Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista PublicAção?
Acesso

 

Diretrizes para Autores

Os textos submetidos à PublicAção devem ser direcionados para uma das 08 (oito) seções:

  • Editorial: responsabilidade do(s) editor(es). Este texto deve ter, no máximo, 03 (três) laudas.

  • Debate: artigo teórico pertinente ao tema central da revista, que receberá críticas/comentários assinados de até 05 (cinco) especialistas, também convidados, e terá uma réplica do autor principal. O texto deve ter, no máximo, 10 (dez) laudas. Os textos dos debatedores e a réplica terão no máximo 06 (seis) laudas.

  • Artigos originaistextos com no máximo 20 (vinte) laudas e que apresentam os resultados de programas, projetos, eventos, cursos e/ou prestação de serviços com dados originais de investigação relacionada às seguintes áreas temáticas: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e Trabalho.

  • Artigos de Opinião: os artigos de opinião são textos que suscitam análise e reflexão sobre temas ou ações de extensão universitária relevantes e expressam, exclusivamente, a posição qualificada de um ou vários autores ou entrevistas realizadas com especialistas no assunto em debate. Nesta seção, os textos estão limitados a 10 (dez) laudas.

  • Relatos de Experiência Extensionista: os artigos de Relatos de Experiências representam dados descritivos decorrentes de ações extensionistas, indicando a metodologia e seus respectivos resultados. Em textos de no máximo 12 (doze)  laudas, deverão conter dados descritivos, análise de implicações conceituais, descrição de procedimentos e/ou estratégias de intervenção, apoiados em evidências metodologicamente apropriadas para essa avaliação.

  • Suplementos de  Congressos de Extensão Universitáriaseção destinada à publicação de trabalhos e resumos de ações extensionistas da UNICENTRO, e que foram apresentados em Congressos de Extensão Universitária.

  • Resumos de Dissertações e Teses: seção para publicação de Resumos de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorados, defendidas e aprovadas em quaisquer Programas de Pós-Graduação reconhecidos pela CAPES, e cujos temas apresentem relação com a Extensão Universitária. Textos limitados a 03 (três) laudas.

  • Resenhasrevisão crítica de obra recém publicada relacionada à Extensão Universitária, orientando o leitor quanto as suas características e usos potenciais. Textos limitados a 05 (cinco) laudas.


Apresentação dos manuscritos

  1. Todos os trabalhos devem ser enviados por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista, SEER, endereço: http://revistas.unicentro.br/index.php/publicAcao/about/submissions#onlineSubmissions

  2. O texto deve ser inédito, redigido em língua portuguesa, na voz passiva, sem qualquer identificação de autoria. Os metadados deverão ser preenchidos obrigatoriamente com o título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), instituição, país, e-mail(s) do(s) autor(es).

  3. Os textos devem ser digitados em editor de texto Word for Windows ou BrOffice, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, sem espaçamento entre os parágrafos e com deslocamento de 1,25 cm na primeira linha (com exceção das citações com mais de 3 linhas), folha A4, margens inferior, superior, direita e esquerda de 2,5 cm, respeitando o número máximo de laudas definido para cada seção da revista. Citações com mais de três linhas, notas de rodapé, legendas e fontes das ilustrações, figuras e tabelas, devem ser em tamanho 11.

  4. Além do título, que deve ser breve e suficientemente específico e descritivo do trabalho, todos os textos devem dispor de resumo e palavras-chave alusivas ao trabalho.

  5. O Resumo deve ser indicativo, contendo entre 100 (cem) e 250 (duzentas e cinquenta) palavras, digitadas em um único parágrafo, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 6028/2003). Como conteúdo, o resumo deve indicar o objetivo, o método, os resultados, as conclusões do projeto e o período em que ele foi desenvolvido.

  6. É obrigatório informar no manuscrito, sob a forma de nota de rodapé (no título do trabalho, na primeira página), e no Passo 2: Metadados da Submissão, no campo específico Agências de Fomento (no canto inferior da página de submissão) todo e qualquer auxílio financeiro recebido para a elaboração do trabalho, mencionando agência de fomento, edital e número do processo. Caso a realização do trabalho não contou com nenhum apoio financeiro, acrescentar a seguinte informação tanto no campo indicado acima quanto no manuscrito (como nota de rodapé na primeira página): O presente trabalho não contou com apoio financeiro de nenhuma natureza para sua realização. Nos trabalhos que declararem algum tipo de apoio financeiro, essa informação será mantida na publicação sob a forma de nota de rodapé.

  7. Quando for o caso, as ilustrações e tabelas devem ser apresentadas no interior do manuscrito na posição que o autor julgar mais conveniente. Devem ser numeradas, tituladas e apresentarem as fontes que lhes correspondem. As imagens devem ser enviadas em alta definição (300 dpi, formato TIF).

  8. A normatização das referências bibliográficas deve estar em acordo a NBR 6023/2003. A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto são da responsabilidade do autor.

 

Análise e aprovação dos manuscritos

Todo texto enviado para publicação será submetido a uma pré-avaliação inicial, pelo Conselho Editorial. Uma vez aprovado, será encaminhado à revisão por pares (no mínimo dois relatores). O material será devolvido ao (s) autor (es) caso os relatores sugiram mudanças e/ou correções. Em caso de divergência de pareceres, o texto será encaminhado a um terceiro relator, para arbitragem. A decisão final sobre o mérito do trabalho é de responsabilidade do Conselho Editorial.

A publicação do trabalho implica a cessão integral dos direitos autorais à Revista PublicAção. Não é permitida a reprodução parcial ou total de manuscritos publicados, sem a prévia autorização dos editores.

Os textos são de responsabilidade dos autores, não coincidindo, necessariamente, com o ponto de vista dos editores e do Conselho Editorial da revista.

 

Declaração de Direito Autoral

Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.