Ação social e ambiental na comunidade de Engenheiro Gutierrez - Irati/PR com o uso de materiais recicláveis

Célia Santos de Souza Pereira, Hilário Lewandowski, Natalia Brugnago, Edina Pereira dos Santos, Andressa Moraes Dutra, Kelly Poliane Rodrigues

Resumo


O presente trabalho desenvolve ações sociais e ambientais junto à comunidade do bairro Engenheiro Gutierrez, localizado na periferia do município de Irati/PR, com o objetivo de articular e integrar políticas de geração de renda, tecnologia, desenvolvimento e conservação do meio ambiente. Dentre as ações da equipe executora, está o suporte técnico ao “Grupo de Artesãos da Associação de Moradores de Engenheiro Gutierrez – AMEG” para operacionalizar a fabricação de sabão caseiro reciclando restos de óleo comestível e fomentar as atividades artesanais com materiais reutilizáveis. As ações deste projeto também buscam estratégias para o fortalecimento do Grupo de Artesãos no plano emocional/afetivo por meio de parcerias com Professores e Acadêmicos da Unicentro das áreas de Psicologia e Educação Física. Neste sentido, são promovidos encontros entre o Grupo de Artesãos e a Universidade Aberta da Terceira Idade da Unicentro. Ampliando, ainda mais, as ações deste projeto, são desenvolvidas atividades sobre educação sócio-ambiental junto às crianças da escola do bairro. Para tanto, atuando no formato de uma Economia Solidária, articulou-se parcerias para viabilizar recursos e a compra de matéria-prima, orientando/propondo técnicas de trabalho, atividades de produção e venda tanto do sabão ecológico como dos demais produtos artesanais. Após a produção do sabão ecológico e dos artesanatos, foram realizadas feiras artesanais para avaliar a aceitação e o interesse dos consumidores pelos produtos confeccionados pelo Grupo de Artesãos da AMEG. Constatou-se uma demanda no interesse de compra e até mesmo encomendas que vêm contribuindo para a renda das famílias dos artesãos, movimentando a economia local.

 


Texto completo:

PDF


Creative Commons License

Revista PublicAção da UNICENTRO é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-No Derivative Works 3.0 Brasil.