Capacidades Dinâmicas: gestão da inovação em uma empresa de serviços de estética e emagrecimento

Dynamic Capabilities: innovation management in a beauty and weight loss services company

Luciléia Galdino Moreno, Zoraide da Fonseca Costa, João Francisco Morozini, Pedro Gonçalves Diniz Fernandes

Resumo


O presente estudo possui como objetivo geral analisar de que forma uma pequena empresa de serviços de estética e emagrecimento tem articulado seu contexto interno e seus processos para gerenciar a inovação, sob a ótica da teoria das capacidades dinâmicas. O estudo desenvolvido tem caráter descritivo e abordagem qualitativa, adotando o método do estudo de caso e utilizando entrevista a partir de um roteiro semiestruturado para a coleta de dados junto aos gestores da empresa. Para compreensão dos discursos, foram analisados e interpretados aplicando a técnica de análise de conteúdo a partir das categorias de análises das capacidades dinâmicas para gestão da inovação. Verificou-se que para criar e realizar inovações, a empresa pesquisada recorre a capacidades dinâmicas de gestão da inovação em serviços, ou seja, recursos e capacidades operacionais relacionados ao domínio da gestão funcional, que estão inseridos em suas próprias rotinas e processos. Deste modo, na empresa pesquisada, a inovação em serviços assumiu várias formas e está vinculada a diferentes partes do processo de criação de valor dessa empresa. Como contribuição prática, este estudo possibilita a melhor compreensão da gestão da inovação em serviços, podendo auxiliar os envolvidos na gestão da inovação em serviços em suas atividades.

Palavras-chave


Capacidades dinâmicas; Gestão da inovação; Inovação em serviço.

Texto completo:

XML PDF HTML

Referências


ABF, Associação Brasileira de Franchising. 2021. Disponível em: https://www.abf.com.br/. Acesso em: 10 ago. 2021.

ALAM, I.; PERRY, C. A customer-oriented new service development process. Journal of Services Marketing, v.16, n.6, p. 515-534, 2002.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2016. Título original: L´Analyse de Contenu.

CAGED, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. 2021. Disponível em: http://pdet.mte.gov.br/caged. Acesso em: 10 ago. 2021.

COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. Tradução: Iuri Duquia Abreu. 10. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

DATASEBRAE. 2023. Disponível em: https://datasebrae.com.br. Acesso em: 11 mai. 2023.

DEN HERTOG, P. Managing service innovation: firm-level dynamic capabilities and policy options. 2010. Tese (Doutorado em Economia) – Faculty of Economics and Business, Universiteit van Amsterdam, Amsterdam, 2010.

DEN HERTOG, P.; VAN DER AA, W.; DE JONG, M. W. Capabilities for managing service innovation: towards a conceptual framework. Journal of Service Management, v. 21, n. 4, p. 490-514, 2010.

DEN HERTOG, P. et al. Research and Development Needs of Business Related Service Firms. Report for DG Internal Market and Services of the European Commission, Dialogic, Utrecht, 2006.

GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 4, p. 65-71, 1995.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Brasil em Síntese. 2021. Disponível em: https://brasilemsintese.ibge.gov.br/servicos. Acesso em: 10 ago. 2021.

KINDSTRÖM, D.; KOWALKOWSKI, C.; SANDBERG, E. Enabling service innovation: A dynamic capabilities approach. Journal of Business Research, v. 66, p. 1063–1073, 2013.

KRISHNAN, B. C.; HARTLINE, M. D. Brand equity: is it more important in services? Journal of Services Marketing, v. 15, n. 5, p. 328-342, 2001.

LÜTJEN, H.; SCHULTZ, C.; TIETZE, F.; URMETZER, F. Managing ecosystems for service innovation: A dynamic capability view. Journal of Business Research, v. 104, p. 506-519, 2019.

LYONS, R. K.; CHATMAN, J. A.; JOYCE, C. K. Innovation in services: corporate culture and investment banking, California Management Review, v. 50, n. 1, p. 174-191, 2007.

MAGNUSSEN, P. R.; MATTHING, J.; KRISTENSON, P. Managing user involvement in service innovation, Journal of service Research. Journal of Service Research, v. 6, n. 2, p. 111-124, 2003.

NELSON, R. R.; WINTER, S. G. An Evolutionary theory of Economic Change. Harvard University Press Cambridge (MA), 1982.

NORMANN, R. Service Management; Strategy and Leadership in: Service Business. 3rd ed.,Wiley, Chichester, 2002.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. L. A conceptual model of service quality and its implications for future research. Journal of Marketing, v. 49, n. 3, p. 41-50, 1985.

PAVITT, K. Innovation process. In: FAGERBERG J.; MOWERY D.; NELSON R. The Oxford handbook of innovation. Oxford and New York: Oxford University Press, 2005, p. 88-114.

PENROSE, Edith. The theory of the growth of the firm. Nova York: John Wiley, 1959.

RAMIREZ, R. Value co-production: intellectual origins and implications for practice and research. Strategic Management Journal, v. 20, n. 1, p. 49-65, 1999.

SALUNKE, S.; WEERAWARDENA, J.; MCCOLL-KENNEDY, J. R. The central role of knowledge integration capability in service innovationbased competitive strategy. Industrial Marketing Management, v. 76, p. 144-156, 2019.

SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. 2021. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/conteudos/destaques. Acesso em: 10 ago. 2021.

SUNDBO, J.; GALLOUJ, F. Innovation as a loosely coupled system in services. International Journal of Services Technology and Management, v. 1, n. 1, p. 15-36, 1 jan. 2000.

TEECE, D. J. Explicating dynamic capabilities: the nature and micro-foundations of (sustainable) enterprise performance. Strategic Management Journal, v. 28, n.13, p. 1319-50, 2007.

______. Dynamic capabilities and strategic management. Organizing for innovation and growth. Oxford University Press on Demand, 2009.

TEECE, D. J.; PISANO, G.; SHUEN, A. Dynamic capabilities and strategic management. Strategic management journal, p. 509-533, 1997.

TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Gestão da inovação. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.

VAN DER AA, W.; ELFRING, T. Realizing innovation in services. Scandinavian Journal of Management, v. 18, n. 2, p. 155-71, 2002.

WINTER, S. G.; SZULANSKI, G. Replication as strategy. Organization Science, v. 12, n. 6, p. 730-43, 2001.




Direitos autorais 2025 Luciléia Galdino Moreno, Zoraide da Fonseca Costa, João Francisco Morozini, Pedro Gonçalves Diniz Fernandes

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.