Análise e diagnostico econômico-financeiro por meio de indicadores em uma empresa alimentícia

Economic-financial analysis and diagnosis through indicators in a food company

Victoria da Graça Martins Costa, Eliza dos Santos Lorenci, João Francisco Morozini

Resumo


É de fundamental importância realizar diagnóstico sobre a saúde financeira da empresa e sua eficiência operacional, visando a competitividade e sustentabilidade, focando na análise e mensuração de seu desempenho para a sobrevivência, bem como gestão estratégica nas organizações. A empresa analisada vem crescendo nos últimos anos, com aumento na produção e nas vendas. No entanto, enfrenta desafios típicos de empresas em ascensão, especialmente no que diz respeito a gestão financeira e ao monitoramento eficaz de indicadores de desempenho. Diante desse cenário, este trabalho teve como objetivo realizar uma analise económico-financeiro, com base em indicadores a fim de identificar pontos que mereçam atenção dos gestores para melhorar a performance da empresa, principalmente econômico-financeira. A análise foi centrada em indicadores como o EBITDA; Margem Líquida; Análise da Receita Bruta; Margem Líquida; Giro do Ativo; Retorno sobre Ativos (ROA); Multiplicador de Alavancagem Financeira (GAF); Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE), além da comparação entre Receitas e Custos Operacionais. Também serão considerados indicadores de Estrutura de Capital, como o Grau de Endividamento e a Composição entre o Capital Próprio e de Terceiros, com base nas Demonstrações Contábeis divulgadas do período de 2021 a 2024. O estudo demonstrou a relevância do uso sistemático de indicadores de desempenho para fornecer informações consistentes à tomada de decisão, contribuindo para maior eficiência operacional e segurança financeira, proporcionando uma visão da evolução dos resultados e riscos numa linha de tempo, o estudo reforça a aplicabilidade da análise gerencial como instrumento de gestão, evidenciando como o uso dos indicadores pode não apenas revelar fragilidades, mas também apoiar decisões que assegurem a competição e crescimento da organização no setor alimentício.


Palavras-chave


Análise das Demonstrações Contábeis; Sustentabilidade; Sobrevicência

Texto completo:

PDF HTML

Referências


ASSAF NETO, A. Finanças Corporativas e Valor. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

ALMEIDA, S; MARÇAL, R. F. M.; KOVALESKI, J L. Metodologias para Avaliação de Desempenho Organizacional. In: ENEGEP, 26, 2004. Florianópolis. Anais... do XXIV ENEGEP. Florianópolis: ENEGEP, 2004.

BARNEY, J. B. Gaining and Sustaining Competitive Advantage. 4. ed. Massachussetts: Addison-Wesley Publishing Company, 1996.

CHAVES, G. de LD; ALCÂNTARA, R. L. C.; ASSUMPÇÃO, M.R.P. Medidas de desempenho na logística reversa: o caso de uma empresa do setor de bebidas. Relatórios de pesquisa em Engenharia de Produção, v. 8, n. 2, p. 1-23, 2008.

DA SILVA CORRÊA, C.; SCHIO, E.; DOS SANTOS, L.A. O desempenho organizacional por meio da contabilidade gerencial quanto a utilização de ferramentas de gestão. Disciplinarum Scientia| Sociais Aplicadas, v. 13, n. 1, p. 43-63, 2017.

FISCHMANN, A.A.; ZILBER, M.A. Utilização de indicadores de desempenho para a tomada de decisões estratégicas: um sistema de controle. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 1, n. 1, p. 10-25, 2000.

GITMAN, L. J. Princípios de administração financeira. São Paulo: Pearson Hall, 2010.

GROPPELLI, A. A. & NIKBAKHT, E. Administração financeira. SP: Saraiva, 2002.

HOURNEAUX, F. J.; RUIZ, F. M.; CORRÊA, H. L. A Evolução dos Métodos de Mensuração e Avaliação de Desempenho das Organizações. In: ENCONTRO DA ENANPAD, 29, 2005, Brasília. Anais... do XXIX ENANPAD. Brasília: ANPAD, 2005. CD.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A Estratégia em Ação: Balanced Scorecard. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

LIMA, Cristina Carvalho Alves; VIANA, Edson de Souza; CRUZ, Jane Catherine da; SILVA, José Amaro da; SENA, Vanderlei Ferreira de. A importância das análises das demonstrações contábeis como ferramenta na tomada de decisão, São Paulo, 2021.

LUZ, E. R. Indicadores tradicionais de liquidez e de rentabilidade: Um estudo com parativo da média setorial das empresas brasileiras nos anos 2000 a 2010. Revista AD Mpg Gestão Estratégica, 6(2), 87-95, 2013.

MATARAZZO, D. C. Análise Financeira de Balanços: Abordagem Gerencial. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

PADOVEZE, C. L. Contabilidade Gerencial. 7 ed. São Paulo: Atlas S. A, 2010.

PORTELLA, Charlise S.; TRETER, Jaciara. Contabilidade gerencial uma ferramenta de gestão empresarial. Cruz Alta, 2011.

RODRIGUES, Filipa Silva Costa de Oliveira. Avaliação e Gestão do Desempenho Organizacional. Veritati, Lisboa, p. 1-83, 10 jul. 2018.

SILVA, Alexandre Alcântara da. Estrutura, Análise e Interpretação das Demonstrações Contábeis. São Paulo: Atlas, 2019.

SOUZA, A. A. Principais Ferramentas de Medição de Desempenho Econômico- Financeiro das Organizações. 2005.

TRINDADE, Dorival Paula. Uso de indicadores financeiros e não financeiros na tomada de decisões gerenciais. Caderno Profissional de Administração da UNIMEP, v. 3, n. 1, 2013.




Direitos autorais 2025 Victoria da Graça Martins Costa, Eliza dos Santos Lorenci e João Francisco Morozini

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.