Arte e verdade: uma perspectiva fenomenológica sobre o caráter de verdade da arte

Isabela Carolina Carneiro de Oliveira

Resumo


O “caráter de verdade da arte” é apresentado neste artigo com a pretensão de lançar luz nas similaridades ocasionais que surgem, por assim dizer, na fenomenologia da arte desenvolvida pelos três H’s (Hegel, Husserl e Heidegger) e Gadamer. Trata-se de assegurar a especificidade conceitual de cada um desses filósofos, e mostrar em qual sentido uma abordagem sobre a verdade da arte reivindica um desnvovimento conceitual fenomenológico capaz de nos conduzir: (i) a dimensão historicizante do fenômeno arte, (ii) a sua horizontalidade no tempo histórico e (iii) o seu estranhamento na direção do sensível. Obviamente, não é a intenção deste artigo traçar influências inconcebíveis ou relações inautênticas entre os referidos autores. No entanto, temos o objetivo de aclarar os pontos de convergência que surgem a partir do momento em que esses filósofos se deparam com os mesmos enigmas na elucidação do que seria a arte e a sua relação com o mundo.

Palavras-chave


Fenomenologia. Arte. Verdade. Três H’s. Gadamer

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ISSN 2179-9180

 

 

 
 
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