forma remota. Disponível em: . Acesso em 23 jan. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB. Criada pela UFPB, Olimpíada Brasileira de Educação Financeira tem 40 mil inscritos. Disponível em: . Acesso em 29 jan. 2021.

YAZBEK, P. (2020). Pandemia prejudica o orçamento do brasileiro, mas eleva interesse por educação financeira, diz pesquisa. Disponível em: . Acesso em 2 fev. 2021.




Direitos autorais 2024 Iris Maria Sousa, Wenner Glaucio Lopes Lucena

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.