PROGRAMAS DE QUALIDADE NO SETOR DE ALIMENTOS E BEBIDAS DA HOTELARIA EM PONTA GROSSA

Gislaine Gomes Pereira Rosas, Rubia Gisele Tramontin Mascarenhas

Resumo


A atividade turística está em amplo crescimento e prevê a expansão das atividades para os próximos anos, a responsabilidade do setor hoteleiro com o fornecimento de refeições com qualidade sensorial aliada a qualidade higiênico-sanitária, está cada vez maisatrelada a sua imagem perante o hóspede, podendo ser positiva ou negativa, caso alimentos impróprios sejam consumidos. Neste contexto, realizou-se uma pesquisa exploratória através de revisões bibliográficas de normas, e legislações, seguido de questionário on-line, com intuito de identificar o cenário atual dos programas de qualidade do setor de Alimentos & Bebidas na hotelaria em Ponta Grossa. Dentre os resultados obtidos foi possível identificar que as equipes de trabalho são multiprofissionais, que os hotéis buscam por capacitação, em sua maioria com parcerias externas. O apontamento de programas baseados em controle de estoque ocorreu em maior índice pelos hotéis. Seguidos do programa de boas práticas de fabricação, o qual envolve uma gama maior de itens a serem implantados e seguidos. Métodos mais complexos, como APPCC, e a ISO foram poucos evidenciados, possivelmente pela demanda de maior investimento financeiro para implantar e manter os referidos programas.


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DOI: https://doi.org/10.5935/2763-9673.20240003

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