v. 7, n. 1 (2009)

Mudança Social, Organizacional e Sustentablidade

A Revista Capital Científico - RCCi encerrou o ano de 2009 com várias novidades de volume, comunicação eletrônica e impressa, design gráfico, bem como na especialização e balanceamento temático dos artigos, marcando uma fase de crescimento, decorrente de mudanças significativas que estão sendo implementadas desde 2008.

A Comissão Editorial ensejou a procura incessante em conteúdos com melhor qualidade científica e contribuição para a sociedade, tendo sempre em vista a missão do periódico, um desafio que foi e continua árduo, o que pode ser observado nas considerações que seguem. 

Diante da conjuntura recente, verificaram-se obstáculos comuns como em vários periódicos acadêmicos de instituição pública que não têm receita por assinaturas ou fomento institucional externo, a exemplo do trabalho com equipe reduzida. Além disso, existiu a dificuldade de recebimento de artigos relevantes, que pudessem ser aprovados dentro das exigências e condições necessárias, atendendo à qualidade e contribuição almejadas, dentro do prazo estabelecido para encerramento da edição. Isso também é explicado pela fase atual do periódico, que ainda é relativamente pouco conhecido para o público de estudiosos externos e não tem alto fator de impacto, ao verificar-se o baixo volume de artigos recebidos para dar giro de publicação das edições. Por causa dessas circunstâncias, a comissão considerou publicar artigos recebidos e aprovados após o ano de 2009 dentro dos critérios exigidos, sem perda da qualidade exigida, como pode ser verificado nesta edição.

Por outro lado, as contribuições dos autores desta publicação, e o recebimento mensal de novas submissões especialmente a partir de 2010, por autores de diversas origens institucionais, serviram de estímulo para superar as dificuldades de manutenção, e as crescentes exigências do sistema de avaliação Qualis, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES/MEC. É importanteressaltar que várias manifestações de sugestões ou críticas dos pesquisadores, discentes e leitores recebidas ao longo do ano, contribuíram em boa parte para as modificações de melhoria do formato e consolidação do conteúdo.

Sendo assim, apresentamos essa edição com novo design gráfico para abarcar as temáticas contemporâneas do campo de Sociais Aplicadas. Na nova capa, buscou-se uma síntese dessa proposta, pela representação do globo terrestre estilizado, dando a idéia da característica interdisciplinar dessecampo, em face de estudos que alcançam dimensão mundial, na perspectiva de que não é possível distinguir as fronteiras entre novas e diferentes realidades sócio-econômicas, bem como nas várias ciências do escopo das Ciências Sociais Aplicadas. A formatação interna de fonte e conteúdo acompanhou essa filosofia, também adaptada às novas tendências.

Para as ações de gestão e editoração periódica, foi implantado o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER, uma ferramenta desenvolvida pelo Public Knowledge Project (Open Journal Systems) da Universidade British Columbia e customizada no Brasil pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT. Com isso, iniciou-se um novo ciclo de edições com publicações eletrônicas em portalda revista via Internet, por meio do endereço http://revistas.unicentro.br/index.php/capitalcientifico. Emconsequência, foi requerido e registrado um segundo número de ISSN, o 2177-4153, que é designado para a versão on line da revista. Com esse sistema, que é visto com aprovação pelo Qualis/CAPES/MEC, ganha-se em segurança, aumenta-se o controle, melhora a qualidade e cresce o nível de compartilhamento e socialização do conhecimento publicado.

Uma Comissão Científica foi criada para a constante melhoria das diretrizes, normas e conteúdos do periódico, constituída por doutores de instituições externas, representados em cada uma das seis áreas de Sociais Aplicadas aceitas no periódico. Nessa edição, a RCCi tem um privilégio de contar com essacomissão composta por professores e pesquisadores que se destacam nas suas áreas de trabalho e na academia nacional, cujos nomes dão reconhecimento à missão e aos propósitos científicos do periódico.

Os artigos publicados nesta edição são de autores vinculados a instituições de ensino e organizações de pesquisa de renome, com a participação em mais de 70% de autores externos, que não possuem qualquer vínculo formal com a UNICENTRO, conferindo legitimidade e seriedade à revista aos seus objetivos editoriais. Esses autores também contribuíram significativamente com seus estudos em qualidade e relevância do conteúdo.

Esta edição contempla estudos, discussões e aspectos sobre a mudança social, organizacional e a sustentabilidade. Assim, apresentam-se artigos que trazem pesquisas e reflexões sobre as transformações organizacionais diante da vida no mundo, em termos macroambientais e microambientais, de sistemas em que vivem pessoas e organizações sócio-econômicas. O leitor encontrará estudos do processo produtivo sobre o trabalho e o capitalismo, e outros, das desigualdades sociais, das alternativas de desenvolvimento sustentável e a crise ambiental, dos sistemas de gestão ambiental e de responsabilidade social, bem como do perfil daqueles que dirigem organizações com esses processos. Em perspectiva adjacente, são apresentados artigos tais como: o da hierarquização de atrativos turísticos da cidade de Irati-PR; o da análise dos objetivos do balanço social, da análise das metodologias de intervenção de consultores em ONG no Recife-PE; da qualidade de serviços em uma IES, utilizando-se o modelo metodológico 5 GAP´s; recursos de tecnologia e informação para o apoio ao ensino, pesquisa e extensão, além de trabalhos das narrativas (storytellings) contadas pelos anúncios e vídeos institucionais da organizações, de casos deações em Customer Relationship Management (CRM) e sobre os processos de seleção de empregados por competência. Um ensaio que discute e traz metáfora para a mudança organizacional encerra o periódico.

Diante disso, a Revista Capital Científico traz conteúdos pela busca e auxílio do conhecimento contemporâneo nas Ciências Sociais Aplicadas, em suas diversas áreas, com a contribuição dos autores, sempre seremos agradecidos. Desejamos uma excelente leitura!

Dr. Ivan de Souza Dutra
Editor da Revista Capital Científico - RCCi

Sumário

Artigos

Caroline Goerck
PDF
11-20
Marcia Regina Gabardo da Camara, Rafael Borim de Souza
PDF
21-34
Francieli do Rocio de Campos, Patrícia Estanislau
PDF
35-45
Rafael Feyh Jappur, Antonio Costa Gomes Filho, Marilene Bronoski, Fernando Antonio Forcellini
PDF
47-56
Miriam Tiemi Oliveira Takimura, Valdir Machado Valadão Júnior
PDF
57-72
Diogo Lüders Fernandes, Vanessa de Oliveira Menezes
PDF
73-84
Marialva Tomio Dreher, Danielle Regina Ullrich
PDF
85-97
Diocesar Costa de Souza, Marcos Roberto Kuhl, Vicente Pacheco
PDF
99-113
Naldeir dos Santos Vieira, Marcos Gilson Gomes Feitosa
PDF
115-127
Rodrigo Navarro Xavier
PDF
129-137
Carlos César Garcia Freitas
PDF
139-149
Flávio Régio Brambilla
PDF
151-161
Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros
PDF
163-173
Keyla Cristina Pereira Prado, Sérgio Bulgacov
PDF
175-186

Ensaio Teórico

Antonio Teodoro Ribeiro Guimarães
PDF
187-195