Estratégias de legitimação em relatórios de sustentabilidade de Indústrias de Papel e Celulose

Legitimation strategies in sustainability reports of Pulp and Paper Industries

Martin Airton Wissmann, Andriele Kracke, Nathaly Gabriely Raimundi

Resumo


Este estudo tem por objetivo analisar os Relatórios de Sustentabilidade, publicados pelas empresas do ramo de Papel e Celulose, do ano de 2023, a fim de identificar quais estratégias de Legitimidade foram utilizadas, conforme a tipologia proposta por Suchman (1995), composta por três categorias: pragmática, moral e cognitiva. Esta pesquisa se caracteriza como documental, de abordagem qualitativa e quantitativa. Foram realizadas coletas de dados, tendo como unidade de análise os parágrafos de contextos socioambientais, os quais foram classificados conforme a estratégia adotada pela empresa. Os resultados apontaram que as empresas Irani e Suzano, obtiveram a Legitimidade Moral como mais recorrente, podendo ser relacionado ao fator de que a avaliação da integridade ética da organização busca beneficiar seus stakeholders por meio de ações guiadas pelo princípio “fazer o que é certo”. Este resultado se relaciona ao estudo do Panorama ESG 2024, o qual revelou que 71% das empresas brasileiras adotam práticas ESG, motivadas por questões socioambientais, e 63% afirmam que isso melhora seu relacionamento com interessados. Já a empresa Klabin se difere das demais, tendo a Legitimidade Pragmática mais evidente, possivelmente como uma estratégia ligada à preocupação da organização com as respostas imediatas de seu público-alvo, para elevar as relações institucionais, expandindo ao âmbito político, econômico e social. Os resultados da pesquisa permitem concluir que as empresas analisadas utilizaram estratégias de legitimação em suas divulgações e que os tipos de estratégias utilizadas, Ganhar, Manter ou Recuperar Legitimidade, foram de acordo com o modelo de classificação adotado, possuindo uma dinâmica constante de negociação com seus stakeholders.

Palavras-chave


Relatório de Sustentabilidade; Legitimidade; Socioambiental

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