Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Guairacá - Revista de Filosofia?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

- A revista Guairacá é uma publicação semestral on-line do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.

- A revista publica artigos inéditos, resenhas, estudos críticos, traduções devidamente autorizadas pelos autores e/ou representantes legais de temas relevantes na área de Filosofia.

- Os textos deverão ser submetidos à subscrição eletrônica no seguinte endereço: http://revistas.unicentro.br/index.php/guaiaraca/login

- A colaboração deverá ser da área de Filosofia e digitada em versão WORD ou OpenOffice. Caso o artigo requeira fontes especiais, estas deverão ser providenciadas pelo colaborador e enviadas em anexo.

- São publicados textos nas seguintes línguas: português, alemão, espanhol, francês, inglês, italiano. O editor não responde pela revisão linguística dos textos e, por isso, as colaborações, que não foram redigidas na língua materna do autor, devem ser enviadas já devidamente revisadas.

- Os artigos conterão título, resumo e palavras-chave (no máximo cinco separadas por ponto) em português e inglês. O resumo terá o mínimo de cinco (05) e o máximo de quinze (15) linhas.

- Todos os textos devem ser submetidos de forma anônima.

- Os textos devem ser digitados em página formato A4, margens esquerda (interna) e superior de 3 cm e direita (externa) e inferior de 2 cm; fonte Times New Roman, corpo de texto tamanho 12 (espaçamento 1,5 e recuo primeira linha 1,25 cm); nota de rodapé corpo de texto tamanho 10.

- Citações com até três (03) linhas devem ser incorporadas ao texto entres aspas, não com as marcas « » ou outras. Citações com mais de três linhas (03) deverão ter um recuo de 4cm, espaçamento simples, tamanho 10.

- Somente serão publicados artigos aprovados por pareceristas pertencentes ao Conselho Editorial ou avaliadores ad hoc.

- O prazo para que o parecer seja emitido é de até 6 meses.

- Em caso de parecer condicionando a alterações, o autor deverá enviar novamente o artigo com as modificações em um prazo máximo de 20 dias.

- Em caso de financiamento, solicitamos aos autores que informem a agência de fomento.

- Após parecer positivo, os artigos serão publicados em uma das próximas edições da Guairacá.

- Uma vez publicados os artigos, os autores cedem os direitos autorais integralmente à Revista  de Filosofia Guairacá, ficando expressamente proibida qualquer reprodução, seja total ou parcial, dos mesmos sem a autorização prévia, por escrito e assinada, do(s) editor(es) da Revista  de Filosofia Guairacá, após consulta e aprovação da Comissão Editorial da mesma.


Forma de citação:

- No caso da utilização de edições críticas ou de autores clássicos, adota-se a convenção de citação academicamente aceita.

- As referências bibliográficas devem ser especificadas no final do artigo, e devem conter todas as informações sobre a obra, em consonância com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

- As notas devem ser numeradas automaticamente e colocadas ao pé da página, seguindo as normas da ABNT.

- Citações de artigos: Último sobrenome do(a) autor(a) em letras maiúsculas, inicial(ais) do(s) primeiro(s) nome(s), com ponto. Título do artigo , título do periódico em itálico, número do volume (ano de publicação), número da página. Exemplo:

SCHÜTZ, Rosalvo.  A concepção multifacetada de natureza em Kant, Veritas, 195 (2004), pp. 529-543, p.530.

- Citações de capítulos de livro: Último sobrenome do(a) autor(a) em letras maiúsculas, inicial(ais) do(s) primeiro(s) nome(s), com ponto. Título do capítulo, com ponto. Indicador In: , Nome do organizador, Título da obra em itálico, local da edição, editora, ano, página. Exemplo:

DUTRA, Delamar J. V. “Lex permissiva” e propriedade privada na Doutrina do Direito de Kant. In: SPICA, Marciano A.; BILIBIO, Evandro. FILOSOFIA: reflexões contemporâneas. Guarapuava: Editora UNICENTRO, 2010. p. 150.

- Citação de livro: último sobrenome do(a) autor(a) em letras maiúsculas, inicial(ais) do(s) primeiro(s) nome(s), com ponto. Título da obra em itálico, local da edição, editora, ano, página. Exemplo:

TOMÁS, Lia. Ouvir o lógos: música e filosofia. São Paulo: Editora UNESP, 2002. p. 39.

- Citação on-line: Link e data de acesso. Exemplo:

Disponível em: http://revistas.unicentro.br/index.php/guaiaraca/article/viewFile/1847/1615, acessado em 24/09/2012.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.