Impacto da escolha do mecanismo de transferência de conhecimento no desempenho das franquias brasileiras

Impact of the choice of knowledge transfer mechanism on the performance of brazilian franchises

Batista Salgado Gigliotti, Moacir de Miranda Oliveira Junior, Aline Mariane de Faria

Resumo


O sistema de franquias tem atraído a atenção do mercado e da academia porque pode proporcionar ganho de escala, bem como amplitude do reconhecimento da marca – sob o ponto de vista do franqueador –, e sendo visto como alternativa na redução de riscos, por parte do franqueado. Considera-se que tal sistema é bem-sucedido quando possibilita resultados financeiros positivos a todos aqueles que investiram seus recursos. A presente pesquisa quantitativa tem como objetivo analisar o grau de influência das distintas ferramentas de transferência de conhecimento (mecanismos) entre franqueador e franqueado no desempenho das unidades franqueadas, tendo como orientação bibliográfica as teorias de Recursos (RBV-Resource-Based View), de Conhecimento (KBV-Knowledge-Based View) e da Riqueza das Informações. As variáveis dependentes escolhidas para medir o desempenho financeiro são a lucratividade e a rentabilidade das unidades da rede. As variáveis independentes – os mecanismos de transferência de conhecimento – são inicialmente agrupadas e classificadas entre aquelas de baixo grau de riqueza de informação (LIR), cujo foco está na troca e na apreensão de conhecimento explícito ou codificado (por exemplo, relatórios, manuais, e-mails, intranet e banco de dados), e aquela de alto grau de riqueza de informação (HIR), cujo foco está na troca de conhecimento tácito ou não codificado (por exemplo, treinamento em classe, treinamento em campo, seminários, visitas às unidades e encontros formais). As evidências empíricas mostram que a escolha dos mecanismos de transferência de conhecimento tem influência na rentabilidade.


Palavras-chave


Franquia; Transferência de conhecimento; Desempenho

Texto completo:

PDF HTML

Referências


ABF - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FRANCHISING. (2021). Relação de franquias. Disponível em: https://www.abf.com.br/. Acesso em 27 mar. 2023.

ADEIZA, A., MOON, B.Y., MALEK, M.A., ISMAIL, N.A., HARIF, M.A.A.M. (2017) Franchisors' support services and their consequences: Resource-based view and expectation-confirmation perspectives. Journal of Distribution Science, 15(9) 37-52.

AGOSTINE, L., NOSELLA, A., SARALA, R., SPENDER, J.C., WEGNER, D. (2020) Tracing the evolution of the literature on knowledge management in inter-organizational contexts: a bibliometric analysis. Journal of Knowledge Management, Vol. 24, No. 2, pp. 463-49.

AGUIAR, H.S., CONSONI, F. (2017) Fatores e métricas que influenciam no desempenho de franqueados: uma abordagem com base em franquias brasileiras. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios (Unisul), v.10, n. 2.

ALMEIDA, D.J.G., CRUZ, A.B. (2020) Successful replication of knowledge in the growth of service organizations: evidence from Spanish hotel chains. Journal of Knowledge Management, Vol. 24, No. 9, pp. 2217-2241.

BARNEY, J.B. (1991) Firm, Resources and Sustained Competitive Advantage. Journal of Management, 17, pp. 90-120.

COHEN, W. M.; LEVINTHAL, D. A. (1990) Absortive Capacity: A New Perspective on Learning. Administrative Science Quarterly.

DAFT, R.L., LENGEL, R.H. (1983). Information Richness: A New Approach to Managerial Behavior and Organization Design. Organizational Effectiveness Research Programs May, Office of Naval Research.Texas A.M. University. 1-60.

FALCÓN, C.D., MONROY, M.F., SÁNCHEZ, I.G., RODRÍGUEZ, J.L.B. (2021) Training as an internal marketing tool within the franchise system. Journal of Service Theory and Practice, Vol. 31 No. 3, pp. 396-422.

GOROVAIA, N. (2003) Performance of Franchising Networks: Conceptual Framework. Paper presented at the EMNet-Conference on "Economics and Management of Franchising Networks" Vienna, Austria, June 26 – 28, 2003.

GOROVAIA, N. (2017) Knowledge Transfer in Franchising. Forthcoming in “Handbook of Research on Franchising”. Eds. Hoy, F; Terry, A. and Perrigot R., Edward Elgar.

GOROVAIA, N.; WINDSPERGER, J. (2010) The Use of Knowledge Transfer Mechanisms in Franchising. Knowledge and Process Management, Volume 17 Number 1 pp 12–21.

GOROVAIA, N.; WINDSPERGER, J. (2013) Determinants of knowledge transfer strategy in franchising: integrating knowledge-based and relational governance perspectives. The Service Industries Journal, 33:12, 1117-1134.

IYENGAR, K., SWEENEY, J.R, MONTEALEGRE, R. (Sep 2015). Information technology use as a learning mechanism: the impact of IT use on knowledge transfer effectiveness, absorptive capacity, and franchising performance. MIS Quarterly Vol. 39 No. 3, pp. 615-641.

LAVIERI, C. A. (2008). Sistemas de Avaliação de Desempenho aplicados em Redes de

LITZ, R.A., STEWART, A.C. (1998) Franchising for sustainable advantage? Comparing the performance of independent retailers and trade-name franchisees. Journal of Business Venturing, 13, 131-150.

MAALOUF, J.T., COMBS, J., GILLIS, W.E., PERRYMAN, A. (2020) Replicate or adapt? Franchising and organizational routines. Journal of Knowledge Management, Vol. 24, No. 4, pp. 775-798.

MACDIARMID, J.; THOLAN, T.; MUSINGWINI, C. (2018). Analysis of key value drivers for major mining companies for the period 2006–2015. Resources Policy, v. 56, p. 16-30.

MAHRINASARI, M.S., HUSSAIN, F., YAPANTO, L.M., INFANTES, S.M.E, UNTARI, D.T., YUSRIADI, Y., DIAH, A. (2021) The impact of decision-making models and knowledge management practices on performance. Academy of Strategic Management Journal, Volume 20, Special Issue 2.

MINGUELA-RATA, B., LÓPEZ-SÁNCHEZ, J.I., RODRÍGUEZ-BENAVIDES, M.C. (2009). The effect of knowledge complexity on the performance of franchise systems in the service industries: an empirical study. Serv Bus, 3:101–115.

MINGUELA-RATA, B., LÓPEZ-SÁNCHEZ, J.I., RODRÍGUEZ-BENAVIDES, M.C. (2010). Knowledge transfer mechanisms and the performance of franchise systems: An empirical study. Journal of Business Management, Vol. 4(4), pp. 396-405.

MISHRA, C. (2017) The Theory of Franchising. In book: Creating and Sustaining Competitive Advantage, (pp.307-355).

MUHAMMED, S., ZAIM, H. (2020) Peer knowledge sharing and organizational performance: the role of leadership support and knowledge management success. Journal of Knowledge Management, DOI: 10.1108/JKM-03-2020-0227.

NONAKA, I. (1991). The knowledge-creating company. Harvard Business Review, pp. 96-104.

RHODES, J., HUNG, R., LOK, P., YA‐HUI LIEN, B., & WU, C. M. (2008). Factors influencing organizational knowledge transfer: implication for corporate performance. Journal of knowledge management, 12(3), 84-100.

WINDSPERGER, Joseph, GOROVAIA, Nina (2011). Knowledge attributes and the choice of knowledge transfer mechanism in networks: the case of franchising. Journal of Management Governance, 15:617–640.

WINDSPERGER, Joseph, GOROVAIA, Nina (2007). The Choice of Knowledge Transfer Mechanisms in Franchising Networks. A Property Rights View. Center of Business Studies, University of Vienna.




Direitos autorais 2024 Batista Salgado Gigliotti, Moacir de Miranda Oliveira Junior, Aline Mariane de Faria

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.