O papel da mídia na formação da opinião pública: a contribuição de Bourdieu

Carla Luciane Blum Vestena

Resumo


Este estudo tem por objetivo refletir sobre a mídia e sua influência na formação da opinião pública, com base na teoria de Bourdieu. Inicialmente, apresentam-se os conceitos do que é mídia e do que é opinião pública e, posteriormente, aborda-se seu papel na formação das percepções e concepções da sociedade. A metodologia adotada pautou-se por um levantamento bibliográfico dos propósitos expostos por Bourdieu que, em seus estudos, concluiu que são os mecanismos de reprodução social que legitimam as diversas formas de dominação. Verificou-se que a violência simbólica permeia também os meios de comunicação, que a mídia exerce influência na formação da opinião pública, porém com certas restrições, e que os propósitos de Bourdieu são importantes na análise do papel da mídia na formação da opinião pública.



Texto completo:

PDF


 

ISSN 2179-9180

 

 

 
 
Image result for logo latindex
Image result for indexador de revistas
 
Image result for sumários.org
 
 
 
 Image result for qualis capes