Revista de Estudos em Organizações e Controladoria-REOC, ISSN 2763-9673, UNICENTRO, Irati-PR, v. 3, n. 2, p. 126-148,
jul./dez., 2023.
RELAÇÃO ENTRE USO DAS REDES SOCIAIS E ENGAJAMENTO
ACADÊMICO
1
RELATIONSHIP BETWEEN THE USE OF SOCIAL MEDIA AND ACADEMIC
ENGAGEMENT
VICTOR HUGO VASCONCELOS AGUIAR
Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba
E-mail: victor.h.aguiar@ufv.br
VAGNER ALVES ARANTES
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
E-mail: vagner.arantes@ufpr.br
MARIA AUXILIADORA DA SILVA
Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba
E-mail: mauxiliadora@ufv.br
RESUMO
O presente estudo teve por objetivo analisar a relação entre o uso das redes sociais e o engajamento
acadêmico de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação. Este estudo
classificou-se como uma abordagem quantitativa de característica descritiva. Foram aplicados
questionário entre estudantes de graduação que foi disponibilizado em grupos de Facebook para os
estudantes de contabilidade e de outras áreas de diferentes universidades do Brasil, além de ser
encaminhado e-mail aos estudantes convidando-os para participar da pesquisa. A coleta de dados
foi constituída por três blocos (frequência e intensidade de uso das redes sociais, engajamento
acadêmico e características sociodemográficas) tendo obtido 201 respostas válidas no ano de 2021.
Os resultados indicaram que o uso das redes sociais Snapchat, Facebook e Whatsapp estão
positiva e significativamente relacionados com algumas assertivas de engajamento acadêmico. O
que sugere que apesar do uso desses aplicativos, os estudantes conseguem se manter
concentradas nas atividades acadêmicas. Porém ao se falar do Instagram, os dados apontaram
uma relação significativa e negativa com algumas assertivas de engajamento acadêmico, indicando
que o uso intensivo da rede pode afetar o engajamento acadêmico. Espera-se que os achados
desse estudo possam servir de ponto de partida para o alinhamento das metodologias de ensino e
tecnologia, minimizando o impacto negativo do uso das redes sociais no engajamento acadêmico.
Palavras-chave: Tecnologia, Concentração, Universitários.
ABSTRACT
The present study aimed to analyze the relationship between the use of social networks and the
academic engagement of students regularly enrolled in undergraduate courses. This study was
classified as a quantitative approach with a descriptive characteristic. A questionnaire was
administered to undergraduate students, which was made available in Facebook groups for
accounting students and other areas from different universities in Brazil, in addition to an email being
sent to the students inviting them to participate in the research. Data collection consisted of three
blocks (frequency and intensity of use of social networks, academic engagement and
sociodemographic characteristics) obtaining 201 valid responses in 2021. The results indicated that
the use of social networks Snapchat, Facebook and Whatsapp are positively and significantly related
to some academic engagement statements. This suggests that despite using these applications,
students are able to remain focused on academic activities. However, when talking about Instagram,
1
DOI: https://doi.org/10.5935/2763-9673.20230011
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the data showed a significant and negative relationship with some statements about academic
engagement, indicating that intensive use of the network can affect academic engagement. It is
hoped that the findings of this study can serve as a starting point for aligning teaching methodologies
and technology, minimizing the negative impact of the use of social networks on academic
engagement.
Key Words: Technology, Concentration, College students.
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1. INTRODUÇÃO
Com o advento da internet as redes sociais apareceram como uma grande
ferramenta de relacionamento social. Essa ferramenta tem estado presente em
praticamente todos ambientes de convivência, seja em ambientes familiares, de
trabalho, de relacionamento e até mesmo em ambientes de ensino e aprendizagem
(BARBOSA, 2010). Para Barbosa e Batista (2011) as redes sociais têm a finalidade
de facilitar a interação social, para isso ela utiliza de diferentes mecanismos de
compartilhamento como blogs, wikis, e também plataformas de redes para propagar
suas mídias de textos, áudios, vídeos ou fotos.
A comunicação através das redes sociais é um fenômeno que vem se
expandindo rapidamente e alterando também a natureza dos relacionamentos sociais.
Esse grande alcance praticamente em tempo real das redes sociais como por exemplo
o Youtube, levaram aos docentes a repensarem também sua forma de educar seus
alunos (SILVA; NETO; ANJOS; MIRANDA, 2012). Para Paura e Gaspar (2017), até
os sites de relacionamento abraçaram a mobilidade virtual e investiram nos aplicativos
para seus produtos. Com esses aplicativos, os usuários passaram a ter acesso
imediato as redes de relacionamento que essas empresas fornecem através de seus
smartphones.
Datereportal (2020) indica que as medidas de distanciamento social impostas
pela pandemia da Covid 19 impactaram no uso da internet. Com mais pessoas em
casa devido às recomendações de distanciamento social, elas passaram a ficar mais
tempo conectadas às redes sociais. Consequentemente, as instituições de ensino
superior substituíram as aulas presencias por aulas online, onde as redes sociais
foram incorporadas às atividades acadêmicas se tornando o principal meio de
comunicação entre alunos e professores (DOSEA et al., 2020)
Segundo Alegria (2019) as redes sociais são consideradas um dos principais
meios de comunicação entre jovens. Para o autor, a maioria dos jovens utiliza as redes
sociais durante longos períodos de tempo para realizar todo um conjunto de atividades
que, por vezes, influenciam o tempo que estes despendem em outras atividades que
não envolvem o contato com estes dispositivos.
Rangel e Miranda (2016) apontam que o uso contínuo das redes sociais
podem afetar o desempenho acadêmico dos estudantes pelo fato do aluno não
conseguir realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo, como estudar e navegar nas
redes sociais. Segundo Zagonel et al. (2018) o ingresso do estudante na vida
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acadêmica traz consigo mudanças significativas, que estão ligadas ao modelo de
ensino-aprendizagem, bem como à rotina com que o aluno se depara.
Para Pereira et al. (2015) é importante discutir o engajamento dos alunos nas
atividades da escola, pois o consideram como um aspecto fundamental para uma boa
formação acadêmica. Segundo Silva et al. (2018) o engajamento acadêmico pode ser
definido pelo envolvimento e pela eficácia ao desempenhar determinada atividade,
uma vez que seus valores são considerados seja no ambiente de trabalho ou nos
estudos. As pessoas engajadas se sentem conectados às suas atividades e as
percebem como um desafio positivo.
Dessa forma, é necessário que o uso das redes sociais seja feita de forma
adequada, pois conforme Rangel e Miranda (2016), elas têm se tornado cada vez mais
populares entre os jovens, e seu uso excessivo pode ser prejudicial para os alunos,
proporcionando um excesso de liberdade na internet e diminuindo o engajamento por
outras atividades, como o estudo. Ao se passar muito tempo na internet o indivíduo
deixa de fazer coisas que fazia anteriormente como a leitura de livros e a produção de
textos. Gasque (2016) ainda cita que com o advento das redes sociais, o cérebro
humano passou a reter menos informações, pois sabe que as respostas estão ao
alcance de alguns cliques.
Diante de tantas mudanças provocadas pela inserção das redes sociais na
sociedade e o engajamento dos alunos, surge a inquietação: Qual a relação entre o
uso das redes sociais e o engajamento acadêmico de estudantes de graduação? Com
isso, o objetivo da pesquisa é analisar a relação entre o uso das redes sociais e o
engajamento acadêmico. Para tanto, aplicou-se questionário entre estudantes
regularmente matriculados em cursos de graduação, tanto na área de negócios
quanto em outras áreas de ensino. O instrumento de pesquisa foi disponibilizado nas
redes sociais, em grupos do Facebook, no Instagram e por e-mail.
Essa questão pode contribuir tanto para os docentes, que terão a
oportunidade de saber o impacto do uso dessas ferramentas no cotidiano de seus
alunos, bem como para os discentes, uma vez que esses necessitam constantemente
se organizar para lidar com tarefas complexas que possuem, muitas vezes, prazos
simultâneos.
Lima et al. (2019) considera que a utilização das redes sociais é um fato social
consolidado e em evolução constante. Por isso é importante compreender melhor os
efeitos adversos das redes sociais e do uso da internet na cognição e saúde humana
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a partir da ideia de que as tecnologias transcendem a relação sujeito-objeto e
modificam a estrutura de conhecimento (GASQUE, 2016). Destaca-se então, uma
significativa contribuição de estudos sobre a relação entre o engajamento dos
estudantes e o uso das redes sociais, por se tratarem de temas recentes no meio
universitário. Tais contribuições acadêmicas desse estudo podem servir de ponto de
partida para o alinhamento das metodologias de ensino e tecnologia.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1. O Uso das Redes Sociais e o Engajamento Acadêmico
Segundo Barbosa e Batista (2011) as redes sociais são recursos online de
interação social que permite compartilhar opiniões, conceitos, ideias, experiências,
perspectivas e conteúdo de forma colaborativa. As redes sociais se fazem presentes
nas diferentes esferas da sociedade e se expandiram a partir dos avanços da
tecnologia da informação e da possibilidade de acesso a aparelhos eletrônicos, como
computadores, smartphones ou tablets (JÚNIOR et al., 2014).
A importância das redes sociais pode ser quantificada pela abrangência
alcançada em número de pessoas conectadas. O Hootsuite, por exemplo, que é um
sistema norte-americano especializado em gestão de marcas de mídia social, realizou
um levantamento em 2019 em que constatou que mais de 4,30 bilhões de pessoas
estão conectadas à internet ao redor do mundo, o equivalente a mais de 57% da
população. Desse total 3,80 bilhões de pessoas são usuários de alguma rede social.
Os dados também demonstram que 5,10 bilhões de pessoas conectam-se à internet
pelo aparelho celular e, desse total, 3,2 bilhões são usuários ativos em redes sociais.
O levantamento ainda aponta que as redes sociais de maior alcance em
termos de usuários conectados são: Facebook, Instagram, Twitter, Whatsapp,
Youtube e Linkedin. O Facebook, além de se manter como a rede social mais utilizada
no mundo em 2019, conseguiu o cadastro de mais de 37 milhões de novos usuários
em relação ao levantamento anterior, chegando a mais de 2 bilhões de pessoas
cadastradas. O Instagram, por sua vez, possui mais de 1 bilhão de perfis ativos,
enquanto o Twitter vem perdendo cadastros ativos.
Segundo o Hootsuite (2019) o Twitter perdeu mais de 9 milhões de perfis entre
2018 e 2019. Já o Whatsapp é considerado a rede social de mensagens mais
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acessada, atingindo cerca de 1,5 bilhões de usuários espalhados em 170 países. O
Youtube é outra mídia social que está em ascensão já que em 2019 alcançou mais de
2 bilhões de usuários ativos mensalmente. O Linkedin detém a menor marca de
usuários, ao manter 660 milhões de perfis. Este resultado pode estar associada à
característica profissional desta rede social (HOOTSUITE, 2019).
Para além das redes sociais que visam conectar pessoas entre atividades
pessoais e profissionais, as redes de relacionamento também destacam-se em termos
de acesso e atendem a públicos distintos. Dentre as redes de relacionamento afetivo
destacam-se o Tinder, Happn e Badoo que atendem, majoritariamente, ao público
heterossexual, enquanto as redes como grindr, scruff, hornet são destinados ao
público homossexual. Segundo Paura e Gaspar (2017), as redes de relacionamentos
permitem estabelecer conexões que podem gerar experiências e novos estímulos.
Para além disto, os algorítimos permitem estabelecer perfis de conexões semelhantes
aos desejados pelos indivíduos que procuram algum tipo de envolvimento amoroso.
Segundo Closson e Bond (2019), os indivíduos utilizam diferentes tipos de
mídias para satisfazer suas necessidades pessoais que tangenciam à gratificação
profissional, emocional ou social. Para tanto, os agentes que utilizam as redes sociais
simultaneamente podem dedicar esforços e longos períodos de tempo para
manterem-se conectados, o que pode conduzir a efeitos diversos no comportamento
das atividades profissionais, pessoais ou acadêmicas.
Nesse contexto, destacam-se os efeitos das redes sociais no comportamento
dos estudantes de graduação. Segundo Sarquis e Sehnem (2014), os discentes estão
inseridos em um mundo integrado dentro de ambientes tecnológicos o que também
impacta diretamente a sua postura e posicionamento dentro do ambiente acadêmico.
Silva et al. (2012) reforça esta argumentação ao sugerir que os graduandos
possuem habilidades múltiplas no que tange execução de diversas tarefas em
paralelo, como por exemplo, utilizar as redes sociais e realizar tarefas acadêmicas.
No entanto, tal comportamento pode impactar o engajamento acadêmico, já que a
atenção do estudante pode estar centrada nas redes sociais (GASQUE, 2016).
O engajamento acadêmico pode ser definido como a relação que se
estabelece entre o aluno e uma atividade escolar e a medida da motivação dos alunos
a aprender e a ter um desempenho satisfatório na escola (FREDRICKS;
BLUMENFELD; PARIS, 2004).
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Fredricks et al. (2004) define o engajamento em três níveis: comportamental,
emocional e cognitivo. O nível comportamental se relaciona à participação, às
iniciativas dos alunos diante de uma atividade e à capacidade de observar e respeitar
normas estabelecidas em sala de aula. Já o nível emocional está associado aos
interesses, valores e emoções, como: identificação com o estilo de uma atividade,
ansiedade, tédio ou felicidade. Por fim, no nível cognitivo situam-se os investimentos
pessoais, esforços e disposições que se destinam à aprendizagem e ao domínio do
conhecimento.
Em uma mesma atividade acadêmica pode haver momentos de engajamento
pautado pelas proposições do professor, engajamento pautado pelos interesses dos
próprios alunos ou, mesmo, falta de engajamento. A maneira como a atividade é
proposta, portanto, é uma das componentes do contexto (JULIO; VAZ; FAGUNDES,
2011).
Para Silva et al. (2018) engajamento é motivacional e, portanto, positivo, de
natureza social, composto por fatores de conduta. Uma vez que a motivação é
importante para o engajamento escolar, ela é vista como um processo que permite a
dedução de comportamentos como: o esforço e persistência, metas que fornecem
força e direção para uma ação, além de atividade mental ou física (PEREIRA; VALLE;
WILLIAMS, 2015).
Segundo Batista (2010), os alunos atualmente são pouco motivados e
interessados no contexto de sala de aula, mas são considerados ativos em ambientes
de aprendizagem informal, principalmente no ambiente de redes sociais. Para atingir
estes fins, algumas instituições optaram por oferecer educação por meio de ambientes
virtuais, que possibilitassem aulas remotas ou até mesmo o ensino a distância
(GARRIDO; GARRIDO, 2020).
Nessa linha, Rangel e Miranda (2016) citam que a dificuldade de os alunos
manterem a atenção está relacionada com a sobrecarga de informações e o uso de
redes sociais como Instagram e o Twitter. Desta forma, o uso intensivo das redes
sociais pode induzir a uma sobrecarga de informações, ou seja, pode induzir ao deficit
de atenção por parte dos alunos e, assim, impactar negativamente o engajamento
acadêmico.
Com o fácil acesso e as diversas funcionalidades presentes nas páginas
virtuais, presume-se que o acesso excessivo de alunos durante o período letivo de
aulas seja prejudicial ao desempenho acadêmico. Algumas pesquisas revelaram que
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o uso do Facebook em sala de aula para fins não acadêmicos foi negativamente
associado ao ajuste acadêmico e ao apego à universidade, além dos efeitos da
procrastinação e o envolvimento acadêmico (HOFMANN; REINECKE; MEIER, 2016).
Segundo Reinecke e Eden (2016) o uso dessas ferramentas podem ser uma
fonte de recuperação do estresse e tensão, reabastecendo recursos esgotados e
atendendo às necessidades de gratificação do usuário. Dessa forma, é necessário
que o uso das redes sociais seja feita de forma adequada, pois conforme Rangel e
Miranda (2016), elas têm se tornado cada vez mais populares entre os jovens, e seu
uso excessivo pode ser prejudicial para os alunos, proporcionando um excesso de
liberdade na internet e diminuindo o engajamento acadêmico.
2.2. Pesquisas Correlatas
O uso cotidiano das redes sociais por estudantes de graduação vem se
tornando objeto de análise por pesquisadores recentemente. Os esforços
despendidos concentram a análise em entender os efeitos do tempo dedicado às
redes sociais no desempenho e no engajamento acadêmico (BORGES et al., 2005;
JÚNIOR et al., 2014; JÚNIOR, 2014; GASQUE, 2016; RANGEL; MIRANDA, 2016;
SILVA et al., 2018; MEDEIROS et al., 2019).
Os resultados convergem para os efeitos negativos produzidos pelo uso
intensivo das redes sociais durante os cursos de graduação já que inibem a realização
das múltiplas atividades acadêmicas, como também centralizam a atenção às
necessidades emocionais e pessoais. Desta forma, destaca-se, a seguir, os principais
achados da literatura.
Borges et al. (2005) buscam em seu estudo, analisar os efeitos de um
ambiente de aprendizagem sobre o engajamento comportamental, o engajamento
cognitivo e sobre a aprendizagem no curso de física. Os resultados apontam que o
ambiente de aprendizagem projetado tem algumas das características desejáveis,
mas que ele tem um efeito perverso sobre os estudantes mais vocacionados para o
estudo de física.
Júnior et al. (2014) analisaram a utilização das redes sociais pelos alunos do
programa de mestrado em administração de uma instituição de ensino superior
comunitária, localizada no Estado de Santa Catarina. Os resultados apontaram que a
instituição pesquisada está presente em cinco redes sociais (Twitter, Facebook,
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YouTube, Orkut e Flickr), que grande parte dos alunos pesquisados utilizam mídias
sociais com elevada frequência semanal, que as redes sociais mais acessadas são
Facebook, YouTube e Linkedln, e que os conteúdos mais procurados pelos alunos
são notícias, tecnologias, atualidades, vídeos e informações acadêmicas.
Júnior (2014) trabalhou em seu estudo, o impacto das redes sociais no
processo de ensino aprendizagem. Ele identificou as vantagens e desvantagens da
implementação das ferramentas no processo de ensino aprendizagem, apresentando
tendências e as realidades sociais dos alunos que estão cada vez mais inseridos
nesse contexto. Já Gasque (2016) aponta a importância do papel proativo dos
bibliotecários no processo formativo dos usuários para o letramento informacional, o
que inclui saber usar efetivamente e de maneira crítica as redes sociais.
Rangel e Miranda (2016) investigam se o uso de redes sociais influencia no
desempenho acadêmico de alunos do curso de graduação em Contabilidade. Os
autores chegaram a conclusão que a utilização de redes sociais durante o período
letivo não influencia significativamente o desempenho dos alunos. Porém, pode-se
verificar que a motivação está diretamente relacionada ao rendimento acadêmico dos
estudantes do curso de Ciências Contábeis, no que diz respeito à percepção de
motivação, à familiaridade com recursos tecnológicos e ao uso de aplicativos.
Silva et al. (2018) observaram o engajamento dos estudantes no ensino
superior na área da saúde. Os autores perceberam que os alunos engajados se
sentem muito conectados às atividades, percebendo-as como um desfio positivo. Os
estudantes que participaram desta pesquisa mostraram-se engajados, sobretudo
aqueles que cursam Medicina e Enfermagem, casados, com filhos, que dedicam
grande parte de seu tempo aos estudos, que trabalham e que praticam atividades de
lazer. O conhecimento sobre esse tema possibilitou um novo olhar sobre o contexto
acadêmico, os mecanismos de adaptação do estudante ao ensino superior e a
necessidade da proximidade do docente como mediador e da universidade como base
do processo.
Medeiros et al. (2019) analisaram a relação entre o comportamento
procrastinador acadêmico e o uso de tecnologias de informação e comunicação com
o desempenho acadêmico de discentes, tendo como enfoque alunos dos cursos de
Administração e Ciências. Esse estudo apontou que quanto maior o uso das
tecnologias de informação como por exemplo as redes sociais para o lazer durante o
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dia, maior o impacto negativo no desempenho acadêmico, indicando também que o
estudante com tal comportamento possui uma maior tendência a procrastinar.
3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
No intuito de analisar a relação entre o uso de redes sociais e o engajamento
dos alunos de graduação, a presente pesquisa pode ser classificada como descritiva,
de abordagem quantitativa. Para tanto, aplicou-se questionário entre estudantes de
graduação que foi disponibilizado em grupos de Facebook para os estudantes de
contabilidade e de outras áreas de diferentes universidades do Brasil, também foi
encaminhado e-mail aos estudantes convidando-os para participar da pesquisa. O
questionário ficou disponível entre as datas 20/03/2021 e 20/04/2021. Foram
alcançadas 209 respostas, sendo que 201 questionários foram considerados válidos
para a composição deste estudo, como demonstra a Tabela 1.
Tabela 1 – Definição da Amostra
Questionários
N.
Amostra inicial
209
(-) Respondentes que não aceitaram participar da pesquisa
-3
(-) Respondentes que não usam as redes sociais
-2
(-) Questionários inválidos
-3
Amostra final
201
Fonte: Dados da pesquisa (2023).
Para a coleta de dados utilizou-se de questionário foi elaborado no Google
Forms e disponibilizado de maneira online aos estudantes. Além disto, o questionário
foi validado por três especialistas da área contábil, sendo dois doutorandos e um
mestrando que sugeriram alterações na redação das questões, o que foi aceito.
O instrumento de coleta de dados foi constituído por três blocos. A primeira
capta a frequência e a intensidade de uso das redes sociais. Enquanto a frequência
foi captada pelo percentual de respostas para cada alternativa, a intensidade foi
mensurada por uma escala de 11 pontos, sendo que 0 representava a menor
intensidade e o 10 a maior intensidade de uso das redes sociais. Este bloco foi
estruturado a partir dos estudos de Silva et al. (2012) Rangel e Miranda (2016) e
Medeiros et al. (2019). A Tabela 2 apresenta as questões que compõem este bloco.
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Tabela 2 – Frequência e Intensidade de uso das redes sociais
Questões
Escala
1
Frequncia voc usa as redes sociais (dias na semana)
Frequência
2
Horas por dia de uso das redes sociais
3
Período de maior uso das redes sociais
4
Intensidade de uso das Redes sociais
0 a 10
pontos
a) Facebook/Messenger
e) Snapchat
b) Instagram
f) Youtube
c) Linkedin
g) Twitter
d) Whatsapp
h) Tumblr
Fonte: Adaptado de Silva et al. (2012) Rangel e Miranda (2016) e Medeiros et al. (2019).
O segundo bloco analisa o engajamento acadêmico entre os estudantes de
graduação pautado em 16 assertivas propostas por Schaufeli e Bakker (2004). Os
autores captam em que medida os respondentes concordam com as assertivas sobre
engajamento durante os cursos de graduação. A Tabela 3 apresenta as assertivas
que compõem o segundo bloco.
Tabela 3 - Engajamento acadêmico
Sigla
5. Assertivas
Escala
A1
As minhas tarefas como aluno fazem-me sentir cheio(a) de energia.
0 a 10
pontos
A2
Creio que o meu curso tem significado.
A3
O tempo passa voando quando estou a realizar as minhas tarefas como aluno.
A4
Sinto-me com força e energia quando estou a estudando ou vou às aulas.
A5
Estou entusiasmado(a) com o meu curso.
A6
Esqueço tudo o que se passa em torno de mim quando estou concentrado(a) nos
meus estudos.
A7
Os meus estudos inspiram-me coisas novas.
A8
Quando me levanto de manhã, tenho desejo em ir para as aulas ou estudar.
A9
Sinto-me feliz quando estou fazendo tarefas relacionadas com os meus estudos.
A10
Estou orgulhoso(a) de fazer este curso.
A11
Estou imerso nos meus estudos.
A12
As minhas tarefas como aluno não me cansam.
A13
O meu curso é desafiante para mim.
A14
Deixo-me ir quando realizo as minhas tarefas como aluno.
A15
Sou uma pessoa com força para enfrentar as minhas tarefas como aluno.
A16
Sinto-me envolvido(a) no meu curso.
Fonte: Adaptado de Schaufeli e Bakker (2004).
O terceiro bloco, por sua vez, capta as características sociodemográficas dos
respondentes e estão dispostas na Tabela 4.
Tabela 4 – Características Sociodemográficas
6
Gênero
Feminino
Agênero
Masculino
Prefiro não responder
7
Idade
137
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8
Etnia
Amarela
Parda
Branca
Preta
Indígena
9
Curso
10
Período letivo
11
Institução de Ensino
Universidade Federal
IFET
Universidade Estadual
Rede Privada
12
Estado Civil
Solteiro(a)
Viúvo(a)
Casado(a)
Outro(a)
Divorciado(a)
Fonte: Elaborado pelos autores (2023).
Os dados foram analisados pela estatística descritiva e análise de correlação
entre as assertivas e a intensidade de uso das redes sociais. Para tanto, utilizou-se
do Microsoft Excel e do SPSS, versão 22.
4. ANÁLISE DOS RESULTADOS
Os dados foram analisados pela estatística descritiva e pela análise de
correlação de Sperman já que os dados não correspondem a uma distribuição normal.
Portanto, cabem dados não paramétricos, como a correlação de Sperman. Para tanto,
foram utilizados o Microsoft Excel e o SPSS, versão 22, para tratamento e análise dos
dados.
4.1. Perfil dos Respondentes
Na Tabela 5 são apresentadas informações referentes ao perfil dos
respondentes, sendo eles divididos em dois grupos: alunos de negócios e alunos de
outras áreas. São expostos os percentuais referentes ao sexo, faixa etária, estado
civil, período predominantemente cursado e a instituição de ensino.
Tabela 5 – Perfil dos respondentes
Negócios
Outras áreas
Negócios
Outras áreas
Gênero
N.
Fe
N.
Fe
Período
N.
Fe
N.
Fe
Masculino
32
48,48%
55
40,74%
1o Período
2
3,03%
27
20,00%
Feminino
34
51,52%
79
58,52%
2
3
4,55%
7
5,19%
Outro
0
0,00%
1
0,74%
4
8
12,12%
9
6,67%
138
Victor Hugo Vasconcelos Aguiar, Vagner Alves Arantes e Maria Auxiliadora da Silva
RELAÇÃO ENTRE USO DAS REDES SOCIAIS E ENGAJAMENTO ACADÊMICO
Revista de Estudos em Organizações e Controladoria-REOC, ISSN 2763-9673, UNICENTRO, Irati-PR, v. 3, n. 2, p. 126-148,
jul./dez., 2023.
Idade
(Média)
23
23
4
6
9,09%
17
12,59%
Etnia
5
10
15,15%
26
19,26%
Amarela
2
3,03%
1
0,74%
6
5
7,58%
9
6,67%
Branca
31
46,97%
81
60,00%
7
10
15,15%
11
8,15%
Indígena
0
0,00%
0
0,00%
8
16
24,24%
8
5,93%
Parda
24
36,36%
45
33,33%
9
5
7,58%
7
5,19%
Preta
9
13,64%
8
5,93%
10
1
1,52%
14
10,37%
Estado Civil
Instituição de ensino
Solteiro
60
90,91%
118
87,41%
Univ.Federal
59
89,39%
112
82,96%
Casado
3
4,55%
11
8,15%
Univ.Estadu
al
0
0,00%
3
2,22%
Separado
0
0,00%
0
0,00%
Inst.Federal
0
0,00%
2
1,48%
Viúvo
0
0,00%
1
0,74%
Privada
7
10,61%
18
13,33%
Outro
3
4,55%
5
3,70%
Fonte: Dados da pesquisa
Nota-se, a partir da Tabela 5, que a amostra do estudo é composta,
majoritariamente, de mulheres, percentual de 51,52% entre os bacharéis na área de
negócios e 58,52% em outras áreas. Com relação a etnia e o estado civil, o perfil dos
respondentes são em sua maioria branca e solteiro. A grande parte dos alunos atuam
em universidade federal, sendo o 8º período predominante entre os graduandos em
negócios com média de 24,24% dos alunos, e em outras áreas 1º período com cerca
de 20% dos alunos. Ademais, a idade média dos participantes é de 23 anos.
4.2. Estatística Descritiva
A seguir, a Tabela 6 reporta as estatísticas descritivas que representaram a
frequência e o momento do uso das redes sociais por parte dos alunos.
Em relação a frequência de uso, vemos que 97% dos estudantes utilizam as
redes sociais 7 dias por semana e 3% utilizam 6 dias por semana, indicando alunos
com tendência à frequência semanal alta no uso das redes sociais. Silva et al. (2012)
apontou em seu estudo que em média, os estudantes utilizavam as redes sociais
durante 2 horas por dia, já no presente estudo, cerca de 40% dos respondentes
apontaram usar em média 3 a 6 horas por dia, 7% utilizam de 9 a 12 horas por dia e
3% apontam utilizar de 15 a 18 horas por dia, sendo o período noturno, com percentual
de 68%, o momento preferido pelos alunos para utilização das redes sociais.
Tabela 6 – Frequência de uso das redes sociais
139
Victor Hugo Vasconcelos Aguiar, Vagner Alves Arantes e Maria Auxiliadora da Silva
RELAÇÃO ENTRE USO DAS REDES SOCIAIS E ENGAJAMENTO ACADÊMICO
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jul./dez., 2023.
Horas por dia
N.
%
Frequência de uso
N.
%
N.
Até 3 horas
49
24%
1 dia por semana
0
0%
49
3 - 6 horas
81
40%
2 dias por semana
1
0%
81
6-9 horas
42
21%
3 dias por semana
0
0%
42
9-12 horas
14
7%
4 dias por semana
0
0%
14
12-15 horas
7
3%
5 dias por semana
0
0%
7
15-18 horas
7
3%
6 dias por semana
6
3%
7
18-21 horas
1
0%
7 dias por semana
194
97%
1
21-24 horas
0
0%
0
Momentos
N.
%
N.
%
N.
Manhã
13
6%
Noite
137
68%
13
Tarde
48
24%
Madrugada
3
1%
48
Fonte: Dados da pesquisa (2023).
Os resultados expostos apresentam semelhanças com os estudos de Silva et
al. (2012), Junior et al. (2014) e Rangel e Miranda (2016) que evidenciaram um alto
uso diário de redes sociais por parte dos alunos.
Na Tabela 7 foram apresentados as estatísticas descritivas que
representaram a intensidade do uso das redes sociais e das redes de relacionamento
por parte dos alunos. São apresentadas informações referentes a média e desvio
padrão dos alunos de negócios e alunos de outras áreas, baseada em uma escala
que varia de 0 (menor intensidade) a 10 (maior intensidade).
Dentre as redes sociais mais utilizadas pelos graduandos estão o Whatsapp
com médias de intensidade variando de 9,36 para alunos de negócios e 8,41 para
alunos de outras áreas, logo após o Instagram com 8,18 e 7,21 e o Youtube com 7,09
e 6,81. Já o Facebook perdeu bastante espaço, contrariando o estudo de Medeiros et
al. (2019) que apontava a rede social como umas das mais acessadas pelos alunos.
Neste estudo ela apresentou médias de 3,53 para estudantes de negócios e 3,25 para
estudantes de outras áreas, perdendo até para o Twitter. As redes sociais Snapchat
e Tumblr possuem níveis muito baixo de acessos por partes dos estudantes de
graduação. A rede social voltada para os negócios Linkedin, apresentou uma média
de 1,95 para os estudantes de negócios e 1,55 para os estudantes de outras áreas.
Tabela 7 – Estatística descritiva da intensidade de uso das redes sociais
Negócios
Outras áreas
Média
Desvio-Padrão
Média
Desvio-Padrão
140
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jul./dez., 2023.
Facebook
3,53
3,01
3,25
3,08
Instagram
8,18
2,55
7,21
3,28
Linkedin
1,95
2,70
1,55
2,54
Whatsapp
9,36
1,27
8,41
2,15
Snapchat
0,79
2,11
0,34
1,07
YouTube
7,09
2,73
6,81
2,81
Twitter
3,83
3,95
3,65
4,04
Tumblr
0,17
0,87
0,33
1,42
Tinder
0,85
1,89
0,75
1,73
Happn
0,12
0,57
0,09
0,46
Badoo
0,06
0,30
0,09
0,52
AdoteUmCara
0,05
0,21
0,03
0,17
ParPerfeito
0,05
0,21
0,01
0,12
Grindr
0,02
0,12
0,11
0,61
Hornet
0,03
0,17
0,02
0,15
Scruff
0,02
0,12
0,02
0,15
Femme
0,18
1,24
0,01
0,09
Her
0,05
0,21
0,04
0,19
Bumble
0,02
0,12
0,01
0,17
Fonte: Dados da pesquisa (2023).
Com relação as redes de relacionamento temos o Tinder e a Happn como as
redes preferidas entre os estudantes, porém, estão bem longe do alcance das redes
sociais como o Whatsapp e o Instagram. O Tinder apresenta médias de 0,85 entre os
estudantes de negócios e 0,75 entre os estudantes de outras áreas, já a Happn
apresenta 0,12 e 0,09 de média. A rede relacionamento Grindr é mais acessada por
alunos de outras áreas, enquanto a rede Femme é predominante entre os estudantes
de negócios.
A Tabela 8 traz as estatísticas descritivas que representaram as assertivas
sobre o engajamento acadêmico. São apresentadas informações referentes a média
e desvio padrão dos alunos de negócios e alunos de outras áreas, baseada em uma
escala que varia de 0 (menor intensidade) a 10 (maior intensidade).
Segundo a assertiva A2, grande parte dos respondentes creem que seu curso
tem algum significado, média de intensidade de 8,83 para alunos de negócios e 9,03
para os alunos de outras áreas, além de se sentirem envolvidos com o seu curso
conforme a intensidade indicada na assertiva A16. No que tange aos itens A5, A10 e
A15 observa-se um alto grau de entusiasmo, orgulho e força dos estudantes em
relação ao seu curso de graduação.
Tabela 8 – Estatística descritiva das assertivas sobre engajamento acadêmico
Negócios
Outras áreas
Média
Desvio-Padrão
Média
Desvio-Padrão
A1
5,24
2,34
5,75
2,53
A2
8,83
1,83
9,03
1,63
141
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jul./dez., 2023.
A3
6,44
2,84
6,53
2,83
A4
5,89
2,58
5,98
2,48
A5
7,47
2,47
7,64
2,44
A6
5,45
3,08
5,17
2,85
A7
7,29
2,13
7,74
2,19
A8
4,09
3,15
4,90
3,09
A9
5,83
2,67
6,59
2,42
A10
8,18
2,36
8,62
2,16
A11
5,50
2,82
6,05
2,79
A12
3,68
2,96
3,36
2,68
A13
7,18
2,52
8,04
1,98
A14
5,74
2,71
5,83
2,59
A15
7,44
2,46
6,85
2,55
A16
7,53
2,28
7,20
2,73
Fonte: Dados da pesquisa (2023).
No entanto, as assertivas A12 e A8 indicam que os alunos se sentem
cansados ao realizarem suas tarefas como alunos, principalmente no período da
manhã, confirmando os estudos de (BATISTA, 2010; SILVA et al., 2018). O item A12
apresentam alunos cansados ao realizarem suas tarefas, tendo uma intensidade de
3,68 para alunos de negócios e de 3,36 para alunos de outras áreas. Já o item A8,
indica que o horário da manhã, é o momento em que os alunos apresentam menor
desejo em ir para as aulas ou estudar, uma intensidade que varia de 4,09 para alunos
de negócios e 4,90 para alunos de outras áreas.
4.3. Matriz de Correlação
A matriz de correlação entre a intensidade do uso das redes sociais e as
assertivas de engajamento acadêmico estão dispostas na Tabela 9.
142
Victor Hugo Vasconcelos Aguiar, Vagner Alves Arantes e Maria Auxiiliadora da Silva
RELAÇÃO ENTRE USO DAS REDES SOCIAIS E ENGAJAMENTO ACADÊMICO
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Tabela 9 – Matriz de correlação
Face
Insta
Link
Whats
Snap
YT
Tw
Tum
Tind
Happ
Bad
Adote
ParPerf
Grin
Horn
Scruff
Fem
Her
Bumb
A1
A2
A3
A4
A5
A6
A7
A8
A9
A10
A11
A12
A13
A14
A15
A16
Face
1,000
-,100
,039
,268**
,048
,068
-,055
,148*
,159*
,027
-,012
,060
,060
,106
,108
-,038
,116
,005
,082
,200**
,017
,132
,175*
,004
,076
,071
,050
,145*
,017
,068
-,006
,076
,219**
,098
,085
Insta
-,100
1,000
,169*
,184**
,128
-,158*
,135
,067
-,012
,020
-,008
,000
,018
-,139*
-,051
,079
-,009
,024
,000
,020
,090
-,172*
-,077
,064
-,112
-,038
-,134
-,140*
,016
-,065
-,138
-,188**
-,174*
,021
,080
Link
,039
,169*
1,000
,249**
,153*
,011
,193**
,010
-,063
,084
,163*
,102
,050
,063
,092
-,002
,059
,054
,083
,120
-,043
-,089
,032
,061
,172*
,068
,070
,034
-,048
,040
,070
-,077
-,173*
,100
,045
Whats
,268**
,184**
,249**
1,000
,129
,026
,145*
,028
-,036
,033
,070
,126
,094
,111
,038
-,076
,075
,139*
,020
,149*
-,003
,062
,117
,084
,067
,111
,103
,044
,044
,103
,016
,054
,074
,288**
,094
Snap
,048
,128
,153*
,129
1,000
,027
,164*
,046
,028
,091
-,018
,001
,028
-,020
,028
,046
,158*
,200**
,105
,126
,042
,146*
,162*
,071
,244**
,067
,158*
,146*
,057
,178*
,110
,088
,142*
,017
,037
YT
,068
-,158*
,011
,026
,027
1,000
-,040
,071
,020
-,132
-,031
-,106
-,107
,010
,013
-,050
-,085
-,128
-,098
,076
,033
-,002
,016
-,019
,010
,083
,051
,090
-,054
,075
,037
,020
,161*
,039
-,115
Tw
-,055
,135
,193**
,145*
,164*
-,040
1,000
,141*
,060
-,036
-,094
-,098
-,115
-,079
-,115
-,094
-,001
,158*
-,033
,019
,028
-,059
,007
,098
-,009
,069
-,036
,050
,041
,007
,020
-,005
,014
,036
,096
Tum
,148*
,067
,010
,028
,046
,071
,141*
1,000
-,094
,015
,030
,050
-,044
,030
,076
-,039
-,039
-,056
-,027
-,074
-,092
-,035
,049
,043
-,058
,040
,062
,013
-,009
,051
-,038
,010
-,013
-,029
-,033
Tind
,159*
-,012
-,063
-,036
,028
,020
,060
-,094
1,000
,082
,121
,024
-,002
,180*
-,002
,016
,109
,026
,074
-,097
-,156*
-,044
-,066
-,130
-,150*
,068
-,220**
-,056
-,093
-,099
-,024
-,028
-,039
-,127
-,102
Happ
,027
,020
,084
,033
,091
-,132
-,036
,015
,082
1,000
,378**
,436**
,253**
,370**
,253**
,291**
,289**
,402**
,433**
-,005
,012
-,056
,001
,070
,034
,027
,008
,035
-,050
-,107
,015
,024
-,039
-,059
,001
Bad
-,012
-,008
,163*
,070
-,018
-,031
-,094
,030
,121
,378**
1,000
,488**
,283**
,542**
,283**
,324**
,322**
,209**
,477**
,142*
,017
,073
,102
,125
,076
,069
,103
,086
,061
,069
,161*
,065
,110
,070
,065
Adote
,060
,000
,102
,126
,001
-,106
-,098
,050
,024
,436**
,488**
1,000
,492**
,608**
,318**
,362**
,360**
,239**
,528**
-,014
,017
-,084
-,019
,009
-,016
,012
-,032
-,060
-,088
-,103
-,013
-,077
-,071
,062
,025
ParPerf
,060
,018
,050
,094
,028
-,107
-,115
-,044
-,002
,253**
,283**
,492**
1,000
,424**
,385**
,435**
,432**
,294**
,628**
-,026
-,076
-,001
,052
,073
,070
-,009
,115
,107
,001
,026
,116
,046
,083
,061
,063
Grin
,106
-,139*
,063
,111
-,020
,010
-,079
,030
,180*
,370**
,542**
,608**
,424**
1,000
,424**
,310**
,308**
,200**
,458**
,083
,008
,065
,044
,005
,049
,065
,059
,112
-,045
-,047
,113
-,041
,025
-,045
,041
Horn
,108
-,051
,092
,038
,028
,013
-,115
,076
-,002
,253**
,283**
,318**
,385**
,424**
1,000
,435**
,432**
,294**
,628**
-,013
-,056
-,014
,021
-,077
,040
-,029
,045
,006
-,113
-,009
,073
-,033
,034
-,036
-,060
Scruff
-,038
,079
-,002
-,076
,046
-,050
-,094
-,039
,016
,291**
,324**
,362**
,435**
,310**
,435**
1,000
,487**
,335**
,704**
,005
,030
-,114
-,108
-,008
-,085
,011
-,005
-,093
,045
-,136
,053
-,048
,062
-,014
,099
Fem
,116
-,009
,059
,075
,158*
-,085
-,001
-,039
,109
,289**
,322**
,360**
,432**
,308**
,432**
,487**
1,000
,515**
,700**
,128
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,064
,072
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Her
,005
,024
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-,128
,158*
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,402**
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,239**
,294**
,200**
,294**
,335**
,515**
1,000
,492**
,027
,038
-,025
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,148*
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,070
,007
,069
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Bumb
,082
,000
,083
,020
,105
-,098
-,033
-,027
,074
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,528**
,628**
,458**
,628**
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,492**
1,000
,041
-,044
-,053
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-,056
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,003
-,030
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,010
A1
,200**
,020
,120
,149*
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,005
,128
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1,000
,360**
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,634**
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A2
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1,000
,241**
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,473*
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A3
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-,172*
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-,014
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1,000
,534**
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,288**
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A4
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,032
,117
,162*
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,001
,102
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-,108
,096
-,017
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,634**
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1,000
,508**
,525**
,508**
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,396**
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,371**
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A5
,004
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-,077
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1,000
,379**
,527**
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1,000
,399**
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,543**
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,348**
,209**
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,299*
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A7
,071
-,038
,068
,111
,067
,083
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,068
,027
,069
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-,009
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1,000
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,498**
,444**
,456**
,374**
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A8
,050
-,134
,070
,103
,158*
,051
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-,220**
,008
,103
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,115
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,132
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,601**
,400**
,590**
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1,000
,516**
,344**
,556**
,359**
,380**
,507**
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,279*
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A9
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,100
,034
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,284**
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1,000
,469**
,519**
,395**
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,504**
,401**
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A10
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-,054
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-,093
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-,088
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-,113
,045
,046
,070
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,314**
,396**
,715**
,333**
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,344**
,469**
1,000
,482**
,211**
,246**
,367**
,362**
,670*
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A11
,068
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,040
,103
,178*
,075
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,051
-,099
-,107
,069
-,103
,026
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-,009
-,136
,058
,007
-,058
,440**
,211**
,477**
,524**
,545**
,553**
,456**
,556**
,519**
,482**
1,000
,375**
,320**
,519**
,404**
,464*
*
A12
-,006
-,138
,070
,016
,110
,037
,020
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-,024
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,161*
-,013
,116
,113
,073
,053
,139*
,069
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,431**
,194**
,288**
,371**
,341**
,348**
,374**
,359**
,395**
,211**
,375**
1,000
,116
,426**
,288**
,313*
*
A13
,076
-,188**
-,077
,054
,088
,020
-,005
,010
-,028
,024
,065
-,077
,046
-,041
-,033
-,048
,086
,077
-,002
,127
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,288**
,285**
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,292**
,380**
,256**
,246**
,320**
,116
1,000
,415**
,273**
,177*
A14
,219**
-,174*
-
,173*
,074
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,161*
,014
-,013
-,039
-,039
,110
-,071
,083
,025
,034
,062
,134
,013
,032
,394**
,231**
,434**
,490**
,409**
,410**
,453**
,507**
,504**
,367**
,519**
,426**
,415**
1,000
,456**
,380*
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A15
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,017
,039
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-,029
-,127
-,059
,070
,062
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-,045
-,036
-,014
,106
,046
,009
,441**
,276**
,437**
,587**
,420**
,326**
,508**
,406**
,401**
,362**
,404**
,288**
,273**
,456**
1,000
,424*
*
A16
,085
,080
,045
,094
,037
-,115
,096
-,033
-,102
,001
,065
,025
,063
,041
-,060
,099
,099
,079
,010
,357**
,473**
,327**
,424**
,727**
,299**
,529**
,279**
,355**
,670**
,464**
,313**
,177*
,380**
,424**
1,00
0
Fonte: Dados da Pesquisa (2023).
Os resultados sugerem que o uso das redes sociais está positiva e
significativamente relacionado com algumas assertivas de engajamento acadêmico.
Esse efeito é predominante quando os alunos utilizam as redes sociais Snapchat,
Facebook e Whatsapp. Para o Snapchat, nota-se que seu uso está associado as
assertivas A3, A4, A6, A8, A9, A11, A14, o que sugere que apesar do uso desses
aplicativo, os estudantes conseguem manter concentração nas atividades
acadêmicas. A A6, por exemplo, indica que os estudantes esquecem o que acontece
em seu entorno para concentrar esforços nos estudos.
Comportamento semelhante é identificado entre o uso do Facebook e o
engajamento acadêmico sendo que os respondentes tendem a possuir maior
correlação entre ambas atividades. O efeito é notável para as assertivas A1, A4, A9 e
A14, sendo que a primeira e a última assertiva apresentam maior correlação e indicam
que o tempo de uso no Facebook não interfere nas tarefas acadêmicas (A1 e A14). O
uso do Whatsapp, por sua vez, está positivamente correlacionado as assertivas A1 e
A15 e indicam que o canal de comunicação online também não impede o
desenvolvimento das atividades acadêmicas.
O resultado anunciado pode ser explicado pelo intenso uso das redes sociais
como canal de comunicação entre estudantes e professores durante a pandemia do
COVID-19. No cenário da pandemia, as instituições de ensino superior substituíram
as aulas presencias por aula online e as redes sociais foram incorporadas às
atividades acadêmicas. Destaca-se, inclusive, o uso de grupos no Facebook e no
Whatsapp como canal de comunicação e interação entre estudantes, docentes e as
comunidades acadêmicas.
Por outro lado, o Instagram apresentou relação significativa e negativa com
algumas assertivas de engajamento acadêmico, como em A3, A9, A13 e A14. O
resultado apresenta evidências de que o aumento da intensidade de uso do Instagram
está inversamente relacionada ao desenvolvimento das tarefas acadêmicas (A1), à
dedicação aos estudos (A4), à felicidade no desempenho das atividades sugeridas
pelos docentes (A9) e à concentração (A14). O resultado é particularmente
interessante visto que sugere que a rede social pode reter maior atenção dos
estudantes e, talvez, reduzir os esforços acadêmicos.
O achado também apresenta evidências de que os graduandos possuem
habilidades múltiplas no que tange a execução de diversas tarefas em paralelo, como
por exemplo, utilizar as redes sociais e realizar tarefas acadêmicas (SILVA; NETO;
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Victor Hugo Vasconcelos Aguiar, Vagner Alves Arantes e Maria Auxiliadora da Silva
RELAÇÃO ENTRE USO DAS REDES SOCIAIS E ENGAJAMENTO ACADÊMICO
Revista de Estudos em Organizações e Controladoria-REOC, ISSN 2763-9673, UNICENTRO, Irati-PR, v. 3, n. 2, p. 126-148,
jul./dez., 2023.
ANJOS; MIRANDA, 2012). Porém, para Gasque (2016) tal comportamento pode
impactar o engajamento acadêmico já que a atenção do estudante pode estar
centrada nas redes sociais.
Nessa linha, Rangel e Miranda (2016) citam que a dificuldade de os alunos
manterem a atenção está relacionada com a sobrecarga de informações e o uso de
redes sociais como por exemplo o Instagram. Desta forma, o uso intensivo das redes
sociais pode induzir a uma sobrecarga de informações, ou seja, pode induzir ao deficit
de atenção por parte dos alunos e, assim, impactar negativamente o engajamento
acadêmico.
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
O objetivo do estudo foi verificar os efeitos do uso das redes sociais no
engajamento acadêmico de estudantes regularmente matriculados em cursos de
graduação. Nesse sentido, foram coletados dados de 201 estudantes de contabilidade
e de estudantes de outras áreas de diferentes universidades do Brasil. Para a análise
dos dados, foram conduzidas estatística descritiva e análise de correlação de
Sperman já que os dados não correspondem a uma distribuição normal.
As estatísticas descritivas indicaram que a maioria dos estudantes utilizam
redes sociais praticamente todos os dias da semana, sendo o período noturno, o
momento favorito entre eles. Dentre as redes sociais mais utilizadas pelos alunos
estão: o Whatsapp, Instagram e o Youtube. Já entre as redes de relacionamento
podemos apontar o Tinder e a Happn. Essas redes sociais indicam uma sobrecarga
de informações, além de tomar bastante tempo dos alunos, podendo vir a afetar o
engajamento acadêmico.
As assertivas descritivas apontaram que grande parte dos alunos entendem
que seu curso possui algum significado, além de apresentarem entusiasmo, orgulho
e força em relação ao seu curso de graduação. Porém, os alunos se sentem cansados
ao realizarem suas tarefas acadêmicas, além de não apresentarem tanta energia para
assistir aulas ou estudar durante o período da manhã.
Em relação a correlação de Sperman, observou-se que o uso das redes
sociais estão positiva e significativamente relacionada com algumas assertivas de
engajamento acadêmico. Esse efeito é predominante quando os alunos utilizam as
redes sociais Snapchat, Facebook e Whatsapp. O que sugere que apesar do uso
145
Victor Hugo Vasconcelos Aguiar, Vagner Alves Arantes e Maria Auxiliadora da Silva
RELAÇÃO ENTRE USO DAS REDES SOCIAIS E ENGAJAMENTO ACADÊMICO
Revista de Estudos em Organizações e Controladoria-REOC, ISSN 2763-9673, UNICENTRO, Irati-PR, v. 3, n. 2, p. 126-148,
jul./dez., 2023.
desses aplicativo, os estudantes conseguem se manter engajadas nas atividades
acadêmicas. Porém ao se falar do Instagram, os dados apontaram uma relação
significativa e negativa com algumas assertivas de engajamento acadêmico. Os
resultados apresentam evidências de que o aumento da intensidade de uso do
Instagram está inversamente relacionada ao desenvolvimento das tarefas
acadêmicas. Com o foco voltado para o Instagram, os estudantes diminuem sua
dedicação aos estudos e a felicidade no desempenho das atividades sugeridas pelos
docentes, prejudicando diretamente o seu desempenho acadêmico.
Tais resultados anunciados podem ser explicado pelo intenso uso das redes
sociais como canal de comunicação entre estudantes e professores durante a
pandemia do COVID-19. No cenário da pandemia, as instituições de ensino superior
substituíram as aulas presencias por aula online e as redes sociais foram incorporadas
às atividades acadêmicas.
Os achados são similares aos de Júnior et al. (2014), Rangel e Miranda (2016)
e Medeiros et al. (2019) elencados no referencial teórico, indicando que a utilização
das redes sociais é um fato social consolidado e em constante evolução. Embora se
tenha a disputa por atenção do aluno com as demais possibilidades de uso, as redes
sociais estão contidas na forma de estudo dos alunos, como ferramentas de auxílio
ao aprendizado e, talvez, no desempenho acadêmico. No entanto, é necessário ficar
atento ao uso excessivo das redes para intuitos diferentes aos do estudo, o que pode
vir a afetar negativamente o engajamento acadêmico dos estudantes, confirmando o
estudo de (SILVA et al., 2018).
Espera-se que os achados deste estudo possam contribuir com essas
instituições, incluindo seus diretores, coordenadores e docentes, para auxílio nas
proposições de ações no ambiente acadêmico, viabilizando a elaboração de planos e
estratégias pedagógicas mais adequadas às necessidades dos alunos, minimizando
o impacto negativo do mau uso das redes sociais sobre os resultados dos discentes,
aumentando o engajamento acadêmico.
Ainda, os achados desta pesquisa também podem ser considerados úteis
para os próprios estudantes avaliarem o impacto do uso intensivo das redes sociais,
de modo que possam melhor aproveitar o seu tempo, dentro e fora da sala de aula,
destinando-o adequadamente para o cumprimento de seus compromissos
acadêmicos, maximizando a possibilidade de alcance de seus objetivos.
146
Victor Hugo Vasconcelos Aguiar, Vagner Alves Arantes e Maria Auxiliadora da Silva
RELAÇÃO ENTRE USO DAS REDES SOCIAIS E ENGAJAMENTO ACADÊMICO
Revista de Estudos em Organizações e Controladoria-REOC, ISSN 2763-9673, UNICENTRO, Irati-PR, v. 3, n. 2, p. 126-148,
jul./dez., 2023.
Sugere-se como pesquisas futuras abordar impactos das redes sociais no
processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do ensino superior, captando não
apenas a percepção dos alunos, mas também a dos docentes da área. Outro trabalho
seria analisar quais as redes sociais utilizadas pelos docentes para o ensino remoto
durante a pandemia da Covid 19, identificando os prós e contras destas redes.
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