v. 4, n. 1 (2006)

Regionalismo, Organizações e Controle Organizacional

A Revista Capital Científico vem ao longo de seus quatro anos de existência destacando-se como relevante meio de difusão de conhecimentos científicos para a comunidade acadêmica.

Porém, não podemos deixar de observar certo grau de dificuldade na manutenção da periodicidade deste instrumento de publicação, na maioria das vezes ocasionada pela escassez de material encaminhado por pesquisadores. Tal dificuldade pode ser evidenciada, neste número em particular, pela demora com que esta publicação ocorreu. 

Cumpre-nos salientar o grande empenho, nesta edição, do Professor Carlos Alberto Kühl, Presidente da Comissão Editorial, que ao assumir tão importante função, além de muitas outras que já desempenha, precisou desenvolver um verdadeiro trabalho de pesquisa e busca de materiais para que esta publicação ocorresse.

Esta edição da revista, volume quatro, traz seis artigos científicos, todos com valiosas contribuições nas áreas a que se propuseram tratar.

O primeiro artigo, “Otratamento dos princípios contábeis nos livros didáticos da área de custos – um estudo exploratório”, de autoria de José Ricardo Maia Siqueira, Márcio Martins Ferreira e Ivan Canan, tem sua contribuição no ensino da contabilidade. Os autores fundamentam seus estudos numa análise dos livros didáticos de publicação nacional que são utilizados nas escolas brasileiras.

No segundo artigo, “Arranjos produtivos locais como estratégia de desenvolvimento regional e local”, de autoria de Raquel Virmond Rauen Dalla Vecchia, podemos destacar a importância do tema, que vem ao encontro das necessidades da nossa região. 

No terceiro artigo, “Índice de Malmquist aplicado na avaliação da produtividade de soja na região de guarapuava”, de autoria de Aroldo Messias de Melo Junior e de Volmir Eugênio Wilhelm, observa-se a relevância do uso de um instrumento científico na determinação dos atributos que levam a região de Guarapuava a ter altos índices de produtividade no plantio de soja.

O quarto artigo, “Agestão baseada em atividades nas cooperativas agroindustriais”, de autoria de Almir Teles da Silva, Paulo Moreira da Rosa e José Santo Dal Bem Pires, trata de forma mais ampla os processos de gestão em corporações agroindustriais com foco no custeio por atividades e resultados obtidos.

No quinto artigo, “Sistemas de controle gerencial: Estudos de Caso nas empresas Bunge e Amaggi”, de autoria de Ivan Canan e Ana Carolina Pimentel Duarte Fonseca, a contribuição se dá por evidenciar a importância do emprego de sistemas gerenciais de controle.

No sexto artigo, “Mercado de trabalho e empregabilidade: Um estudo exploratório em Guarapuava”, de autoria de Silvio Roberto Stefano, Arnaldo Mazzei Nogueira e Pierre Costa, faz-se uma relação entre os pilares da empregabilidade e as mudanças na sociedade e nas relações do trabalho, que estão a ocorrer no mundo.

Ao finalizar este editorial, agradecemos a todos àqueles que nos encaminharam material para análise e publicação, aos demais membros de nossa Comissão Editorial e ainda a todos os servidores ligados à estrutura administrativa de nossa Universidade, que de forma direta ou indireta trabalharam para que esta publicação pudesse ser viabilizada.

Prof. Ms. Luiz Fernando de Lima

Diretor do Centro de Sociais Aplicadas da UNICENTRO, Campus Guarapuava

Sumário

Artigos

José Ricardo Maia Siqueira, Márcio Martins Ferreira, Ivan Canan
PDF
09-30
Raquel Virmond Rauen Dalla Vecchia
PDF
31-50
Aroldo Messias Melo Junior, Volmir Eugênio Willhelm
PDF
51-65
Almir Teles Silva, Paulo Moreira Rosa, José Santo Dal Bem Pires
PDF
67-88
Ivan Canan, Ana Carolina Pimentel Duarte Fonseca
PDF
89-110
Silvio Roberto Stefano, Arnaldo Mazzei Nogueira, Pierri Costa
PDF
111-129