REVISTA DE ESTUDOS EM ORGANIZAÇÃO E CONTROLADORIA (REOC)
Missão da REOC
Disseminar e promover o conhecimento científico, nas áreas de Administração, Ciências
Contábeis, Turismo e áreas afins, relacionado aos aspectos internos e externos das Organizações
e da Controladoria, tanto do setor público como do privado.
Visão Institucional
A REOC entende que a interação com diferentes públicos e instituições, tanto em nível
nacional como internacional, visando à publicação de conhecimentos vinculados a área de
Organizações e Controladoria contribuirá para a formação humana e profissional dentro da área
de Ciências Sociais Aplicadas. Nesse sentido, é direcionada a pesquisadores, professores,
estudantes e profissionais que se interessam por temáticas vinculadas às Organizações e a
Controladoria.
Valores Institucionais
A REOC defende como valores institucionais: i) o compromisso com a qualidade de suas
publicações; ii) a independência dos editores e pareceristas; iii) a ética nas pesquisas científicas e
nas suas formas de divulgações; e iv) a democratização do conhecimento acadêmico-científico.
Periodicidade: Semestral
CORPO DIRETIVO
Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
Reitor: Prof. Dr. Fábio Hernandes
Setor de Ciências Sociais Aplicadas – Campus de Irati/PR
Diretor: Prof. Dr. Edelcio José Stroparo
Vice-Diretor: Prof. Dr. Ronaldo Ferreira Maganhotto
CONSELHO EDITORIAL
Dr. Antônio João Hocayen Silva, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO),
Campus Irati., Brasil
Dr. Luiz Gustavo Alves de Lara, Universidade Positivo (UP), Brasil
Dra. Marinês Taffarel, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Campus
Irati., Brasil
Dra. Linda Jessica De Montreuil Carmona, Universidade Regional de Blumenau (FURB),
Brasil
Dr. Bruno Martins Augusto Gomes, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil
Dr. José Henrique de Faria, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil
Dr. Marcelo Resquetti Tarifa, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil
EDITOR RESPONSÁVEL
Prof. Dr. Antônio João Hocayen da Silva, Departamento de Administração – UNICENTRO, Irati/PR
– Brasil
EDITORES DE ÁREAS
Administração
Prof. Dr. César Renato Ferreira Costa
Departamento de Administração – UNICENTRO, Irati/PR – Brasil
Ciências Contábeis
Prof. Dr. Edson Roberto Macohon
Departamento de Ciências Contábeis – UNICENTRO, Irati/PR – Brasil
Turismo
Prof. Dr. Ronaldo Ferreira Maganhotto
Departamento de Turismo – UNICENTRO, Irati/PR – Brasil
Revista de Estudos em Organizações e Controladoria-REOC, ISSN 2763-9673, UNICENTRO, Irati-PR, v. 3, n. 2, p. 01-06,
Jul./Dez., 2023.
SECRETARIA
Juliano de Macedo – Setor de Ciências Sociais Aplicadas – UNICENTRO, Irati/PR – Brasil
ENDEREÇO
Revista de Estudos em Organizações e Controladoria
Setor de Ciências Sociais Aplicadas
Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTROCampus Irati
Rua Professora Maria Roza Zanon de Almeida, s/n. Bairro: Gutierrez - Caixa Postal 21
CEP 84.505-677 - Irati – Paraná/Brasil
Fone: 55 (42) 3421-3040
E-mail: reoc@unicentro.br
EDITORIAL
A Revista de Estudos em Organizações e Controladoria REOC, da
Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Irati-PR, tem como
propósito oportunizar um espaço para a discussão acadêmica sobre temáticas
relacionadas com o papel das Organizações e da Controladoria no ambiente
organizacional e social. Busca, por meio da divulgação de trabalhos acadêmicos,
consolidar-se como meio de disseminação da produção científica na área de
Organizações e Controladoria.
A Revista de Estudos em Organizações e Controladoria tem como eixo
central de pesquisas a área de Organizações e Controladoria, e a sua identidade,
que buscaremos construir, passa pelo papel intrínseco das Organizações e da
Controladoria nas estratégias organizacionais.
Este segundo número de 2023 da REOC, encerrando de forma brilhante o
ano da revista, é composto por nove artigos científicos em que os pesquisadores
abordam temas variados envolvendo o escopo de pesquisas atreladas ao foco
central da revista. Estudos que têm como interesse tanto a gestão de
organizações públicas, como de organizações privadas. Algumas pesquisas
abordam ainda os impactos do fenômeno da Covid-19 no cotidiano das
organizações.
O primeiro estudo, intitulado O Novo Marco do Saneamento Básico e as
Empresas Estatais, de autoria de Ramos João Sacaia Fernando, tem como
propósito central analisar questões relacionadas ao saneamento básico no Brasil,
considerando-se os marcos regulatórios da Lei Federal 11.445/2007 e da Lei
Federal nº 14.026/2020. Mediante uma análise bibliográfica e documental, o autor
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discute o processo histórico de implementação das normativas instituídas pela
legislação no que se refere ao saneamento básico nas esferas municipal,
estadual e federal.
Na sequência, o segundo trabalho, de autoria de Marcos Roberto Pisarski
Junior e Marcelo Jesus Nascimento Lima, intitulado Inteligência Emocional
Aplicada no Desenvolvimento de Pessoas em Ambientes Organizacionais
no Pós Pandemia de Covid-19, traz uma discussão acerca das mudanças
ocasionadas no contexto das organizações em decorrência do período de
pandemia da Covid-19, o que exigiu adaptação nos processos de gestão e
organização das empresas. Para tanto, visa analisar as publicações sobre
Inteligência Emocional e suas implicações para o cotidiano das organizações. A
pesquisa se deu mediante uma revisão bibliográfica e trouxe como resultados
evidências que revelam a importância do tema para o cotidiano das organizações,
tendo em vista, suas significativas contribuições em ambientes de crises e
incertezas, fortalecendo mecanismos de liderança e de desempenho eficazes.
Chegamos ao terceiro estudo, intitulado Disposal Of Expired Or Unused
Medicines In Federal District Brazil: An Analysis Of Reverse Logistics, de
autoria de Vanessa Cabral Gomes, Cinthia Bandeira Chavarri Gomes, Edilene
Sampaio e André Valle Magalhães. Os autores buscaram compreender, mediante
a coleta de dados com 158 atores sociais e 65 empresas, a configuração da
cadeia de logística reversa de medicamentos com prazo de validade vencidos ou
sem uso no Distrito Federal. Os resultados evidenciam uma lacuna entre os
consumidores finais e as organizações distribuidoras de medicamentos. Estes
implementam mecanismos de recebimento, armazenamento e envio de
medicamentos vencidos aos seus locais de origem. Contudo, consumidores finais
apontam certo desconhecimento sobre os procedimentos de descarte e o fazem
de forma difusa sem atender aos protocolos estabelecidos pela logística reversa.
Nosso quarto artigo trata do Trabalho Remoto Durante a Pandemia de
Covid-19: Vantagens e Desvantagens, tendo sido conduzido por Eduardo
Matheus Cisz e Marcia de Souza Bronzeri. Os autores propõem uma discussão
acerca do trabalho remoto instituído no período da pandemia de Covid-19, a partir
de um estudo survey, analisando as vantagens e desvantagens desta nova
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realidade, na percepção de acadêmicos de Administração. Horários flexíveis e
melhor qualidade de vida, considerando mais tempo dedicado às famílias, foram
as evidências das principais vantagens percebidas pelos atores sociais. Por outro
lado, equipamentos ineficientes que dificultavam a execução das atividades, bem
como, a não fixação de limites para envio e recepção de tarefas, foram indicadas
como as principais desvantagens dessa nova forma de organização do trabalho,
impactando diretamente no cotidiano de vida dos trabalhadores.
Em seguida, nosso quinto trabalho, com o tulo Estudo Sobre os
Caminhos Decoloniais: que Conhecimentos Estamos Construindo na
Universidade? Que traz a pesquisadora Marcia Regina Ferreira como autora e
chama os leitores a refletirem acerca das questões que se tornaram cruciais para
a ciência atualmente, como: "Que conhecimentos estamos construindo nas
universidades brasileiras? Que tecnologia está sendo discutida nas
universidades? Que ciência está sendo construída nas universidades? Que
conhecimentos estamos construído a partir de ações a favor da justiça, da
igualdade e da diversidade epistêmica?". Essas discussões estão ancoradas em
uma pesquisa bibliográfica dos estudos centrais de Álvaro Vieira Pinto e Orlando
Fals Borda, bem como, em um estudo bibliométrico que resgata pesquisas
científicas publicadas sobre o tema. Finalmente, a autora conclui sobre a
importância de considerarmos o contexto brasileiro como bússola para construção
da ciência, assumindo um distanciamento do arcabouço científico hegemônico
impositivo.
Em nosso sexto artigo, os autores Victor Hugo Vasconcelos Aguiar, Vagner
Alves Arantes e Maria Auxiliadora da Silva com o trabalho intitulado Relação
Entre Uso das Redes Sociais e Engajamento Acadêmico, buscam
compreender a relação entre o uso de redes sociais e o engajamento acadêmicos
de estudes de nível superior, a partir de uma pesquisa quantitativa que teve a
participação de 201 atores sociais. Os resultados apresentados pelos
pesquisadores nos direcionam a duas evidências significativas. Primeiro uma
correlação positiva quando tratamos de Snapchat, Facebook e Whatsapp, não
implicando em prejuízos ao engajamento acadêmico. Por outro lado, discussões
referentes ao uso do Instagram, indicam a existência de uma correlação negativa
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com o engajamento acadêmico, principalmente, quando se manifesta o seu uso
excessivo. A pesquisa chama atenção para a necessidade de se criar
mecanismos que possam reduzir ou mitigar os impactos do uso de redes sociais
entre os acadêmicos.
Partimos agora para o sétimo estudo apresentado que traz como título as
Características de Integridade, Governança Corporativa, Compliance,
Controles Internos e Ética das Empresas Listadas ao Prêmio Anefac 2022,
dos pesquisadores Luciano Sperafico Carneiro Junior, Bruna Cristina Cordova e
Edicreia Andrade dos Santos. O estudo se dedicou à análise das características
sobre integridade, governança corporativa, compliance, controles internos e ética
que se manifestam nos relatórios financeiros de empresas indicadas ao prêmio de
transparência ANEFAC 2022. Os autores observaram que, apesar da
obrigatoriedade de adoção de práticas padronizadas de estruturação dos
relatórios, ficam evidentes ainda certas distinções entre as empresas analisadas,
e, em certa medida, os resultados indicam um movimento positivo de gestores em
adequar suas metodologias e práticas para o cumprimento da legislação
estabelecida, em alguns casos, indo além do esperado. Medidas que podem
garantir uniformidade entre as empresas da B3.
Nosso oitavo estudo retoma a discussão dos desafios enfrentados por
organizações no contexto da pandemia de Covid-19. Tem como título a Análise
do Processo de Resiliência das Pequenas Empresas Durante o Covid-19 de
autoria de Ely Andrews Costa de Oliveira, Jonas Fernando Petry, Cristiane do
Nascimento Brandão e Hilmar Tadeu Chaves. Os resultados indicaram um
movimento significativo de adaptação entre os empresários que participaram do
estudo, evidenciando que a resiliência dos mesmos foi a mola propulsora para a
sobrevivência e manutenção das organizações mesmo diante das adversidades
advindas do período de isolamento social. Além da capacidade de adaptação, foi
observado pelos autores que a busca pela aprendizagem fortaleceu a prática de
gestão empreendedora, promovendo o desenvolvimento e o fortalecimento dos
negócios entre empresários de Manaus.
Rafael Augusto Ferreira Zanatta nos apresenta o nono estudo, artigo que
fecha o mero 2 de 2023 da revista. Intitulado O Uso da Lei Geral de Proteção
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de Dados Pessoais por Gestores blicos: Origens e Funções
Procedimentais em Políticas Públicas no Brasil, traz luz a uma discussão atual
e importante sobre a LGPD, Lei Federal 13.709/2018. Caracteriza-se como
uma pesquisa bibliográfica, com discussões ancoradas na teoria do Direito e
Políticas Públicas. Reforça a importante do arcabouço jurídico da lei para a
atuação dos gestores públicos.
Desejamos ótima leitura.
Prof. Dr. Antônio João Hocayen da Silva
Editor Responsável
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