Consequencialismo e virtudes na epistemologia contemporânea: articulações e desafios

Alexandre Meyer Luz, Luiz Vasconcellos Ferreira Lansky, Victor Hugo Graffunder de Oliveira

Resumo


O Consequencialismo é bem conhecido como uma tese no campo da Ética, mas podemos também falar de um “consequencialismo” em Epistemologia. Este ensaio pretende apresentar um tipo geral de teoria da justificação epistêmica que, a despeito das características específicas da avaliação moral e da avaliação epistêmica, guarda parentesco com os modelos consequencialistas para a avaliação moral da ação: um modelo baseado em virtudes intelectuais. Além disso, pretendemos explorar alguns desenvolvimentos do projeto melhorativo associado a tal modelo no campo da Educação e, ao fim, indicar algumas dificuldades que rondam as teorias que utilizam o conceito de virtude, dificuldades estas postas pelos resultados das pesquisas situacionistas. Concluiremos defendendo que as abordagens de virtudes permanecem possuindo grande força para o campo da epistemologia, tanto em termos do modelo teórico adotado quanto em termos dos projetos melhorativos a ele associados, apesar de os argumentos situacionistas não poderem ser negligenciados na construção de propostas empiricamente bem fundamentadas.


Palavras-chave


Epistemologia. Consequencialismo. Virtudes. Educação. Situacionismo.

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ISSN 2179-9180

 

 

 
 
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