Gênero e formação escolar: reflexões para potencializar a relação

Jenerton Arlan Schütz, Ivan Luís Schwengber, Cláudia Fuchs

Resumo


O presente estudo, de cunho bibliográfico, tem por objetivo tematizar a questão de gênero e suas relações no contexto da formação escolar. Para tanto, indagamos se é possível através da formação escolar diminuir as práticas de exclusão do Outro-mulher. A fim de encontrar soluções para a interrogação, o estudo se decompõe em três partes: i) problematiza-se fenômenos de gênero discriminatórios, muitas vezes, tidos como normais, neste movimento, Judith Butler é chamada para potencializar a discussão; ii) Por conseguinte, busca-se a partir da teoria crítica de Adorno, demonstrar a dificuldade inerente à nossa estrutura epistêmica, ancorada no binarismo homem-mulher de não excluir o diferente; iii) Por fim, objetiva-se apresentar meios para potencializar a relação de gênero e a formação escolar. Ademais, trata-se de uma reflexão sobre as bases epistemológicas e discursivas do tratamento da questão de gênero e seus reflexos para uma educação humanizadora do Outro.


Palavras-chave


Gênero. Educação. Humanização.

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ISSN 2179-9180

 

 

 
 
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