v. 3, n. 1 (2005)

Estudos e Reflexões em Ciências Sociais Aplicadas

Esta é a edição número três da Revista Capital Científico do Centro de Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aos poucos, esta revista está se consolidando como importante veículo de divulgação de trabalhos e pesquisas na área de Economia, Administração, Contabilidade, Serviço Social e Secretariado Executivo. Estas áreas contribuem, indiscutivelmente, para o desenvolvimento econômico e social da sociedade, fornecendo a orientação e o impulso para que o desenvolvimento se consolide. Sim, se consolide. Até porque, nos últimos anos, o Brasil tem experimentado períodos de crescimento, esporádicos e efêmeros, muita vezes denominados de vôo de galinha, uma metáfora apropriada, posto que a galinha é capaz de alçar vôos, por espaços curtos e de curta duração. Quem sabe possamos contribuir para que estes periódicos tornem-se vôos de gaivotas, longos e duradouros, interrompidos apenas para alimentação que serve de energia para vôos mais audaciosos.

Que cada nova edição desta revista sirva como o momento de realimentação das gaivotas: realimente nossas idéias e nosso conhecimento para que o Brasil encontre o caminho do desenvolvimento, longo e suave.

Nesta edição são publicados trabalhos de Contabilidade Estratégica, Empreendedorismo, um Projeto Pedagógico do Curso de Administração, Responsabilidade Social, Evolução dos Conceitos de Produção, Stress no Trabalho.

E como a razão maior desta publicação é o leitor, estamos sempre à disposição deste, para receber contribuições para torná-la melhor a cada edição. As contribuições podem ser sob forma de trabalhos para publicações, bem como críticas ou elogios. Estes, embora nos envaideçam, impulsionarão nosso ânimo, enquanto aquelas servirão para a correção de rumo. Por isso, ambos são sempre bem-vindos.

Prof. Dr. Valdir Michels.

Diretor do Centro de Sociais Aplicadas da UNICENTRO, Campus Guarapuava.

Sumário

Artigos

Gilberto Grzeszezeszyn
PDF
09-28
Ivan Souza Dutra, José Jesus Previdelli
PDF
29-50
Hilka Vier Machado, Pedro Guena Espinha
PDF
51-64
Sérgio Escorsim, João Luiz Kovaleski, Dalcio Roberto Reis
PDF
65-76
Pedro Alexandre Gomes, Luis Miguel Luzio Santos, João Valdery Gomes
PDF
77-92
Sérgio Luís Dias Doliveira, Sílvio Roberto Stefano, Paulo Sérgio Syritiuk
PDF
93-112
Silvio Roberto Stefano, Anderson Roik Roik
PDF
113-131