Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A REOC tem como propósito fomentar o debate e a reflexão crítica acerca dos conceitos, práticas e resultados decorrentes dos fenômenos organizacionais, financeiros e contábeis, consolidando-se como meio de disseminação da produção científica na área de Organizações e Controladoria.

Portanto, são aceitos trabalhos científicos na língua portuguesa, espanhola ou inglesa, cujo foco de pesquisa esteja alinhado à área de Ciências Sociais Aplicadas. Com submissão eletrônica gratuita, a revista tem como público-alvo, pesquisadores nacionais e internacionais.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A REOC adota em seu processo de avaliação o Sistema de Blind Review, em que autores e avaliadores são mantidos em anonimato para garantir a isenção e a imparcialidade no processo de avaliação. As submissões recebidas pela revista, em ordem de chegada, são enviadas a dois ou mais pareceristas para julgamento. Após, retornam a Comissão Editorial para parecer final, de acordo com os pareceres dos avaliadores.

Visando garantir um padrão superior de qualidade, a REOC reserva-se o direito de promover ajustes necessários nos artigos que serão publicados para atender as normas de publicações científicas adotadas, respeitando a proposta original dos trabalhos submetidos.

 

CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA AVALIAÇÃO DE ARTIGO

Para avaliação dos Artigos serão considerados 10 quesitos, indicados abaixo, os Avaliadores atribuem os seguintes conceitos a cada um desses itens:

  • CONCORDO TOTALMENTE (quando o quesito é atendido);

  • CONCORDO PARCIALMENTE (quando o quesito é atendido parcialmente, necessitando de complementações em pontos específicos);

  • INDIFERENTE (quando o quesito não atende pontos considerados essenciais);

  • DISCORDO PARCIALMENTE (quando o quesito não atende a diversos pontos considerados essencial à pesquisa);

  • DISCORDO TOTALMENTE (quanto o quesito não foi contemplado no estudo)

 

QUESITOS AVALIADOS:

1. O tema é interessante para a área das Organizações e da Controladoria?

2. O resumo apresenta o objetivo, a metodologia (simplificada) e os principais resultados do estudo?

3. A introdução apresenta discussão problematizada do contexto do trabalho e contempla sua importância e a contribuição esperada?

4. O objetivo do trabalho está claramente definido?

5. O problema investigado é relevante?

6. A fundamentação teórica é adequada ao estudo, está devidamente estruturada e propicia sustentação teórica ao estudo?

7. A metodologia da pesquisa é coerente e adequada ao problema e aos objetivos pretendidos no trabalho?

8. Os resultados da pesquisa foram apresentados e discutidos de forma articulada com os objetivos e a metodologia do trabalho?

9. A conclusão é coerente, clara e objetiva. O problema de pesquisa foi solucionado. Constam as limitações, recomendações e a contribuição do estudo?

10. O texto é coerente com um trabalho científico e está bem escrito em termos de ortografia, pontuação, concordância verbal, concordância nominal etc.?

 

Periodicidade

REOC adota a periodicidade semestral, com dois números por ano:

  • Primeiro: Janeiro a Junho

  • Segundo: Julho a Dezembro

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Os artigos publicados pela REOC receberão atribuição de arquivamento digital DOI (Digital Object Identifier) individualizados.

 

 

Comitê de Ética em Pesquisa

Os interessados em submeter artigos para apreciação da REOC devem estar atentos e verificar as normativas do Comitê de Ética em Pesquisa – COMEP da UNICENTRO, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPESP, e submetido às normas e critérios emanados da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, CONEP, do Ministério da Saúde, MS.

Link do Comitê de Ética em Pesquisa – COMEP para consulta: https://www3.unicentro.br/comep/irati/