Revista de Estudos em Organizações e Controladoria - REOC, ISSN 2763-9673, UNICENTRO, Irati-PR, v. 4, n. 1, p. 136-
157, jan./jun., 2024. 
APLICAÇÃO DA CURVA ABC EM UMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS DE 
PEQUENO PORTE EM TEIXEIRA SOARES1 
APPLICATION OF THE ABC CURVE IN A SMALL BEVERAGE DISTRIBUTOR 
IN TEIXEIRA SOARES 
ANTONIO SPORNY JUNIOR 
Centro Universitário Campo Real 
E-mail: juninhosporny@gmail.com 
CARLOS ALEXANDRE BAIDA 
Centro Universitário Campo Real 
E-mail: alexandre_baida@hotmail.com 
BRUNO MACHINSKI 
Centro Universitário Campo Real 
E-mail: brunomachinski@gmail.com 
RESUMO 
Este estudo teve como objetivo analisar a aplicação da Curva ABC no gerenciamento de estoques 
da empresa de bebidas alcoólicas, para identificar quais produtos geram maior impacto financeiro. 
A pesquisa foi realizada a partir de dados obtidos entre 25 de julho e 29 de setembro de 2024. A 
metodologia adotada foi quantitativa e descritiva, utilizando-se de dados fornecidos pela empresa 
sobre vendas, preços e quantidades consumidas dos produtos. A partir desses dados, foi construída 
a Curva ABC, que classifica os itens em três categorias (A, B e C), com base no valor total gerado 
pelas vendas. A pesquisa revelou a importância de se concentrar na gestão dos itens da Classe A, 
que trazem maior retorno financeiro, e de revisar a estratégia de compras para os itens da Classe 
C, de menor impacto econômico. Conclui-se que a aplicação da Curva ABC pode otimizar a gestão 
de  estoques,  contribuindo  para  a  redução  de  custos  e  melhoria  nos  resultados  financeiros  da 
empresa. 
Palavras-chave: Controle, Curva ABC, Estoques. 
ABSTRACT 
This study aimed to analyze the application of the ABC Curve in the inventory management of an 
alcoholic beverage company, to identify which products generate the greatest financial impact. The 
research  was  conducted  using  data  obtained  between  July  25  and  September  29,  2024.  The 
methodology  adopted  was  quantitative  and  descriptive,  using  data  provided  by  the  company  on 
sales,  prices,  and  quantities  consumed  of  the  products.  From  this  data,  the  ABC  Curve  was 
constructed, which classifies the items into three categories (A, B, and C), based on the total value 
generated by sales. The research revealed the importance of focusing on the management of Class 
A items, which bring the greatest financial return, and of reviewing the purchasing strategy for Class 
C items, which have the least economic impact. It is concluded that the application of the ABC Curve 
can optimize inventory  management,  contributing to  cost reduction and  improving the company's 
financial results. 
Keywords: Control, ABC Curve, Stocks. 
1 DOI: https://doi.org/10.5935/2763-9673.20240006 
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Antonio Sporny Junior, Carlos Alexandre Baida e Bruno Machinski 
APLICAÇÃO DA CURVA ABC EM UMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS DE PEQUENO PORTE EM TEIXEIRA SOARES 
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157, jan./jun., 2024. 
1. INTRODUÇÃO 
Em  um  ambiente  econômico  cada  vez  mais  competitivo,  é  de  suma 
importância que a empresa usufrua de ferramentas que possibilitem uma vantagem 
em relação aos concorrentes. Cada empresa tem suas características únicas, tanto 
em seus produtos quanto na oferta de seus serviços. O que distingue e confere 
vantagens em relação às concorrentes do mesmo ramo, são as decisões que ela 
adota,  assim  como  as  estratégias  que  define,  desenvolve  e  implementa  para 
destacar-se no mercado. Para Oliveira (2007, p. 222), a “vantagem competitiva é 
aquele algo a mais que identifica os produtos e serviços e os mercados para os 
quais a empresa está efetivamente capacitada a atuar de forma diferenciada’’. 
Segundo Morocho (2020) a gestão de estoque tem como objetivo organizar, 
planejar  e  controlar  todo  o  montante  que  a  empresa  possui,  com  um  único 
propósito,  reduzir  possíveis  prejuízos  ao  setor  financeiro.  Atualmente,  existem 
diversas metodologias que auxiliam neste controle, dentre elas, uma que mais vem 
sendo  utilizada  é a  metodologia de  controle de estoques  pela curva  ABC.  Esse 
método,  de  acordo  com  Goebel  (1996),  foi  criado  por  Vilfredo  Pareto,  um 
economista  italiano,  no  século  XIX,  no  qual  estudou  a  distribuição  desigual das 
riquezas  alocadas  no  país,  o  resultado  de  seus  estudos  foi  de  que  20%  da 
população possuía 80% das riquezas, uma relação 80/20. 
Segundo Pozo (2010), a curva ABC, também denominada como Diagrama 
de Pareto, é subdividida em três classes, sendo elas a Classe A, que demanda 
maior  atenção,  pois  representa  a  maior  porcentagem  de  vendas  da  empresa, 
mesmo  contendo  um  número  menor  de  itens,  correspondentes  a  20%  da 
quantidade total podendo chegar a 80% em termos de valor. Classe B é a classe 
intermediária,  pois  relata  uma  porcentagem  média  de  vendas  e  produtos,  se 
comparado ao primeiro e terceiro grupo, essa classe representa 30% da quantidade 
e 15% do valor. E a Classe C, que se refere a uma quantidade de vendas inferior 
às duas outras classes citadas, porém concentra-se um volume maior de produtos, 
equivalente a 50% da quantidade e 5% do valor. 
A análise ABC é uma das formas mais comuns de analisar estoques.  Essa 
análise consiste na verificação, em certo espaço de tempo do consumo, dos itens 
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presentes no estoque. “Aos itens mais importantes de todos, segundo a ótica do 
valor ou da quantidade, dá-se a denominação itens classe A, aos intermediários, 
itens classe B, e aos menos importantes, itens classe C” (Martins; Campos, 2009, 
p. 211). 
O gerenciamento de estoques pode ser encarado como uma dificuldade pela 
empresa,  principalmente para  as  de  pequeno porte,  que  é  o caso  de  objeto  de 
estudo  deste  trabalho.  Para  manter-se  em  nível  competitivo  com  os  seus 
concorrentes a gestão de estoques deve funcionar de maneira eficaz, visto que a 
ferramenta em questão quando bem implantada e administrada dentro da empresa, 
impacta  drasticamente  na  rentabilidade,  uma  vez  que  consegue  reduzir  custos, 
prejuízos e eliminar erros. 
Por esse motivo, ao reconhecer a importância da Curva ABC no processo 
de gerenciamento de estoques, torna-se relevante este estudo, afim de contribuir 
academicamente,  podendo  servir  como  base  para  referências  futuras  nas 
investigações  e  estudos  sobre  o  tema  em  questão.  Além  de  tornar-se  uma 
ferramenta de extrema importância para a empresa de bebidas alcóolicas ‘’Velho 
Texas’’,  situada  em  Teixeira Soares  no  Estado do  Paraná, pois  permitirá  que  a 
mesma obtenha uma visão do seu real valor em estoques, evitando o desperdício 
de  mercadorias,  norteando  o  gestor  de  que  nem  todos  os  itens  em  estoques 
demandam a mesma importância se analisados em valores financeiros. 
Foram levantadas informações relevantes sobre os produtos que possuem 
maior rentabilidade financeira no período de 25 de julho de 2024 a 29 de setembro 
de  2024,  totalizando  60  dias.  Posteriormente,  com  base  nos  dados  obtidos  do 
sistema da empresa, foi construída a curva ABC. O trabalho está organizado em 
cinco partes, incluindo a introdução. A segunda parte discute o referencial teórico, 
destacando  tópicos  significativos  sobre  a  gestão  de  estoques,  especialmente 
através  da  aplicação  do  método  de  classificação  ABC.  Na  terceira  parte,  são 
descritos os métodos utilizados na pesquisa. Os resultados são apresentados na 
quarta parte. Por último, a quinta seção traz as conclusões do artigo. 
2. REFERENCIAL TEÓRICO  
2.1 Estoques 
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Existem diversas definições para estoque, mas, em essência, elas giram em 
torno da mesma ideia, que seria o acumulo de recursos transformados em uma 
operação. Segundo Moura (2004), o estoque é uma coleção de bens guardados, 
que possuem características específicas, que visa atender às metas e demandas 
da  empresa.  Assim,  qualquer  item  que  esteja  armazenado  em  um  depósito, 
almoxarifado, prateleira, gaveta ou armário, destinado ao uso da empresa em suas 
operações é classificado como parte do estoque da organização. 
Os  estoques estão  entre  as maiores  preocupações  dos gestores  de  uma 
empresa.  No  ponto  de  vista  operacional,  baixos  estoques      significam 
indisponibilidade de atendimento ao cliente, enquanto na visão financeira, estoques 
altos significam dinheiro parado  e, desse modo maiores custos (Corrêa;  Corrêa, 
2008). 
2.2. Gestão de Estoques 
A gestão de estoques  surgiu  da necessidade das empresas  em  controlar 
melhor os materiais, custos e serviços prestados. Dessa forma, se torna de extrema 
importância uma boa gestão de estoques. Segundo Viana (2011, p. 117) gestão de 
estoques: 
é um conjunto de atividades que visa, através de políticas de estoque, o 
atendimento  pleno  das  necessidades  da  organização,  com  máxima 
eficiência  e  menor  custo,  através  do  maior  giro possível para  o capital 
investido. 
Slack,  Chamber  e  Johnston.  (2009)  afirma  que  a  gestão  de  estoques  é 
composta por diversas tomadas de decisões que permitirá que o gestor de uma 
empresa  possa  realizar  suas  tarefas  com  eficiência,  desde  que  possua  as 
informações  necessárias  desde  o  processo  de  compra  até  a  venda.  Com  isso, 
evidencia-se a importância para a empresa em possuir uma gestão de estoques de 
maneira  inteligente,  afim  de  orientar  o  gestor  na  tomada  de  decisão.  Um 
gerenciamento de estoque bem analisado contribui para uma empresa realizar suas 
ações  sem  dificuldades,  uma  vez  que  é  possível  reduzir  custos,  aumentar  a 
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eficiência  nas  compras  e  gerar  maior  confiança  na  tomada  de  decisões 
(Montanheiro; Fernandes, 2008). 
O controle de estoque vai além do simples registro das entradas e saídas de 
produtos,  mas  deve  ser  encarado  de  forma  estratégica,  considerando  que  os 
estoques integram uma boa parte dos ativos da  empresa. De acordo com Pozo 
(2010),  diversas  empresas  enfrentam  a  falência  ao  alocar  grandes  quantias  de 
capital em estoques, o que resulta na falta de recursos financeiros para manter o 
capital  de  giro.  Para  alcançar  a  máxima  eficiência,  é  essencial  contar  com 
ferramentas que ajudem no gerenciamento de estoque. Uma dessas ferramentas é 
a curva ABC, que simplifica a análise e a identificação de problemas, suas causas 
e a hierarquia de importância dos produtos estocados. 
2.3. Curva ABC 
A  Curva  ABC  é  baseada  no  teorema  do  economista Vilfredo  Pareto, que 
surgiu na Itália, no século XIX, em um estudo sobre a renda e riqueza, o economista 
observou  uma  pequena  parcela  da  população  (20%),  que  concentrava  a  maior 
parte da riqueza (80%). Para Slack, Chamber e Johnston (2009), qualquer estoque 
que  contenha  mais  de  um  item  guardado,  determinados  itens  terão  maior 
importância para a empresa do que outros. Os autores apresentam que a curva 
ABC  proporciona  resultados  imediatos  devido  a  sua  fácil  aplicação,  visto  que 
considera todos os itens que estão em estoque e separa aqueles que são mais 
relevantes. 
A forma mais utilizada de controle na classificação ABC é a realização de 
uma  listagem dos produtos em estoque,  bem  como  as suas movimentações  de 
valor, ou seja, discriminar diferentes itens multiplicando sua taxa de uso pelo seu 
valor  individual  (Slack;  Chamber;  Johnston,  2009).  A  primeira  etapa  do  método 
ABC, está em identificar os produtos que estão alocados no estoque, e indicar a 
quantidade consumida de cada um, bem como seu custo unitário e por fim o valor 
total, que se dá pela quantidade consumida multiplicada pelo custo unitário de cada 
produto. Após efetuado essa classificação, serão ordenados os itens de maneira 
decrescente  do  valor  total  do  período  analisado.  Somente  então  será  possível 
classificá-los com as proporções indicadas pelo método A, B e C. 
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Dias  (1994)  classifica os  três grupos  sendo Classe  A,  B  e  C. A  classe  A 
engloba  o  grupo  de  itens  com  maior  importância,  o  qual  devem  receber  um 
tratamento especial, visto corresponder cerca de 20% dos itens em estoque, porem 
que representam cerca de 80% do valor total. Logo, são responsáveis pelo maior 
faturamento financeiro da empresa. A Classe B representa os itens intermediários, 
seu  controle  tende  a  ser  menos  rigorosos  do  que  a  classe  A  e  estes  itens 
correspondem  em  média  30%  dos  itens  em  estoque,  e  representam 
aproximadamente 15% do valor monetário total. Já a classe C aloca itens de menor 
importância, embora volumosos em quantidade, mas com baixo valor monetário, 
ultrapassa  facilmente  50%  dos  itens  em  estoque,  cuja  relação  monetária  é 
representada por certa de 5% do valor monetário.  
A  classificação  ABC  pode  ser  feita  por  várias  medidas,  tais  como  peso, 
volume, preço de venda, sendo a mais adequada a classificação pelo valor mensal 
(Baumann, 2014). A figura 1 representa graficamente a classificação ABC. 
Figura 1 – Gráfico Curva ABC. 
Fonte: Slack; Chambers; Johnston (2009, p.379). 
Segundo Pozo (2002) a curva ABC apresenta vantagens, pois exerce um 
controle rigoroso sobre os estoques da classe A, enquanto supervisa de maneira 
mais  superficial  os  da  classe  C,  direcionando  assim  a  gestão  de  estoques  e 
aumentando  sua  eficiência.  Viana  (2002)  ressalta  que  a  curva  ABC  pode  ser 
aplicada em qualquer situação onde seja viável estabelecer prioridades, sendo que 
algumas  tarefas  são  mais  relevantes  que outras.  Dessa forma,  fica  claro  que  a 
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curva  ABC  é  aplicável  em  diversas  circunstâncias,  consolidando-se  como  uma 
ferramenta valiosa para a gestão em geral. 
3. METODOLOGIA 
Define-se como pesquisa segundo Andrade (2003, p. 121) o “conjunto de 
procedimentos  sistemáticos,  baseado  no  raciocínio  lógico,  que  tem  por  objetivo 
encontrar soluções para problemas propostos, mediante a utilização de métodos 
científicos”.  Esta  pesquisa  adota  uma  perspectiva  descritiva,  que  para  Triviños 
(1987,  p.  110),  “pretende  descrever  com  exatidão  os  fatos  e  fenômenos  de 
determinada  realidade”,  de  modo  que  é  utilizado  quando  se  tem  a  intenção  de 
conhecer determinada população ou fenômeno, bem como suas peculiaridades.  
Quanto  à  abordagem  do  problema,  a  pesquisa  caracteriza-se  como 
quantitativa. A pesquisa quantitativa emprega métodos estatísticos para análise e 
tratamento  dos dados  coletados, esse  método  não  é  tão profundo  na busca  do 
conhecimento  sobre  a  realidade  dos  fenômenos,  visto  que  se  preocupa  com  o 
comportamento geral dos acontecimentos. Richardson (1999, p. 70) afirma que a 
abordagem quantitativa: 
Caracteriza-se pelo emprego de quantificação tanto nas modalidades de 
coleta de  informação, quanto no tratamento delas por meio de técnicas 
estatísticas,  desde  as  mais  simples  como  percentual,  média,  desvio 
padrão, às mais complexas, como coeficiente de correlação, análise de 
regressão, etc. 
Propondo-se  ampliar  o  conhecimento  da  empresa  em  questão,  essa 
pesquisa  caracteriza-se como estudo  de  caso,  que  segundo Gil (1991, p.  58) é 
caracterizado pelo estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de 
maneira que permita o seu amplo e detalhado conhecimento. De acordo com Laville 
e Dionne (1999, p. 156): 
A vantagem mais marcante dessa estratégia de pesquisa repousa, é claro, 
na  possibilidade  de  aprofundamento  que  oferece,  pois  os  recursos  se 
veem concentrados no caso visado, não estando o estudo submetido às 
restrições ligadas à comparação do caso com outros casos 
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As técnicas de  coleta de dados  são um conjunto de regras ou  processos 
utilizados por uma ciência, ou seja, corresponde à parte prática da coleta de dados 
(Lakatos; Marconi, 2001). Para a obtenção de dados, foi solicitado ao gestor da 
empresa um relatório operacional dos produtos, e das vendas em um prazo de 2 
meses, o período analisado foi 25 de julho de 2024 a 29 de setembro de 2024. Após 
a  extração  desses  dados  foi  possível  a  classificação  dos  itens  conforme  a 
metodologia da aplicação da curva ABC, conforme pede Pareto, identificando as 
semelhanças anatômicas, ou de consumo dentre os itens. 
Em  sequência,  os  dados  foram  organizados  em  uma  planilha 
disponibilizando o somatório de cada produto vendido, sendo assim a base para 
construção  da  Curva  ABC,  a  qual  destaca  os  produtos  com  maior  impacto  na 
receita gerada pelas vendas e contribuindo para o gerenciamento de estoque da 
empresa analisada. 
Esta planilha apresenta descrição de cada item, a quantidade vendida no 
período analisado, o valor total e o valor unitário, bem como demonstra o cálculo 
de  porcentagem  da  representação  de  venda  de  cada  item  em  relação  ao  total 
acumulado. Na última coluna foram alocados a classificação de cada item como A, 
B ou C, definidas de acordo com a porcentagem acumulada. 
4. RESULTADOS 
Utilizando o sistema da empresa analisada, foram coletados dados sobre as 
vendas ocorridas entre julho e setembro de 2024. Para que fosse possível aplicar 
o  método  de  classificação  ABC,  estes  itens  foram  alocados  em  uma  planilha, 
identificando a quantidade de itens vendidos pela empresa, a descrição de cada 
produto vendido no período analisado, o preço unitário e a quantidade de consumo, 
que atribuiu a importância de cada item para a organização. 
Após  essa  análise foi possível aplicar a  classificação  ABC (popularmente 
conhecida como a regra 80/20) o qual pretende classificar em ordem decrescente 
de importância para a organização, sendo A o item de maior importância, B o item 
intermediário e C o item de menor importância. No geral foram analisados 154 itens, 
sendo classificados como Curva A 28 itens, curva B 47 itens e curva C 79 itens, 
como demonstra a tabela abaixo: 
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157, jan./jun., 2024. 
Tabela 1 – Demonstração Quantitativa da Curva ABC. 
Classificação  A  B  C 
Quantidade de Itens  28  47  79 
% de Itens  20%  30%  50% 
% de Consumo  80%  15%  5% 
Fonte: Autores (2024). 
Por meio da classificação ABC e quantitativo em relação a quantidade de 
itens  e  percentual  de  consumo  foi  possível  elaborar  a  curva  ABC,  conforme 
demonstração gráfica a seguir: 
Figura 2 – Representação Gráfica da Curva ABC. 
Fonte: Autores (Dados da Pesquisa, 2024). 
Verifica-se na Figura 2, que demonstra que os produtos mais vendidos da 
loja estão na Classe A sendo 20% dos produtos vendidos, responsáveis por 80% 
do valor vendas da empresa. A Classe B corresponde a 30% dos produtos vendidos 
e  são  responsáveis  por  15%  das  vendas  da  empresa.  Os  itens  da  Classe  C 
compõem 50% dos itens restantes, porém representam apenas 5% das vendas da 
empresa. 
Ainda  na  Figura  2,  verifica-se  observar  com  eficiência  a  rotatividade  de 
estoque,  e  a  Classe  A  por  apresentar  uma  maior  relevância no  faturamento  da 
empresa, deve receber maior atenção, e ser administrada com eficiência para que 
não ocorram faltas em estoque. A classe B, a qual engloba os itens intermediários, 
28 47 79
1
6
11
16
21
26
31
36
41
46
51
56
61
66
71
76
81
86
91
96
101
106
111
116
121
126
131
136
141
146
151
0%
10%
20%
30%
40%
50%
60%
70%
80%
90%
100%
% de Consumo
Curva ABC
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os quais são necessários para que a empresa possa oferecer uma variedade maior 
de produtos para seus clientes. Os itens representados pela Classe C, apesar da 
grande amostra de produtos, possuem pouca rotatividade de vendas, além do seu 
valor ser mais baixo, ocasionando assim uma redução no investimento de capital. 
Na Figura 3, é possível observar e afirmar o que foi constatado acima de que os 
custos dos produtos estão concentrados em menor quantia de itens.  
Figura 3 - Gráfico Comparativo Dos Custos X Itens. 
Fonte: Autores (2024). 
Em  valores  monetários,  dentro  do  período  de  60  dias  em  que  foram 
analisadas as vendas da empresa, foi constatado uma receita de aproximadamente 
R$68.000,00.  Dos quais, aproximadamente R$54.367,00, estavam concentrados 
na Curva A, R$ 10.149,00 na curva B e na curva C, apenas R$3.488,00. Com essas 
informações  o  gestor  consegue  avaliar  quais  produtos  possuem  maior  saída,  e 
consequentemente trazem mais  retorno financeiro para a empresa. Assim como 
apresentado a Figura 4: 
Figura 4 – Valores em Reais na Curva ABC. 
80%
20%
15%
30%
5%
50%
0%
10%
20%
30%
40%
50%
60%
70%
80%
90%
% de Custo Itens
A B C
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157, jan./jun., 2024. 
Fonte: Autores (2024). 
Na Tabela 5, Tabela 6 e Tabela 7 é possível observar os itens que compõe 
a Curva A, Curva B e a Curva C, e que foram objeto de estudo desse trabalho: 
Tabela 5 – Itens da Curva A. 
Fonte: Autores (2024). 
Tabela 6 – Itens da Curva B. 
R$ 
54.367,39
R$ 10.149,98
R$ 3.488,76
CURVA A CURVA B CURVA C
DESCRIÇÃO  QTD  TOTAL UNITARIO % % acumulada CURVA
CERVEJA ANTARTICA  LATA 350ML  3134 R$ 11.716,26 R$ 3,74 17,23% 17,23% A
CERVEJA AMSTEL LATA 350 ML 2534 R$ 9.730,53 R$ 3,84 14,31% 31,54% A
CERVEJA ORIGINAL LATA 350ML  1109 R$ 4.968,14 R$ 4,48 7,31% 38,84% A
CERVEJA HEINEKEN LATA 350ML  525 R$ 2.955,69 R$ 5,63 4,35% 43,19% A
CERVEJA SKOL LATA 350ML  725 R$ 2.734,76 R$ 3,77 4,02% 47,21% A
CERVEJA HEINEKEIN LONG NECK 330ML 269 R$ 2.424,96 R$ 9,01 3,57% 50,78% A
DOSE DE CUBA 700ML 147 R$ 2.249,04 R$ 15,30 3,31% 54,08% A
COCA COLA GARRAFA 2 LITROS  158 R$ 1.952,84 R$ 12,36 2,87% 56,95% A
CERVEJA LATA EISENBAHN 350ML 428 R$ 1.782,28 R$ 4,16 2,62% 59,57% A
DOSE DE WHISKEY C/ ENERGETICO COPO 700ML 59 R$ 1.438,04 R$ 24,37 2,11% 61,69% A
CERVEJA SOL LONG NECK 330ML 197 R$ 1.386,82 R$ 7,04 2,04% 63,73% A
POD ELFI BAR 5000 PUFF 16 R$ 1.065,67 R$ 66,60 1,57% 65,30% A
CERVEJA BUDWEISER LONG NECK 134 R$ 968,84 R$ 7,23 1,42% 66,72% A
CERVEJA CORONA LONG NECK 330ML 73 R$ 735,00 R$ 10,07 1,08% 67,80% A
ENERGETICO MONSTER 473ML  66 R$ 724,00 R$ 10,97 1,06% 68,87% A
GELO 4KG 82 R$ 710,00 R$ 8,66 1,04% 69,91% A
PINGA 51 1LTS 54 R$ 698,00 R$ 12,93 1,03% 70,94% A
CERVEJA BUDWEISER LATA 350ML 133 R$ 629,22 R$ 4,73 0,93% 71,86% A
VODKA ASKOV 24 R$ 618,05 R$ 25,75 0,91% 72,77% A
ENERGETICO BALLY 48 R$ 615,35 R$ 12,82 0,90% 73,67% A
SMINORFF ICE ORIGINAL 61 R$ 609,09 R$ 9,99 0,90% 74,57% A
ENERGETICO RED BULL 250 ML 58 R$ 599,00 R$ 10,33 0,88% 75,45% A
CERVEJA HEINEKEIN LONG NECK ZERO ALCOOL 65 R$ 584,00 R$ 8,98 0,86% 76,31% A
CAMPARI 1 LTS 9 R$ 579,91 R$ 64,43 0,85% 77,16% A
DOSE DE JACK 16 R$ 550,00 R$ 34,38 0,81% 77,97% A
BRASILEIRO 129 R$ 508,00 R$ 3,94 0,75% 78,72% A
VODKA SMIRNOFF 10 R$ 444,98 R$ 44,50 0,65% 79,37% A
VINHO TINTO COLONIAL SUAVE 20 R$ 388,92 R$ 19,45 0,57% 79,94% A
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APLICAÇÃO DA CURVA ABC EM UMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS DE PEQUENO PORTE EM TEIXEIRA SOARES 
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157, jan./jun., 2024. 
Fonte: Autores (2024). 
Tabela 7 – Itens da Curva C. 
DESCRIÇÃO  QTD  TOTAL UNITARIO % % acumulada CURVA
CERVEJA BRAHMA LATA
87
R$ 375,36
R$ 4,31
0,55%
80,50%
B
51 ICE  43 R$ 365,00 R$ 8,49 0,54% 81,03% B
WHISKEY JACK DANIEL´S PRETO TRADICIONAL 2 R$ 349,99 R$ 175,00 0,51% 81,55% B
CARVÃO CHURRASCO 4KG 18 R$ 343,00 R$ 19,06 0,50% 82,05% B
SALGADINHO CORINHO DE BACON 68 R$ 339,72 R$ 5,00 0,50% 82,55% B
COCA COLA ZERO 2 LITROS 27 R$ 337,50 R$ 12,50 0,50% 83,05% B
WHISKEY JACK DANIEL´S FIRE 2 R$ 329,99 R$ 165,00 0,49% 83,53% B
LICOR 43 2 R$ 310,00 R$ 155,00 0,46% 83,99% B
COCA LATA 350 ML 77 R$ 309,00 R$ 4,01 0,45% 84,44% B
GUARANÁ ANTARCTICA 2 LITROS 29 R$ 291,49 R$ 10,05 0,43% 84,87% B
VODKA NATASHA 10 R$ 289,00 R$ 28,90 0,42% 85,30% B
BATATA WANFLO 40G 55 R$ 275,00 R$ 5,00 0,40% 85,70% B
VODKA KISLLA 13 R$ 270,00 R$ 20,77 0,40% 86,10% B
CIGARRO LEM 39 R$ 267,50 R$ 6,86 0,39% 86,49% B
CERVEJA BRAHMA ZERO ALCOOL LATA 53 R$ 261,79 R$ 4,94 0,38% 86,88% B
CERVEJA LATA KAISER 350 ML 68 R$ 242,84 R$ 3,57 0,36% 87,23% B
CERVEJA HEINEKEIN ZERO ALCOOL LATA 60 R$ 237,00 R$ 3,95 0,35% 87,58% B
CARVAO NARGUILE 161 R$ 232,81 R$ 1,45 0,34% 87,92% B
COCA COLA 600ML 32 R$ 224,00 R$ 7,00 0,33% 88,25% B
IGNITE 5000 3 R$ 220,00 R$ 73,33 0,32% 88,58% B
PASSAPORT 4 R$ 220,00 R$ 55,00 0,32% 88,90% B
TRIDENT  68 R$ 217,79 R$ 3,20 0,32% 89,22% B
COROTE 34 R$ 208,00 R$ 6,12 0,31% 89,53% B
CHOCOLATE TRENTO 54 R$ 202,00 R$ 3,74 0,30% 89,82% B
IGNITE 8000 2 R$ 200,00 R$ 100,00 0,29% 90,12% B
CIGARRO CHESTERFIELD ORIGINAL 28 R$ 198,00 R$ 7,07 0,29% 90,41% B
WHISKEY JACK DANIEL´S APPLE 1 R$ 184,99 R$ 184,99 0,27% 90,68% B
VINHO TINTO SECO 9 R$ 180,00 R$ 20,00 0,26% 90,95% B
VODKA CIROC SABORES 1 R$ 180,00 R$ 180,00 0,26% 91,21% B
CIGARRO CHESTERFIELD TERRAS BRASILEIRAS 27 R$ 176,50 R$ 6,54 0,26% 91,47% B
DRINK MANSAO MAROMBA 1 LITRO 7 R$ 175,00 R$ 25,00 0,26% 91,73% B
CHOCOLATE SNICKERS 35 R$ 164,50 R$ 4,70 0,24% 91,97% B
ESSÊNCIA PARA NARGUILE 13 R$ 160,19 R$ 12,32 0,24% 92,21% B
GIN BEEFEATER 1 R$ 160,00 R$ 160,00 0,24% 92,44% B
WISKEY RED LABEL 1 R$ 150,00 R$ 150,00 0,22% 92,66% B
CIGARRO CHESTERFIELD SABOR REMIX WILD 19 R$ 147,25 R$ 7,75 0,22% 92,88% B
FANTA LARANJA 2 LITROS 13 R$ 140,94 R$ 10,84 0,21% 93,09% B
DOSE CAIPIRINHA COPO 700ML 9 R$ 130,33 R$ 14,48 0,19% 93,28% B
LONG NECK STELLA 16 R$ 128,00 R$ 8,00 0,19% 93,46% B
KISLLA ICE RED FRUITS 275ML 17 R$ 127,50 R$ 7,50 0,19% 93,65% B
GUARANÁ LATA 350ML 31 R$ 126,00 R$ 4,06 0,19% 93,84% B
KISLLA ICE LIMÃO 275ML 16 R$ 120,00 R$ 7,50 0,18% 94,01% B
TÁBUA DE CORTAR CARNE IMBUIA 1 R$ 120,00 R$ 120,00 0,18% 94,19% B
AGUA CRISTAL S/GÁS 500ML 47 R$ 117,50 R$ 2,50 0,17% 94,36% B
AMENDOIN AMENDUPÃ 40 R$ 117,50 R$ 2,94 0,17% 94,54% B
MENTOS TUBO 47 R$ 117,00 R$ 2,49 0,17% 94,71% B
WHISKEY BALLANTINE´S 1 R$ 110,00 R$ 110,00 0,16% 94,87% B
148 
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APLICAÇÃO DA CURVA ABC EM UMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS DE PEQUENO PORTE EM TEIXEIRA SOARES 
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157, jan./jun., 2024. 
DESCRIÇÃO  QTD  TOTAL UNITARIO % % acumulada CURVA
WHISKEY NATU NOBILIS 2 R$ 110,00 R$ 55,00 0,16% 95,03% C
CIGARRO MARLBORO FOREST FUSION 9 R$ 108,00 R$ 12,00 0,16% 95,19% C
CERVEJA BOHEMIA LATA 350 ML 27 R$ 107,00 R$ 3,96 0,16% 95,35% C
KISLLA ICE MARACUJA 275ML 14 R$ 102,50 R$ 7,32 0,15% 95,50% C
CACHAÇA VELHO BARREIRO 1LTS 6 R$ 102,00 R$ 17,00 0,15% 95,65% C
AMENDOIN PETTIZ GRMS 4 R$ 98,60 R$ 24,65 0,14% 95,79% C
CERVEJA BHRAMA DUPLO MALTE 21 R$ 97,35 R$ 4,64 0,14% 95,94% C
CIGARRO MARLBORO BOX (RED,GOLD) 8 R$ 92,00 R$ 11,50 0,14% 96,07% C
WHISKEY WHITE HORSE 1 R$ 90,00 R$ 90,00 0,13% 96,20% C
AGUA CRSITAL C/GÁS 500ML 26 R$ 89,50 R$ 3,44 0,13% 96,34% C
SUCO KAPO 22 R$ 89,50 R$ 4,07 0,13% 96,47% C
AGUA DE COCO PURO COCO 1LTS 6 R$ 85,08 R$ 14,18 0,13% 96,59% C
CIGARRO MARLBORO ICE BURST MENTOL 7 R$ 79,75 R$ 11,39 0,12% 96,71% C
CERVEJA BUDWEISER ZERO LONG NECK 9 R$ 76,50 R$ 8,50 0,11% 96,82% C
CERVELA LATA ITAIPAVA 350 ML 24 R$ 75,84 R$ 3,16 0,11% 96,93% C
CHOCOLATE BIS EXTRA OREO 18 R$ 72,00 R$ 4,00 0,11% 97,04% C
ESSÊNCIA LIQUIDA GRANDE 1 R$ 70,00 R$ 70,00 0,10% 97,14% C
CHOPP COPO 13 R$ 65,00 R$ 5,00 0,10% 97,24% C
COCA COLA JACK DANIELS 4 R$ 64,00 R$ 16,00 0,09% 97,33% c
AGUA TONICA 14 R$ 63,00 R$ 4,50 0,09% 97,43% C
BEATS GIN  7 R$ 63,00 R$ 9,00 0,09% 97,52% C
GELO DE COCO 16 R$ 61,39 R$ 3,84 0,09% 97,61% C
SUCO DEL VALLE 4 R$ 60,00 R$ 15,00 0,09% 97,70% C
BACARDI BIG APPLE 1 R$ 57,00 R$ 57,00 0,08% 97,78% C
BACARDI CARTA BLANCA 1 R$ 57,00 R$ 57,00 0,08% 97,86% C
CHOCOLATE LOLLO 16 R$ 56,00 R$ 3,50 0,08% 97,95% C
KISLLA ICE BLUE 275ML 7 R$ 52,50 R$ 7,50 0,08% 98,02% C
KIT DE CORTE DE CARNE CHURRASCO 1 R$ 50,00 R$ 50,00 0,07% 98,10% C
ENERGETICO RED HORSE TRADICIONAL 4 R$ 49,84 R$ 12,46 0,07% 98,17% C
FANTA LARANJA 600ML 8 R$ 49,00 R$ 6,13 0,07% 98,24% C
GIN ROCK´S DOCE 1 R$ 45,00 R$ 45,00 0,07% 98,31% C
GIN ROCK´S SECO 1 R$ 45,00 R$ 45,00 0,07% 98,37% C
HALLS MORANGO 18 R$ 45,00 R$ 2,50 0,07% 98,44% C
ISQUEIRO CRICREKET MINI 10 R$ 45,00 R$ 4,50 0,07% 98,51% C
HALLS CEREJA 18 R$ 44,00 R$ 2,44 0,06% 98,57% C
CHOCOLATE CHARGE 12 R$ 42,00 R$ 3,50 0,06% 98,63% C
GUARANÁ 600ML 7 R$ 42,00 R$ 6,00 0,06% 98,70% C
CHOCOLATE BIS EXTRA ORIGINAL 10 R$ 40,00 R$ 4,00 0,06% 98,75% C
FANTA UVA LATA 350ML 10 R$ 40,00 R$ 4,00 0,06% 98,81% C
SUCO SUFRESH 4 R$ 40,00 R$ 10,00 0,06% 98,87% C
WHISKEY BLACK STONE 1 R$ 38,86 R$ 38,86 0,06% 98,93% C
KISLLA ICE BIG APPLE 275ML 5 R$ 37,50 R$ 7,50 0,06% 98,98% C
BALA GELATINA DORI 8 R$ 37,20 R$ 4,65 0,05% 99,04% C
AGUA D'FONTE S/GÁS 500ML 15 R$ 37,00 R$ 2,47 0,05% 99,09% C
GUARANÁ KUAT 2 LITROS 4 R$ 36,00 R$ 9,00 0,05% 99,15% C
COCA ZERO LATA 350 ML 7 R$ 34,50 R$ 4,93 0,05% 99,20% C
SPRITE 2 LITROS 3 R$ 32,00 R$ 10,67 0,05% 99,24% C
CHOCOLATE PRESTIGIO 9 R$ 31,50 R$ 3,50 0,05% 99,29% C
SALGADINHO PIPOTECA 6 R$ 29,50 R$ 4,92 0,04% 99,33% C
SALGADINHO BOLINHA DE BACON 9 R$ 27,00 R$ 3,00 0,04% 99,37% C
ENERGETICO RED HORSE 2LTS TROPICAL 2 R$ 25,80 R$ 12,90 0,04% 99,41% C
ENERGETICO RED HORSE MELANCIA 2LTS 2 R$ 25,80 R$ 12,90 0,04% 99,45% C
CIGARRO DUNHILL BOX VERMELHO 2 R$ 24,00 R$ 12,00 0,04% 99,48% C
COCA ZERO LATA 310 ML 5 R$ 24,00 R$ 4,80 0,04% 99,52% C
AMENDOIM JAPONES DORI 3 R$ 22,50 R$ 7,50 0,03% 99,55% C
HALLS PRETO 9 R$ 22,50 R$ 2,50 0,03% 99,59% C
QUILMES STOUT LATA 473ML 3 R$ 21,00 R$ 7,00 0,03% 99,62% C
SPRITE LATA 350ML 5 R$ 20,00 R$ 4,00 0,03% 99,65% C
VODKA ROMANOFF 1 R$ 20,00 R$ 20,00 0,03% 99,68% C
AMENDOIM YOKI 2 R$ 19,00 R$ 9,50 0,03% 99,70% C
CHOCOLEITE 460ML 2 R$ 19,00 R$ 9,50 0,03% 99,73% C
AMENDOIM PETTIZ CEBOLA E SALSA 2 R$ 17,00 R$ 8,50 0,02% 99,76% C
FANTA MARACUJÁ LATA 350ML 4 R$ 16,00 R$ 4,00 0,02% 99,78% C
SALGADINHO AMENDUPÃ SABORES 5 R$ 15,00 R$ 3,00 0,02% 99,80% C
SEDA BEM BOLADO BROWN 3 R$ 14,10 R$ 4,70 0,02% 99,82% C
REFRIGERANTE SCHWEPPES 1 R$ 13,00 R$ 13,00 0,02% 99,84% C
ENERGETICO RED HORSE MAÇA VERDE 2LTS 1 R$ 12,90 R$ 12,90 0,02% 99,86% C
CHOCOMILK 200ML 4 R$ 12,00 R$ 3,00 0,02% 99,88% C
CIGARRO DUNHILL BOX AZUL 1 R$ 11,50 R$ 11,50 0,02% 99,90% C
CIGARRO MARLBORO MAÇO 1 R$ 10,75 R$ 10,75 0,02% 99,91% C
MENTOS PASTILHA 3 R$ 10,50 R$ 3,50 0,02% 99,93% C
AMENDOIM PETTIZ PIMENTA 1 R$ 8,50 R$ 8,50 0,01% 99,94% C
HALLS UVA VERDE 3 R$ 7,00 R$ 2,33 0,01% 99,95% C
SALGADINHO TORRESMO PURURUCA 2 R$ 7,00 R$ 3,50 0,01% 99,96% C
ROTHMANS BOX 1 R$ 6,50 R$ 6,50 0,01% 99,97% C
COCA ZERO 600ML 1 R$ 6,00 R$ 6,00 0,01% 99,98% C
FREEGELLS GUM 2 R$ 6,00 R$ 3,00 0,01% 99,99% C
ICE DRINK  1 R$ 5,00 R$ 5,00 0,01% 99,99% C
COCA LATA 310 ML 1 R$ 4,00 R$ 4,00 0,01% 100,00% C
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APLICAÇÃO DA CURVA ABC EM UMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS DE PEQUENO PORTE EM TEIXEIRA SOARES 
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157, jan./jun., 2024. 
Fonte: Autores (2024). 
Outra relação importante é que a Curva ABC não considera apenas o valor 
unitário de cada produto, visto que ao ser analisado, o produto de maior valor da 
tabela,  que  custa  R$184,99,  teve  apenas  uma  unidade  vendida  no  período 
analisado, enquanto o item mais vendido, com 134 unidades, tem um valor unitário 
de R$ 3,74. 
Na Tabela 8 abaixo podemos observar os dados, o produto de maior valor 
vendido no período foi o Whiskey Jack Daniel’s Apple que é classificado como curva 
B. Sendo possível analisar, que nem sempre os itens com maior valor de venda, 
serão os mais importantes para a empresa, devido as vendas serem restritas. 
Tabela 8 – Itens classificados por valor. 
DESCRIÇÃO 
QTD 
TOTAL
UNITARI
O
%
CURV
A
WHISKEY JACK DANIEL´S APPLE  1  R$ 184,99 
R$ 
184,99
0,27
%  B 
VODKA CIROC SABORES  1  R$ 180,00 
R$ 
180,00
0,26
%  B 
WHISKEY JACK DANIEL´S PRETO 
TRADICIONAL  2  R$ 349,99 
R$ 
175,00
0,51
%  B 
WHISKEY JACK DANIEL´S FIRE  2  R$ 329,99 
R$ 
165,00
0,49
%  B 
GIN BEEFEATER  1  R$ 160,00 
R$ 
160,00
0,24
%  B 
LICOR 43  2  R$ 310,00 
R$ 
155,00
0,46
%  B 
WISKEY RED LABEL  1  R$ 150,00 
R$ 
150,00
0,22
%  B 
TÁBUA DE CORTAR CARNE IMBUIA  1  R$ 120,00 
R$ 
120,00
0,18
%  B 
WHISKEY BALLANTINE´S  1  R$ 110,00 
R$ 
110,00
0,16
%  B 
IGNITE 8000  2  R$ 200,00 
R$ 
100,00
0,29
%  B 
WHISKEY WHITE HORSE  1  R$ 90,00 
R$ 90,00
0,13
%  C 
IGNITE 5000  3  R$ 220,00 
R$ 73,33
0,32
%  B 
ESSÊNCIA LIQUIDA GRANDE  1  R$ 70,00 
R$ 70,00
0,10
%  C 
POD ELFI BAR 5000 PUFF  16  R$ 1.065,67 
R$ 66,60
1,57
%  A 
CAMPARI 1 LTS  9  R$ 579,91 
R$ 64,43
0,85
%  A 
BACARDI BIG APPLE  1  R$ 57,00 
R$ 57,00
0,08
%  C 
BACARDI CARTA BLANCA  1  R$ 57,00 
R$ 57,00
0,08
%  C 
150 
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PASSAPORT  4  R$ 220,00 
R$ 55,00
0,32
%  B 
WHISKEY NATU NOBILIS  2  R$ 110,00 
R$ 55,00
0,16
%  C 
KIT DE CORTE DE CARNE CHURRASCO  1  R$ 50,00 
R$ 50,00
0,07
%  C 
GIN ROCK´S DOCE  1  R$ 45,00 
R$ 45,00
0,07
%  C 
GIN ROCK´S SECO  1  R$ 45,00 
R$ 
45,00
0,07
%  C 
VODKA SMIRNOFF  10  R$ 444,98 
R$ 44,50
0,65
%  A 
WHISKEY BLACK STONE  1  R$ 38,86 
R$ 38,86
0,06
%  C 
DOSE DE JACK  16  R$ 550,00 
R$ 34,38
0,81
%  A 
VODKA NATASHA  10  R$ 289,00 
R$ 28,90
0,42
%  B 
VODKA ASKOV  24  R$ 618,05 
R$ 25,75
0,91
%  A 
DRINK MANSAO MAROMBA 1 LITRO  7  R$ 175,00 
R$ 25,00
0,26
%  B 
AMENDOIN PETTIZ GRMS  4  R$ 98,60 
R$ 24,65
0,14
%  C 
DOSE DE WHISKEY C/ ENERGETICO 
COPO 700ML  59  R$ 1.438,04 
R$ 24,37
2,11
%  A 
VODKA KISLLA  13  R$ 270,00 
R$ 20,77
0,40
%  B 
VINHO TINTO SECO  9  R$ 180,00 
R$ 
20,00
0,26
%  B 
VODKA ROMANOFF  1  R$ 20,00 
R$ 20,00
0,03
%  C 
VINHO TINTO COLONIAL SUAVE  20  R$ 388,92 
R$ 19,45
0,57
%  A 
CARVÃO CHURRASCO 4KG  18  R$ 343,00 
R$ 19,06
0,50
%  B 
CACHAÇA VELHO BARREIRO 1LTS  6  R$ 102,00 
R$ 17,00
0,15
%  C 
COCA COLA JACK DANIELS  4  R$ 64,00 
R$ 16,00
0,09
%  c 
DOSE DE CUBA 700ML  147  R$ 2.249,04 
R$ 15,30
3,31
%  A 
SUCO DEL VALLE  4  R$ 60,00 
R$ 15,00
0,09
%  C 
DOSE CAIPIRINHA COPO 700ML  9  R$ 130,33 
R$ 14,48
0,19
%  B 
AGUA DE COCO PURO COCO 1LTS  6  R$ 85,08 
R$ 14,18
0,13
%  C 
REFRIGERANTE SCHWEPPES  1  R$ 13,00 
R$ 13,00
0,02
%  C 
PINGA 51 1LTS  54  R$ 698,00 
R$ 12,93
1,03
%  A 
ENERGETICO RED HORSE 2LTS 
TROPICAL  2  R$ 25,80 
R$ 12,90
0,04
%  C 
ENERGETICO RED HORSE MELANCIA 
2LTS  2  R$ 25,80 
R$ 12,90
0,04
%  C 
ENERGETICO RED HORSE MAÇA VERDE 
2LTS  1  R$ 12,90 
R$ 12,90
0,02
%  C 
151 
Antonio Sporny Junior, Carlos Alexandre Baida e Bruno Machinski 
APLICAÇÃO DA CURVA ABC EM UMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS DE PEQUENO PORTE EM TEIXEIRA SOARES 
Revista de Estudos em Organizações e Controladoria - REOC, ISSN 2763-9673, UNICENTRO, Irati-PR, v. 4, n. 1, p. 136-
157, jan./jun., 2024. 
ENERGETICO BALLY  48  R$ 615,35 
R$ 12,82
0,90
%  A 
COCA COLA ZERO 2 LITROS  27  R$ 337,50 
R$ 12,50
0,50
%  B 
ENERGETICO RED HORSE TRADICIONAL  4  R$ 49,84 
R$ 12,46
0,07
%  C 
COCA COLA GARRAFA 2 LITROS   158  R$ 1.952,84 
R$ 12,36
2,87
%  A 
ESSÊNCIA PARA NARGUILE  13  R$ 160,19 
R$ 12,32
0,24
%  B 
CIGARRO MARLBORO FOREST FUSION  9  R$ 108,00 
R$ 12,00
0,16
%  C 
CIGARRO DUNHILL BOX VERMELHO  2  R$ 24,00 
R$ 12,00
0,04
%  C 
CIGARRO MARLBORO BOX (RED,GOLD)  8  R$ 92,00 
R$ 11,50
0,14
%  C 
CIGARRO DUNHILL BOX AZUL  1  R$ 11,50 
R$ 11,50
0,02
%  C 
CIGARRO MARLBORO ICE BURST 
MENTOL  7  R$ 79,75 
R$ 11,39
0,12
%  C 
ENERGETICO MONSTER 473ML   66  R$ 724,00 
R$ 10,97
1,06
%  A 
FANTA LARANJA 2 LITROS  13  R$ 140,94 
R$ 10,84
0,21
%  B 
CIGARRO MARLBORO MAÇO  1  R$ 10,75 
R$ 10,75
0,02
%  C 
SPRITE 2 LITROS  3  R$ 32,00 
R$ 10,67
0,05
%  C 
ENERGETICO RED BULL 250 ML  58  R$ 599,00 
R$ 10,33
0,88
%  A 
CERVEJA CORONA LONG NECK 330ML  73  R$ 735,00 
R$ 10,07
1,08
%  A 
GUARANÁ ANTARCTICA 2 LITROS  29  R$ 291,49 
R$ 10,05
0,43
%  B 
SUCO SUFRESH  4  R$ 40,00 
R$ 10,00
0,06
%  C 
SMINORFF ICE ORIGINAL  61  R$ 609,09 
R$ 9,99
0,90
%  A 
AMENDOIM YOKI  2  R$ 19,00 
R$ 9,50
0,03
%  C 
CHOCOLEITE 460ML  2  R$ 19,00 
R$ 9,50
0,03
%  C 
CERVEJA HEINEKEIN LONG NECK 330ML  269  R$ 2.424,96 
R$ 9,01
3,57
%  A 
BEATS GIN   7  R$ 63,00 
R$ 9,00
0,09
%  C 
GUARANÁ KUAT 2 LITROS  4  R$ 36,00 
R$ 9,00
0,05
%  C 
CERVEJA HEINEKEIN LONG NECK ZERO 
ALCOOL  65  R$ 584,00 
R$ 8,98
0,86
%  A 
GELO 4KG  82  R$ 710,00 
R$ 8,66
1,04
%  A 
CERVEJA BUDWEISER ZERO LONG NECK
9  R$ 76,50 
R$ 8,50
0,11
%  C 
AMENDOIM PETTIZ CEBOLA E SALSA  2  R$ 17,00 
R$ 8,50
0,02
%  C 
AMENDOIM PETTIZ PIMENTA  1  R$ 8,50 
R$ 8,50
0,01
%  C 
152 
Antonio Sporny Junior, Carlos Alexandre Baida e Bruno Machinski 
APLICAÇÃO DA CURVA ABC EM UMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS DE PEQUENO PORTE EM TEIXEIRA SOARES 
Revista de Estudos em Organizações e Controladoria - REOC, ISSN 2763-9673, UNICENTRO, Irati-PR, v. 4, n. 1, p. 136-
157, jan./jun., 2024. 
51 ICE   43  R$ 365,00 
R$ 8,49
0,54
%  B 
LONG NECK STELLA  16  R$ 128,00 
R$ 
8,00
0,19
%  B 
CIGARRO CHESTERFIELD SABOR REMIX 
WILD  19  R$ 147,25 
R$ 7,75
0,22
%  B 
KISLLA ICE RED FRUITS 275ML  17  R$ 127,50 
R$ 7,50
0,19
%  B 
KISLLA ICE LIMÃO 275ML  16  R$ 120,00 
R$ 7,50
0,18
%  B 
KISLLA ICE BLUE 275ML  7  R$ 52,50 
R$ 7,50
0,08
%  C 
KISLLA ICE BIG APPLE 275ML  5  R$ 37,50 
R$ 7,50
0,06
%  C 
AMENDOIM JAPONES DORI  3  R$ 22,50 
R$ 7,50
0,03
%  C 
KISLLA ICE MARACUJA 275ML  14  R$ 102,50 
R$ 7,32
0,15
%  C 
CERVEJA BUDWEISER LONG NECK  134  R$ 968,84 
R$ 7,23
1,42
%  A 
CIGARRO CHESTERFIELD ORIGINAL  28  R$ 198,00 
R$ 7,07
0,29
%  B 
CERVEJA SOL LONG NECK 330ML  197  R$ 1.386,82 
R$ 7,04
2,04
%  A 
COCA COLA 600ML  32  R$ 224,00 
R$ 7,00
0,33
%  B 
QUILMES STOUT LATA 473ML  3  R$ 21,00 
R$ 7,00
0,03
%  C 
CIGARRO LEM  39  R$ 267,50 
R$ 6,86
0,39
%  B 
CIGARRO CHESTERFIELD TERRAS 
BRASILEIRAS  27  R$ 176,50 
R$ 6,54
0,26
%  B 
ROTHMANS BOX  1  R$ 6,50 
R$ 6,50
0,01
%  C 
FANTA LARANJA 600ML  8  R$ 49,00 
R$ 6,13
0,07
%  C 
COROTE  34  R$ 208,00 
R$ 6,12
0,31
%  B 
GUARANÁ 600ML  7  R$ 42,00 
R$ 6,00
0,06
%  C 
COCA ZERO 600ML  1  R$ 6,00 
R$ 6,00
0,01
%  C 
CERVEJA HEINEKEN LATA 350ML   525  R$ 2.955,69 
R$ 5,63
4,35
%  A 
BATATA WANFLO 40G  55  R$ 275,00 
R$ 5,00
0,40
%  B 
CHOPP COPO  13  R$ 65,00 
R$ 5,00
0,10
%  C 
ICE DRINK   1  R$ 5,00 
R$ 5,00
0,01
%  C 
SALGADINHO CORINHO DE BACON  68  R$ 339,72 
R$ 
5,00
0,50
%  B 
CERVEJA BRAHMA ZERO ALCOOL LATA  53  R$ 261,79 
R$ 4,94
0,38
%  B 
COCA ZERO LATA 350 ML  7  R$ 34,50 
R$ 4,93
0,05
%  C 
SALGADINHO PIPOTECA  6  R$ 29,50 
R$ 4,92
0,04
%  C 
153 
Antonio Sporny Junior, Carlos Alexandre Baida e Bruno Machinski 
APLICAÇÃO DA CURVA ABC EM UMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS DE PEQUENO PORTE EM TEIXEIRA SOARES 
Revista de Estudos em Organizações e Controladoria - REOC, ISSN 2763-9673, UNICENTRO, Irati-PR, v. 4, n. 1, p. 136-
157, jan./jun., 2024. 
COCA ZERO LATA 310 ML  5  R$ 24,00 
R$ 4,80
0,04
%  C 
CERVEJA BUDWEISER LATA 350ML  133  R$ 629,22 
R$ 4,73
0,93
%  A 
CHOCOLATE SNICKERS  35  R$ 164,50 
R$ 4,70
0,24
%  B 
SEDA BEM BOLADO BROWN  3  R$ 14,10 
R$ 4,70
0,02
%  C 
BALA GELATINA DORI  8  R$ 37,20 
R$ 4,65
0,05
%  C 
CERVEJA BHRAMA DUPLO MALTE  21  R$ 97,35 
R$ 4,64
0,14
%  C 
AGUA TONICA  14  R$ 63,00 
R$ 4,50
0,09
%  C 
ISQUEIRO CRICREKET MINI  10  R$ 45,00 
R$ 4,50
0,07
%  C 
CERVEJA ORIGINAL LATA 350ML   1109  R$ 4.968,14 
R$ 4,48
7,31
%  A 
CERVEJA BRAHMA LATA  87  R$ 375,36 
R$ 4,31
0,55
%  B 
CERVEJA LATA EISENBAHN 350ML  428  R$ 1.782,28 
R$ 
4,16
2,62
%  A 
SUCO KAPO  22  R$ 89,50 
R$ 4,07
0,13
%  C 
GUARANÁ LATA 350ML  31  R$ 126,00 
R$ 4,06
0,19
%  B 
COCA LATA 350 ML  77  R$ 309,00 
R$ 4,01
0,45
%  B 
CHOCOLATE BIS EXTRA OREO  18  R$ 72,00 
R$ 4,00
0,11
%  C 
CHOCOLATE BIS EXTRA ORIGINAL  10  R$ 40,00 
R$ 4,00
0,06
%  C 
FANTA UVA LATA 350ML  10  R$ 40,00 
R$ 4,00
0,06
%  C 
SPRITE LATA 350ML  5  R$ 20,00 
R$ 4,00
0,03
%  C 
FANTA MARACUJÁ LATA 350ML  4  R$ 16,00 
R$ 4,00
0,02
%  C 
COCA LATA 310 ML  1  R$ 4,00 
R$ 4,00
0,01
%  C 
CERVEJA BOHEMIA LATA 350 ML  27  R$ 107,00 
R$ 3,96
0,16
%  C 
CERVEJA HEINEKEIN ZERO ALCOOL LATA
60  R$ 237,00 
R$ 3,95
0,35
%  B 
BRASILEIRO  129  R$ 508,00 
R$ 3,94
0,75
%  A 
CERVEJA AMSTEL LATA 350 ML  2534  R$ 9.730,53 
R$ 3,84
14,3
1%  A 
GELO DE COCO  16  R$ 61,39 
R$ 3,84
0,09
%  C 
CERVEJA SKOL LATA 350ML   725  R$ 2.734,76 
R$ 3,77
4,02
%  A 
CHOCOLATE TRENTO  54  R$ 202,00 
R$ 3,74
0,30
%  B 
CERVEJA ANTARTICA  LATA 350ML   3134  ########## 
R$ 3,74
17,2
3%  A 
CERVEJA LATA KAISER 350 ML  68  R$ 242,84 
R$ 3,57
0,36
%  B 
154 
Antonio Sporny Junior, Carlos Alexandre Baida e Bruno Machinski 
APLICAÇÃO DA CURVA ABC EM UMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS DE PEQUENO PORTE EM TEIXEIRA SOARES 
Revista de Estudos em Organizações e Controladoria - REOC, ISSN 2763-9673, UNICENTRO, Irati-PR, v. 4, n. 1, p. 136-
157, jan./jun., 2024. 
CHOCOLATE LOLLO  16  R$ 56,00 
R$ 3,50
0,08
%  C 
CHOCOLATE CHARGE  12  R$ 42,00 
R$ 3,50
0,06
%  C 
CHOCOLATE PRESTIGIO  9  R$ 31,50 
R$ 3,50
0,05
%  C 
MENTOS PASTILHA  3  R$ 10,50 
R$ 3,50
0,02
%  C 
SALGADINHO TORRESMO PURURUCA  2  R$ 7,00 
R$ 3,50
0,01
%  C 
AGUA CRSITAL C/GÁS 500ML  26  R$ 89,50 
R$ 3,44
0,13
%  C 
TRIDENT   68  R$ 217,79 
R$ 3,20
0,32
%  B 
CERVELA LATA ITAIPAVA 350 ML  24  R$ 75,84 
R$ 3,16
0,11
%  C 
SALGADINHO BOLINHA DE BACON  9  R$ 27,00 
R$ 3,00
0,04
%  C 
SALGADINHO AMENDUPÃ SABORES  5  R$ 15,00 
R$ 3,00
0,02
%  C 
CHOCOMILK 200ML  4  R$ 12,00 
R$ 3,00
0,02
%  C 
FREEGELLS GUM  2  R$ 6,00 
R$ 3,00
0,01
%  C 
AMENDOIN AMENDUPÃ  40  R$ 117,50 
R$ 2,94
0,17
%  B 
AGUA CRISTAL S/GÁS 500ML  47  R$ 117,50 
R$ 2,50
0,17
%  B 
HALLS MORANGO  18  R$ 45,00 
R$ 2,50
0,07
%  C 
HALLS PRETO  9  R$ 22,50 
R$ 2,50
0,03
%  C 
MENTOS TUBO  47  R$ 117,00 
R$ 2,49
0,17
%  B 
AGUA D'FONTE S/GÁS 500ML  15  R$ 37,00 
R$ 2,47
0,05
%  C 
HALLS CEREJA  18  R$ 44,00 
R$ 2,44
0,06
%  C 
HALLS UVA VERDE  3  R$ 7,00 
R$ 2,33
0,01
%  C 
CARVAO NARGUILE  161  R$ 232,81 
R$ 1,45
0,34
%  B 
Fonte: Autores (2024). 
5. CONCLUSÃO 
O estudo permitiu examinar como a ferramenta curva ABC pode impactar a 
gestão de estoques da empresa de bebidas alcóolicas ‘’Velho Texas’’, situada em 
Teixeira Soares no estado do Paraná, considerando a relevância da curva ABC no 
processo  de  controle  de  inventário.  A  curva  ABC  apresenta-se  com  uma 
155 
Antonio Sporny Junior, Carlos Alexandre Baida e Bruno Machinski 
APLICAÇÃO DA CURVA ABC EM UMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS DE PEQUENO PORTE EM TEIXEIRA SOARES 
Revista de Estudos em Organizações e Controladoria - REOC, ISSN 2763-9673, UNICENTRO, Irati-PR, v. 4, n. 1, p. 136-
157, jan./jun., 2024. 
abordagem prática e eficaz. Assim, é aconselhável implementar essa ferramenta 
na empresa, visando apoiar os gestores na hora de tomar decisões principalmente 
na  compra  de  mercadorias,  destacando  os  produtos  com  maior  relevância 
financeira e, consequentemente, melhorando a administração do estoque.  
A aplicação da Curva ABC na distribuidora de bebidas analisada demonstrou 
sua relevância como ferramenta estratégica na gestão de estoques. Por meio da 
classificação dos produtos nas categorias A, B e C, foi possível identificar aqueles 
que  possuem  maior  impacto  financeiro  e,  consequentemente,  exigem  maior 
atenção na administração. Além disso, a análise revelou que os itens da classe A 
concentram  80%  do  faturamento,  enquanto  os  das  classes  B  e  C  apresentam 
menor relevância em termos de receita, mas possuem papéis complementares na 
operação.  Esses resultados  indicam que  a adoção  de uma  gestão de  estoques 
baseada na Curva ABC pode otimizar os recursos da empresa, reduzindo custos e 
aumentando a eficiência. 
A Curva ABC oferece suporte na elaboração de decisões, permitindo uma 
compreensão clara de onde a empresa deve direcionar seus investimentos para 
maximizar os lucros e reduzir os custos. A principal contribuição deste trabalho foi 
incentivar tanto a comunidade acadêmica quanto a empresa foco da pesquisa a 
reconhecerem a relevância da ferramenta curva ABC na gestão de estoques. Além 
de servir de base para futuras pesquisas sobre o tema. 
Portanto, a implantação da análise ABC na gestão de estoques é vantajosa, 
além  de favorece  um  adequado planejamento nos  níveis  de estoque é possível 
controlar também os custos e investimentos, de forma a evitar gastos indevidos, 
auxiliando os gestores a alcançar os resultados almejados pela organização. 
Dessa forma, conclui-se que a implementação desse método não apenas 
auxilia  na  tomada  de  decisões  mais  assertivas,  mas  também  contribui  para  o 
fortalecimento da competitividade da empresa no mercado. A pesquisa reforça a 
importância  de  práticas  de  gestão  estruturadas,  capazes  de  equilibrar  o 
investimento em estoques e evitar prejuízos decorrentes de compras inadequadas 
ou  excessivas.  Além  de  ser  aplicável  à  empresa  foco  do  estudo,  a  abordagem 
apresentada  serve  como  base  para  futuras  investigações  acadêmicas  e  para  a 
156 
Antonio Sporny Junior, Carlos Alexandre Baida e Bruno Machinski 
APLICAÇÃO DA CURVA ABC EM UMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS DE PEQUENO PORTE EM TEIXEIRA SOARES 
Revista de Estudos em Organizações e Controladoria - REOC, ISSN 2763-9673, UNICENTRO, Irati-PR, v. 4, n. 1, p. 136-
157, jan./jun., 2024. 
aplicação  do  método  em  outras  organizações,  ampliando  as  possibilidades  de 
inovação e eficiência operacional. 
6. REFERÊNCIAS 
ANDRADE,  M.  M.  Pesquisa  científica:  noções  introdutórias.  Introdução  à 
metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6. ed. 
São Paulo: Atlas, 2003.  
BAUMANN,  L.  Planejamento  e  controle  da  produção:  projeto  e  operação  de 
sistemas. Rio de Janeiro: Elsevier Brasil, 2014. 
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