Competências docentes sob a ótica dos discentes de Ciências Contábeis

Teaching competencies from the perspective of Accounting students

Kelvia Santiago Lopes, Cíntia Vanessa Monteiro Germano Aquino, Joelma Leite Castelo, Clayton Robson Moreira da Silva

Resumo


Esta pesquisa buscou analisar as competências docentes sob a ótica dos discentes de ciências contábeis. Trata-se de um estudo quantitativo e descritivo, conduzido por meio de survey, com uma amostra de 318 discentes matriculados no curso de ciências contábeis das universidades estaduais do Ceará. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Em relação aos resultados obtidos, observou-se que as competências docentes mais importantes foram, respectivamente: postura; relacionamento; didática; conhecimento; experiência; e tecnologia. Especificamente, os estudantes consideram como principais atributos para um bom professor: possuir ética (postura); apresentar conteúdos de forma clara e objetiva (didática); ter comprometimento com a atividade docente (postura); aproximar a teoria com a prática (experiência); e ser organizado nas atividades docentes (postura). Como contribuições teórico-metodológicas, este estudo amplia a reflexão sobre as competências docentes, incluindo a tecnologia ao escopo da análise. Além disso, ao evidenciar os atributos que são mais valorizados pelos alunos, a pesquisa permite que os docentes busquem meios de aperfeiçoamento em sua prática docente. Alinhado a isso, a gestão pública pode elaborar políticas públicas educacionais de formação continuada de professores, priorizando as competências mais valorizadas pelos discentes e, consequentemente, otimizando o processo de ensino-aprendizagem.

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