Alfabetizacão: crenças e práticas docentes

Ângela Helena Bona Josefi

Resumo


Este trabalho resulta de reflexões ocorridas no âmbito das atividades desenvolvidas no projeto de extensão "Formação continuada de professores alfabetizadores: uma abordagem para a prevenção das dificuldades de aprendizagem", e discute questões relacionadas a preocupações acerca das causas do fracasso escolar de muitos alunos, no que se refere à aprendizagem da leitura e da escrita. O estudo realizou-se no contexto de discussões pedagógicas com professores alfabetizadores de escolas municipais de Guarapuava, participantes do projeto,e pautou-se pela busca de esclarecimentos sobre os reais motivos das dificuldades apresentadas por alunos e professores, tendo como objetivo principal promover a melhoria do processo de ensino-aprendizagem no contexto da atuação desses professores. A investigação valeu-se de discussões em minicursos e reuniões, além de análise de textos dos alunos, e revelou que a formação continuada é forte aliada no processo de superação das dificuldadesquando as práticas alfabetizadoras são problematizadas e ressignificadas na concretude do espaço escolar que se configura como espaço de estudo sobre o próprio fazer pedagógico.

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