Elementos da formação de consciências em Adorno

Anatoli Konstantin Alberichi

Resumo


No decorrer do século XX, houve transformações políticas e sociais proporcionadas pela convergência da luta de classes, onde a formação do sujeito, através da educação, ora se refletiu como conquista popular, ora como instrumento ideológico da classe dominante. Esta realidade está inserida no contexto de uma sociedade capitalista, que valoriza uma educação na perspectiva do mercado e do individualismo. O teórico e filósofo frankfurtiano Theodor Adorno levanta seu questionamento e busca apresentar caminhos para a formação e consciência crítica, através do empenho educativo. A obra de Adorno, entre os teóricos da Escola de Frankfurt, nos leva a refletir sobre o papel filosófico que tem a formação humana atualmente. É salutar a formação de consciências do sujeito para sociedade mais humana e integrada com a vida, formação esta como tarefa filosófica e ética para que o ser humano se emancipe e conquiste seu espaço social, cultural, político, por meio do saber e do conhecimento. Enfim, o compromisso político e conscientizador são importantes para constituir as linhas e estratégias para que o sujeito se forme numa consciência humanizadora, diante do processo massificador do capitalismo e do tecnicismo. Este processo tende a formar pessoas mais dependentes do que autônomas. Em contrapartida, a arte de formar pessoas autônomas consistirá na tarefa fundamental de transformação social e educacional.


Palavras-chave


formação do sujeito; consciência crítica; formação de consciências; tarefa filosófica; emancipação e autonomia

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ISSN 2179-9180

 

 

 
 
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