A recepção da pintura de Cézanne na filosofia de Merleau-Ponty

Nicole Elouise Avancini

Resumo


O presente artigo pretende analisar a filosofia da percepção do francês Maurice Merleau-Ponty, que encontra reverberação nas produções pictóricas dos artistas de estilo impressionista, notadamente de Paul Cézanne. Sendo um fenomenólogo, ou seja, um estudioso dos modos como os fenômenos se aparecem à consciência, o filósofo privilegia a percepção como o aspecto primordial dessa relação. No mesmo sentido, sendo o Impressionismo um movimento artístico que privilegia o modo como certa paisagem natural aparece à visão do pintor, torna-se possível estabelecer uma relação entre filosofia e arte. Desse modo, pretende-se expor algumas considerações acerca das produções e das relações possíveis de se delinear entre os autores franceses citados, nos limites de uma filosofia da arte acerca do mistério do mundo.

Palavras-chave


Merleau-Ponty; Cézanne; Fenomenologia; Percepção

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ISSN 2179-9180

 

 

 
 
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