Revista de Estudos em Organizações e Controladoria - REOC, ISSN 2763-9673, UNICENTRO, Irati-PR, v. 4, n. 1, p. 136-
157, jan./jun., 2024.
APLICAÇÃO DA CURVA ABC EM UMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS DE
PEQUENO PORTE EM TEIXEIRA SOARES1
APPLICATION OF THE ABC CURVE IN A SMALL BEVERAGE DISTRIBUTOR
IN TEIXEIRA SOARES
ANTONIO SPORNY JUNIOR
Centro Universitário Campo Real
E-mail: juninhosporny@gmail.com
CARLOS ALEXANDRE BAIDA
Centro Universitário Campo Real
E-mail: alexandre_baida@hotmail.com
BRUNO MACHINSKI
Centro Universitário Campo Real
E-mail: brunomachinski@gmail.com
RESUMO
Este estudo teve como objetivo analisar a aplicação da Curva ABC no gerenciamento de estoques
da empresa de bebidas alcoólicas, para identificar quais produtos geram maior impacto financeiro.
A pesquisa foi realizada a partir de dados obtidos entre 25 de julho e 29 de setembro de 2024. A
metodologia adotada foi quantitativa e descritiva, utilizando-se de dados fornecidos pela empresa
sobre vendas, preços e quantidades consumidas dos produtos. A partir desses dados, foi construída
a Curva ABC, que classifica os itens em três categorias (A, B e C), com base no valor total gerado
pelas vendas. A pesquisa revelou a importância de se concentrar na gestão dos itens da Classe A,
que trazem maior retorno financeiro, e de revisar a estratégia de compras para os itens da Classe
C, de menor impacto econômico. Conclui-se que a aplicação da Curva ABC pode otimizar a gestão
de estoques, contribuindo para a redução de custos e melhoria nos resultados financeiros da
empresa.
Palavras-chave: Controle, Curva ABC, Estoques.
ABSTRACT
This study aimed to analyze the application of the ABC Curve in the inventory management of an
alcoholic beverage company, to identify which products generate the greatest financial impact. The
research was conducted using data obtained between July 25 and September 29, 2024. The
methodology adopted was quantitative and descriptive, using data provided by the company on
sales, prices, and quantities consumed of the products. From this data, the ABC Curve was
constructed, which classifies the items into three categories (A, B, and C), based on the total value
generated by sales. The research revealed the importance of focusing on the management of Class
A items, which bring the greatest financial return, and of reviewing the purchasing strategy for Class
C items, which have the least economic impact. It is concluded that the application of the ABC Curve
can optimize inventory management, contributing to cost reduction and improving the company's
financial results.
Keywords: Control, ABC Curve, Stocks.
1 DOI: https://doi.org/10.5935/2763-9673.20240006
137
Antonio Sporny Junior, Carlos Alexandre Baida e Bruno Machinski
APLICAÇÃO DA CURVA ABC EM UMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS DE PEQUENO PORTE EM TEIXEIRA SOARES
Revista de Estudos em Organizações e Controladoria - REOC, ISSN 2763-9673, UNICENTRO, Irati-PR, v. 4, n. 1, p. 136-
157, jan./jun., 2024.
1. INTRODUÇÃO
Em um ambiente econômico cada vez mais competitivo, é de suma
importância que a empresa usufrua de ferramentas que possibilitem uma vantagem
em relação aos concorrentes. Cada empresa tem suas características únicas, tanto
em seus produtos quanto na oferta de seus serviços. O que distingue e confere
vantagens em relação às concorrentes do mesmo ramo, são as decisões que ela
adota, assim como as estratégias que define, desenvolve e implementa para
destacar-se no mercado. Para Oliveira (2007, p. 222), a “vantagem competitiva é
aquele algo a mais que identifica os produtos e serviços e os mercados para os
quais a empresa está efetivamente capacitada a atuar de forma diferenciada’’.
Segundo Morocho (2020) a gestão de estoque tem como objetivo organizar,
planejar e controlar todo o montante que a empresa possui, com um único
propósito, reduzir possíveis prejuízos ao setor financeiro. Atualmente, existem
diversas metodologias que auxiliam neste controle, dentre elas, uma que mais vem
sendo utilizada é a metodologia de controle de estoques pela curva ABC. Esse
método, de acordo com Goebel (1996), foi criado por Vilfredo Pareto, um
economista italiano, no século XIX, no qual estudou a distribuição desigual das
riquezas alocadas no país, o resultado de seus estudos foi de que 20% da
população possuía 80% das riquezas, uma relação 80/20.
Segundo Pozo (2010), a curva ABC, também denominada como Diagrama
de Pareto, é subdividida em três classes, sendo elas a Classe A, que demanda
maior atenção, pois representa a maior porcentagem de vendas da empresa,
mesmo contendo um número menor de itens, correspondentes a 20% da
quantidade total podendo chegar a 80% em termos de valor. Classe B é a classe
intermediária, pois relata uma porcentagem média de vendas e produtos, se
comparado ao primeiro e terceiro grupo, essa classe representa 30% da quantidade
e 15% do valor. E a Classe C, que se refere a uma quantidade de vendas inferior
às duas outras classes citadas, porém concentra-se um volume maior de produtos,
equivalente a 50% da quantidade e 5% do valor.
A análise ABC é uma das formas mais comuns de analisar estoques. Essa
análise consiste na verificação, em certo espaço de tempo do consumo, dos itens
138
Antonio Sporny Junior, Carlos Alexandre Baida e Bruno Machinski
APLICAÇÃO DA CURVA ABC EM UMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS DE PEQUENO PORTE EM TEIXEIRA SOARES
Revista de Estudos em Organizações e Controladoria - REOC, ISSN 2763-9673, UNICENTRO, Irati-PR, v. 4, n. 1, p. 136-
157, jan./jun., 2024.
presentes no estoque. “Aos itens mais importantes de todos, segundo a ótica do
valor ou da quantidade, dá-se a denominação itens classe A, aos intermediários,
itens classe B, e aos menos importantes, itens classe C” (Martins; Campos, 2009,
p. 211).
O gerenciamento de estoques pode ser encarado como uma dificuldade pela
empresa, principalmente para as de pequeno porte, que é o caso de objeto de
estudo deste trabalho. Para manter-se em vel competitivo com os seus
concorrentes a gestão de estoques deve funcionar de maneira eficaz, visto que a
ferramenta em questão quando bem implantada e administrada dentro da empresa,
impacta drasticamente na rentabilidade, uma vez que consegue reduzir custos,
prejuízos e eliminar erros.
Por esse motivo, ao reconhecer a importância da Curva ABC no processo
de gerenciamento de estoques, torna-se relevante este estudo, afim de contribuir
academicamente, podendo servir como base para referências futuras nas
investigações e estudos sobre o tema em questão. Além de tornar-se uma
ferramenta de extrema importância para a empresa de bebidas alcóolicas ‘’Velho
Texas’’, situada em Teixeira Soares no Estado do Paraná, pois permitirá que a
mesma obtenha uma visão do seu real valor em estoques, evitando o desperdício
de mercadorias, norteando o gestor de que nem todos os itens em estoques
demandam a mesma importância se analisados em valores financeiros.
Foram levantadas informações relevantes sobre os produtos que possuem
maior rentabilidade financeira no período de 25 de julho de 2024 a 29 de setembro
de 2024, totalizando 60 dias. Posteriormente, com base nos dados obtidos do
sistema da empresa, foi construída a curva ABC. O trabalho está organizado em
cinco partes, incluindo a introdução. A segunda parte discute o referencial teórico,
destacando tópicos significativos sobre a gestão de estoques, especialmente
através da aplicação do método de classificação ABC. Na terceira parte, são
descritos os métodos utilizados na pesquisa. Os resultados o apresentados na
quarta parte. Por último, a quinta seção traz as conclusões do artigo.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Estoques
139
Antonio Sporny Junior, Carlos Alexandre Baida e Bruno Machinski
APLICAÇÃO DA CURVA ABC EM UMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS DE PEQUENO PORTE EM TEIXEIRA SOARES
Revista de Estudos em Organizações e Controladoria - REOC, ISSN 2763-9673, UNICENTRO, Irati-PR, v. 4, n. 1, p. 136-
157, jan./jun., 2024.
Existem diversas definições para estoque, mas, em essência, elas giram em
torno da mesma ideia, que seria o acumulo de recursos transformados em uma
operação. Segundo Moura (2004), o estoque é uma coleção de bens guardados,
que possuem características específicas, que visa atender às metas e demandas
da empresa. Assim, qualquer item que esteja armazenado em um depósito,
almoxarifado, prateleira, gaveta ou armário, destinado ao uso da empresa em suas
operações é classificado como parte do estoque da organização.
Os estoques estão entre as maiores preocupações dos gestores de uma
empresa. No ponto de vista operacional, baixos estoques significam
indisponibilidade de atendimento ao cliente, enquanto na visão financeira, estoques
altos significam dinheiro parado e, desse modo maiores custos (Corrêa; Corrêa,
2008).
2.2. Gestão de Estoques
A gestão de estoques surgiu da necessidade das empresas em controlar
melhor os materiais, custos e serviços prestados. Dessa forma, se torna de extrema
importância uma boa gestão de estoques. Segundo Viana (2011, p. 117) gestão de
estoques:
é um conjunto de atividades que visa, através de políticas de estoque, o
atendimento pleno das necessidades da organização, com máxima
eficiência e menor custo, através do maior giro possível para o capital
investido.
Slack, Chamber e Johnston. (2009) afirma que a gestão de estoques é
composta por diversas tomadas de decisões que permitirá que o gestor de uma
empresa possa realizar suas tarefas com eficiência, desde que possua as
informações necessárias desde o processo de compra até a venda. Com isso,
evidencia-se a importância para a empresa em possuir uma gestão de estoques de
maneira inteligente, afim de orientar o gestor na tomada de decisão. Um
gerenciamento de estoque bem analisado contribui para uma empresa realizar suas
ações sem dificuldades, uma vez que é possível reduzir custos, aumentar a
140
Antonio Sporny Junior, Carlos Alexandre Baida e Bruno Machinski
APLICAÇÃO DA CURVA ABC EM UMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS DE PEQUENO PORTE EM TEIXEIRA SOARES
Revista de Estudos em Organizações e Controladoria - REOC, ISSN 2763-9673, UNICENTRO, Irati-PR, v. 4, n. 1, p. 136-
157, jan./jun., 2024.
eficiência nas compras e gerar maior confiança na tomada de decisões
(Montanheiro; Fernandes, 2008).
O controle de estoque vai além do simples registro das entradas e saídas de
produtos, mas deve ser encarado de forma estratégica, considerando que os
estoques integram uma boa parte dos ativos da empresa. De acordo com Pozo
(2010), diversas empresas enfrentam a falência ao alocar grandes quantias de
capital em estoques, o que resulta na falta de recursos financeiros para manter o
capital de giro. Para alcançar a máxima eficiência, é essencial contar com
ferramentas que ajudem no gerenciamento de estoque. Uma dessas ferramentas é
a curva ABC, que simplifica a análise e a identificação de problemas, suas causas
e a hierarquia de importância dos produtos estocados.
2.3. Curva ABC
A Curva ABC é baseada no teorema do economista Vilfredo Pareto, que
surgiu na Itália, no século XIX, em um estudo sobre a renda e riqueza, o economista
observou uma pequena parcela da população (20%), que concentrava a maior
parte da riqueza (80%). Para Slack, Chamber e Johnston (2009), qualquer estoque
que contenha mais de um item guardado, determinados itens terão maior
importância para a empresa do que outros. Os autores apresentam que a curva
ABC proporciona resultados imediatos devido a sua fácil aplicação, visto que
considera todos os itens que estão em estoque e separa aqueles que são mais
relevantes.
A forma mais utilizada de controle na classificação ABC é a realização de
uma listagem dos produtos em estoque, bem como as suas movimentações de
valor, ou seja, discriminar diferentes itens multiplicando sua taxa de uso pelo seu
valor individual (Slack; Chamber; Johnston, 2009). A primeira etapa do método
ABC, está em identificar os produtos que estão alocados no estoque, e indicar a
quantidade consumida de cada um, bem como seu custo unitário e por fim o valor
total, que se pela quantidade consumida multiplicada pelo custo unitário de cada
produto. Após efetuado essa classificação, serão ordenados os itens de maneira
decrescente do valor total do período analisado. Somente então será possível
classificá-los com as proporções indicadas pelo método A, B e C.
141
Antonio Sporny Junior, Carlos Alexandre Baida e Bruno Machinski
APLICAÇÃO DA CURVA ABC EM UMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS DE PEQUENO PORTE EM TEIXEIRA SOARES
Revista de Estudos em Organizações e Controladoria - REOC, ISSN 2763-9673, UNICENTRO, Irati-PR, v. 4, n. 1, p. 136-
157, jan./jun., 2024.
Dias (1994) classifica os três grupos sendo Classe A, B e C. A classe A
engloba o grupo de itens com maior importância, o qual devem receber um
tratamento especial, visto corresponder cerca de 20% dos itens em estoque, porem
que representam cerca de 80% do valor total. Logo, são responsáveis pelo maior
faturamento financeiro da empresa. A Classe B representa os itens intermediários,
seu controle tende a ser menos rigorosos do que a classe A e estes itens
correspondem em média 30% dos itens em estoque, e representam
aproximadamente 15% do valor monetário total. a classe C aloca itens de menor
importância, embora volumosos em quantidade, mas com baixo valor monetário,
ultrapassa facilmente 50% dos itens em estoque, cuja relação monetária é
representada por certa de 5% do valor monetário.
A classificação ABC pode ser feita por várias medidas, tais como peso,
volume, preço de venda, sendo a mais adequada a classificação pelo valor mensal
(Baumann, 2014). A figura 1 representa graficamente a classificação ABC.
Figura 1 – Gráfico Curva ABC.
Fonte: Slack; Chambers; Johnston (2009, p.379).
Segundo Pozo (2002) a curva ABC apresenta vantagens, pois exerce um
controle rigoroso sobre os estoques da classe A, enquanto supervisa de maneira
mais superficial os da classe C, direcionando assim a gestão de estoques e
aumentando sua eficiência. Viana (2002) ressalta que a curva ABC pode ser
aplicada em qualquer situação onde seja viável estabelecer prioridades, sendo que
algumas tarefas são mais relevantes que outras. Dessa forma, fica claro que a
142
Antonio Sporny Junior, Carlos Alexandre Baida e Bruno Machinski
APLICAÇÃO DA CURVA ABC EM UMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS DE PEQUENO PORTE EM TEIXEIRA SOARES
Revista de Estudos em Organizações e Controladoria - REOC, ISSN 2763-9673, UNICENTRO, Irati-PR, v. 4, n. 1, p. 136-
157, jan./jun., 2024.
curva ABC é aplicável em diversas circunstâncias, consolidando-se como uma
ferramenta valiosa para a gestão em geral.
3. METODOLOGIA
Define-se como pesquisa segundo Andrade (2003, p. 121) o “conjunto de
procedimentos sistemáticos, baseado no raciocínio lógico, que tem por objetivo
encontrar soluções para problemas propostos, mediante a utilização de métodos
científicos”. Esta pesquisa adota uma perspectiva descritiva, que para Triviños
(1987, p. 110), “pretende descrever com exatidão os fatos e fenômenos de
determinada realidade”, de modo que é utilizado quando se tem a intenção de
conhecer determinada população ou fenômeno, bem como suas peculiaridades.
Quanto à abordagem do problema, a pesquisa caracteriza-se como
quantitativa. A pesquisa quantitativa emprega métodos estatísticos para análise e
tratamento dos dados coletados, esse método não é tão profundo na busca do
conhecimento sobre a realidade dos fenômenos, visto que se preocupa com o
comportamento geral dos acontecimentos. Richardson (1999, p. 70) afirma que a
abordagem quantitativa:
Caracteriza-se pelo emprego de quantificação tanto nas modalidades de
coleta de informação, quanto no tratamento delas por meio de técnicas
estatísticas, desde as mais simples como percentual, dia, desvio
padrão, às mais complexas, como coeficiente de correlação, análise de
regressão, etc.
Propondo-se ampliar o conhecimento da empresa em questão, essa
pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, que segundo Gil (1991, p. 58) é
caracterizado pelo estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de
maneira que permita o seu amplo e detalhado conhecimento. De acordo com Laville
e Dionne (1999, p. 156):
A vantagem mais marcante dessa estratégia de pesquisa repousa, é claro,
na possibilidade de aprofundamento que oferece, pois os recursos se
veem concentrados no caso visado, não estando o estudo submetido às
restrições ligadas à comparação do caso com outros casos
143
Antonio Sporny Junior, Carlos Alexandre Baida e Bruno Machinski
APLICAÇÃO DA CURVA ABC EM UMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS DE PEQUENO PORTE EM TEIXEIRA SOARES
Revista de Estudos em Organizações e Controladoria - REOC, ISSN 2763-9673, UNICENTRO, Irati-PR, v. 4, n. 1, p. 136-
157, jan./jun., 2024.
As técnicas de coleta de dados são um conjunto de regras ou processos
utilizados por uma ciência, ou seja, corresponde à parte prática da coleta de dados
(Lakatos; Marconi, 2001). Para a obtenção de dados, foi solicitado ao gestor da
empresa um relatório operacional dos produtos, e das vendas em um prazo de 2
meses, o período analisado foi 25 de julho de 2024 a 29 de setembro de 2024. Após
a extração desses dados foi possível a classificação dos itens conforme a
metodologia da aplicação da curva ABC, conforme pede Pareto, identificando as
semelhanças anatômicas, ou de consumo dentre os itens.
Em sequência, os dados foram organizados em uma planilha
disponibilizando o somatório de cada produto vendido, sendo assim a base para
construção da Curva ABC, a qual destaca os produtos com maior impacto na
receita gerada pelas vendas e contribuindo para o gerenciamento de estoque da
empresa analisada.
Esta planilha apresenta descrição de cada item, a quantidade vendida no
período analisado, o valor total e o valor unitário, bem como demonstra o cálculo
de porcentagem da representação de venda de cada item em relação ao total
acumulado. Na última coluna foram alocados a classificação de cada item como A,
B ou C, definidas de acordo com a porcentagem acumulada.
4. RESULTADOS
Utilizando o sistema da empresa analisada, foram coletados dados sobre as
vendas ocorridas entre julho e setembro de 2024. Para que fosse possível aplicar
o método de classificação ABC, estes itens foram alocados em uma planilha,
identificando a quantidade de itens vendidos pela empresa, a descrição de cada
produto vendido no período analisado, o preço unitário e a quantidade de consumo,
que atribuiu a importância de cada item para a organização.
Após essa análise foi possível aplicar a classificação ABC (popularmente
conhecida como a regra 80/20) o qual pretende classificar em ordem decrescente
de importância para a organização, sendo A o item de maior importância, B o item
intermediário e C o item de menor importância. No geral foram analisados 154 itens,
sendo classificados como Curva A 28 itens, curva B 47 itens e curva C 79 itens,
como demonstra a tabela abaixo:
144
Antonio Sporny Junior, Carlos Alexandre Baida e Bruno Machinski
APLICAÇÃO DA CURVA ABC EM UMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS DE PEQUENO PORTE EM TEIXEIRA SOARES
Revista de Estudos em Organizações e Controladoria - REOC, ISSN 2763-9673, UNICENTRO, Irati-PR, v. 4, n. 1, p. 136-
157, jan./jun., 2024.
Tabela 1 – Demonstração Quantitativa da Curva ABC.
Classificação A B C
Quantidade de Itens 28 47 79
% de Itens 20% 30% 50%
% de Consumo 80% 15% 5%
Fonte: Autores (2024).
Por meio da classificação ABC e quantitativo em relação a quantidade de
itens e percentual de consumo foi possível elaborar a curva ABC, conforme
demonstração gráfica a seguir:
Figura 2 – Representação Gráfica da Curva ABC.
Fonte: Autores (Dados da Pesquisa, 2024).
Verifica-se na Figura 2, que demonstra que os produtos mais vendidos da
loja estão na Classe A sendo 20% dos produtos vendidos, responsáveis por 80%
do valor vendas da empresa. A Classe B corresponde a 30% dos produtos vendidos
e são responsáveis por 15% das vendas da empresa. Os itens da Classe C
compõem 50% dos itens restantes, porém representam apenas 5% das vendas da
empresa.
Ainda na Figura 2, verifica-se observar com eficiência a rotatividade de
estoque, e a Classe A por apresentar uma maior relevância no faturamento da
empresa, deve receber maior atenção, e ser administrada com eficiência para que
não ocorram faltas em estoque. A classe B, a qual engloba os itens intermediários,
28 47 79
1
6
11
16
21
26
31
36
41
46
51
56
61
66
71
76
81
86
91
96
101
106
111
116
121
126
131
136
141
146
151
0%
10%
20%
30%
40%
50%
60%
70%
80%
90%
100%
% de Consumo
Curva ABC
145
Antonio Sporny Junior, Carlos Alexandre Baida e Bruno Machinski
APLICAÇÃO DA CURVA ABC EM UMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS DE PEQUENO PORTE EM TEIXEIRA SOARES
Revista de Estudos em Organizações e Controladoria - REOC, ISSN 2763-9673, UNICENTRO, Irati-PR, v. 4, n. 1, p. 136-
157, jan./jun., 2024.
os quais são necessários para que a empresa possa oferecer uma variedade maior
de produtos para seus clientes. Os itens representados pela Classe C, apesar da
grande amostra de produtos, possuem pouca rotatividade de vendas, além do seu
valor ser mais baixo, ocasionando assim uma redução no investimento de capital.
Na Figura 3, é possível observar e afirmar o que foi constatado acima de que os
custos dos produtos estão concentrados em menor quantia de itens.
Figura 3 - Gráfico Comparativo Dos Custos X Itens.
Fonte: Autores (2024).
Em valores monetários, dentro do período de 60 dias em que foram
analisadas as vendas da empresa, foi constatado uma receita de aproximadamente
R$68.000,00. Dos quais, aproximadamente R$54.367,00, estavam concentrados
na Curva A, R$ 10.149,00 na curva B e na curva C, apenas R$3.488,00. Com essas
informações o gestor consegue avaliar quais produtos possuem maior saída, e
consequentemente trazem mais retorno financeiro para a empresa. Assim como
apresentado a Figura 4:
Figura 4 – Valores em Reais na Curva ABC.
80%
20%
15%
30%
5%
50%
0%
10%
20%
30%
40%
50%
60%
70%
80%
90%
% de Custo Itens
A B C
146
Antonio Sporny Junior, Carlos Alexandre Baida e Bruno Machinski
APLICAÇÃO DA CURVA ABC EM UMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS DE PEQUENO PORTE EM TEIXEIRA SOARES
Revista de Estudos em Organizações e Controladoria - REOC, ISSN 2763-9673, UNICENTRO, Irati-PR, v. 4, n. 1, p. 136-
157, jan./jun., 2024.
Fonte: Autores (2024).
Na Tabela 5, Tabela 6 e Tabela 7 é possível observar os itens que compõe
a Curva A, Curva B e a Curva C, e que foram objeto de estudo desse trabalho:
Tabela 5 – Itens da Curva A.
Fonte: Autores (2024).
Tabela 6 – Itens da Curva B.
R$
54.367,39
R$ 10.149,98
R$ 3.488,76
CURVA A CURVA B CURVA C
DESCRIÇÃO QTD TOTAL UNITARIO % % acumulada CURVA
CERVEJA ANTARTICA LATA 350ML 3134 R$ 11.716,26 R$ 3,74 17,23% 17,23% A
CERVEJA AMSTEL LATA 350 ML 2534 R$ 9.730,53 R$ 3,84 14,31% 31,54% A
CERVEJA ORIGINAL LATA 350ML 1109 R$ 4.968,14 R$ 4,48 7,31% 38,84% A
CERVEJA HEINEKEN LATA 350ML 525 R$ 2.955,69 R$ 5,63 4,35% 43,19% A
CERVEJA SKOL LATA 350ML 725 R$ 2.734,76 R$ 3,77 4,02% 47,21% A
CERVEJA HEINEKEIN LONG NECK 330ML 269 R$ 2.424,96 R$ 9,01 3,57% 50,78% A
DOSE DE CUBA 700ML 147 R$ 2.249,04 R$ 15,30 3,31% 54,08% A
COCA COLA GARRAFA 2 LITROS 158 R$ 1.952,84 R$ 12,36 2,87% 56,95% A
CERVEJA LATA EISENBAHN 350ML 428 R$ 1.782,28 R$ 4,16 2,62% 59,57% A
DOSE DE WHISKEY C/ ENERGETICO COPO 700ML 59 R$ 1.438,04 R$ 24,37 2,11% 61,69% A
CERVEJA SOL LONG NECK 330ML 197 R$ 1.386,82 R$ 7,04 2,04% 63,73% A
POD ELFI BAR 5000 PUFF 16 R$ 1.065,67 R$ 66,60 1,57% 65,30% A
CERVEJA BUDWEISER LONG NECK 134 R$ 968,84 R$ 7,23 1,42% 66,72% A
CERVEJA CORONA LONG NECK 330ML 73 R$ 735,00 R$ 10,07 1,08% 67,80% A
ENERGETICO MONSTER 473ML 66 R$ 724,00 R$ 10,97 1,06% 68,87% A
GELO 4KG 82 R$ 710,00 R$ 8,66 1,04% 69,91% A
PINGA 51 1LTS 54 R$ 698,00 R$ 12,93 1,03% 70,94% A
CERVEJA BUDWEISER LATA 350ML 133 R$ 629,22 R$ 4,73 0,93% 71,86% A
VODKA ASKOV 24 R$ 618,05 R$ 25,75 0,91% 72,77% A
ENERGETICO BALLY 48 R$ 615,35 R$ 12,82 0,90% 73,67% A
SMINORFF ICE ORIGINAL 61 R$ 609,09 R$ 9,99 0,90% 74,57% A
ENERGETICO RED BULL 250 ML 58 R$ 599,00 R$ 10,33 0,88% 75,45% A
CERVEJA HEINEKEIN LONG NECK ZERO ALCOOL 65 R$ 584,00 R$ 8,98 0,86% 76,31% A
CAMPARI 1 LTS 9 R$ 579,91 R$ 64,43 0,85% 77,16% A
DOSE DE JACK 16 R$ 550,00 R$ 34,38 0,81% 77,97% A
BRASILEIRO 129 R$ 508,00 R$ 3,94 0,75% 78,72% A
VODKA SMIRNOFF 10 R$ 444,98 R$ 44,50 0,65% 79,37% A
VINHO TINTO COLONIAL SUAVE 20 R$ 388,92 R$ 19,45 0,57% 79,94% A
147
Antonio Sporny Junior, Carlos Alexandre Baida e Bruno Machinski
APLICAÇÃO DA CURVA ABC EM UMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS DE PEQUENO PORTE EM TEIXEIRA SOARES
Revista de Estudos em Organizações e Controladoria - REOC, ISSN 2763-9673, UNICENTRO, Irati-PR, v. 4, n. 1, p. 136-
157, jan./jun., 2024.
Fonte: Autores (2024).
Tabela 7 – Itens da Curva C.
DESCRIÇÃO QTD TOTAL UNITARIO % % acumulada CURVA
CERVEJA BRAHMA LATA
87
R$ 375,36
R$ 4,31
0,55%
80,50%
B
51 ICE 43 R$ 365,00 R$ 8,49 0,54% 81,03% B
WHISKEY JACK DANIES PRETO TRADICIONAL 2 R$ 349,99 R$ 175,00 0,51% 81,55% B
CARO CHURRASCO 4KG 18 R$ 343,00 R$ 19,06 0,50% 82,05% B
SALGADINHO CORINHO DE BACON 68 R$ 339,72 R$ 5,00 0,50% 82,55% B
COCA COLA ZERO 2 LITROS 27 R$ 337,50 R$ 12,50 0,50% 83,05% B
WHISKEY JACK DANIES FIRE 2 R$ 329,99 R$ 165,00 0,49% 83,53% B
LICOR 43 2 R$ 310,00 R$ 155,00 0,46% 83,99% B
COCA LATA 350 ML 77 R$ 309,00 R$ 4,01 0,45% 84,44% B
GUARANÁ ANTARCTICA 2 LITROS 29 R$ 291,49 R$ 10,05 0,43% 84,87% B
VODKA NATASHA 10 R$ 289,00 R$ 28,90 0,42% 85,30% B
BATATA WANFLO 40G 55 R$ 275,00 R$ 5,00 0,40% 85,70% B
VODKA KISLLA 13 R$ 270,00 R$ 20,77 0,40% 86,10% B
CIGARRO LEM 39 R$ 267,50 R$ 6,86 0,39% 86,49% B
CERVEJA BRAHMA ZERO ALCOOL LATA 53 R$ 261,79 R$ 4,94 0,38% 86,88% B
CERVEJA LATA KAISER 350 ML 68 R$ 242,84 R$ 3,57 0,36% 87,23% B
CERVEJA HEINEKEIN ZERO ALCOOL LATA 60 R$ 237,00 R$ 3,95 0,35% 87,58% B
CARVAO NARGUILE 161 R$ 232,81 R$ 1,45 0,34% 87,92% B
COCA COLA 600ML 32 R$ 224,00 R$ 7,00 0,33% 88,25% B
IGNITE 5000 3 R$ 220,00 R$ 73,33 0,32% 88,58% B
PASSAPORT 4 R$ 220,00 R$ 55,00 0,32% 88,90% B
TRIDENT 68 R$ 217,79 R$ 3,20 0,32% 89,22% B
COROTE 34 R$ 208,00 R$ 6,12 0,31% 89,53% B
CHOCOLATE TRENTO 54 R$ 202,00 R$ 3,74 0,30% 89,82% B
IGNITE 8000 2 R$ 200,00 R$ 100,00 0,29% 90,12% B
CIGARRO CHESTERFIELD ORIGINAL 28 R$ 198,00 R$ 7,07 0,29% 90,41% B
WHISKEY JACK DANIES APPLE 1 R$ 184,99 R$ 184,99 0,27% 90,68% B
VINHO TINTO SECO 9 R$ 180,00 R$ 20,00 0,26% 90,95% B
VODKA CIROC SABORES 1 R$ 180,00 R$ 180,00 0,26% 91,21% B
CIGARRO CHESTERFIELD TERRAS BRASILEIRAS 27 R$ 176,50 R$ 6,54 0,26% 91,47% B
DRINK MANSAO MAROMBA 1 LITRO 7 R$ 175,00 R$ 25,00 0,26% 91,73% B
CHOCOLATE SNICKERS 35 R$ 164,50 R$ 4,70 0,24% 91,97% B
ESNCIA PARA NARGUILE 13 R$ 160,19 R$ 12,32 0,24% 92,21% B
GIN BEEFEATER 1 R$ 160,00 R$ 160,00 0,24% 92,44% B
WISKEY RED LABEL 1 R$ 150,00 R$ 150,00 0,22% 92,66% B
CIGARRO CHESTERFIELD SABOR REMIX WILD 19 R$ 147,25 R$ 7,75 0,22% 92,88% B
FANTA LARANJA 2 LITROS 13 R$ 140,94 R$ 10,84 0,21% 93,09% B
DOSE CAIPIRINHA COPO 700ML 9 R$ 130,33 R$ 14,48 0,19% 93,28% B
LONG NECK STELLA 16 R$ 128,00 R$ 8,00 0,19% 93,46% B
KISLLA ICE RED FRUITS 275ML 17 R$ 127,50 R$ 7,50 0,19% 93,65% B
GUARANÁ LATA 350ML 31 R$ 126,00 R$ 4,06 0,19% 93,84% B
KISLLA ICE LIO 275ML 16 R$ 120,00 R$ 7,50 0,18% 94,01% B
TÁBUA DE CORTAR CARNE IMBUIA 1 R$ 120,00 R$ 120,00 0,18% 94,19% B
AGUA CRISTAL S/GÁS 500ML 47 R$ 117,50 R$ 2,50 0,17% 94,36% B
AMENDOIN AMENDUPÃ 40 R$ 117,50 R$ 2,94 0,17% 94,54% B
MENTOS TUBO 47 R$ 117,00 R$ 2,49 0,17% 94,71% B
WHISKEY BALLANTINE´S 1 R$ 110,00 R$ 110,00 0,16% 94,87% B
148
Antonio Sporny Junior, Carlos Alexandre Baida e Bruno Machinski
APLICAÇÃO DA CURVA ABC EM UMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS DE PEQUENO PORTE EM TEIXEIRA SOARES
Revista de Estudos em Organizações e Controladoria - REOC, ISSN 2763-9673, UNICENTRO, Irati-PR, v. 4, n. 1, p. 136-
157, jan./jun., 2024.
DESCRIÇÃO QTD TOTAL UNITARIO % % acumulada CURVA
WHISKEY NATU NOBILIS 2 R$ 110,00 R$ 55,00 0,16% 95,03% C
CIGARRO MARLBORO FOREST FUSION 9 R$ 108,00 R$ 12,00 0,16% 95,19% C
CERVEJA BOHEMIA LATA 350 ML 27 R$ 107,00 R$ 3,96 0,16% 95,35% C
KISLLA ICE MARACUJA 275ML 14 R$ 102,50 R$ 7,32 0,15% 95,50% C
CACHAÇA VELHO BARREIRO 1LTS 6 R$ 102,00 R$ 17,00 0,15% 95,65% C
AMENDOIN PETTIZ GRMS 4 R$ 98,60 R$ 24,65 0,14% 95,79% C
CERVEJA BHRAMA DUPLO MALTE 21 R$ 97,35 R$ 4,64 0,14% 95,94% C
CIGARRO MARLBORO BOX (RED,GOLD) 8 R$ 92,00 R$ 11,50 0,14% 96,07% C
WHISKEY WHITE HORSE 1 R$ 90,00 R$ 90,00 0,13% 96,20% C
AGUA CRSITAL C/GÁS 500ML 26 R$ 89,50 R$ 3,44 0,13% 96,34% C
SUCO KAPO 22 R$ 89,50 R$ 4,07 0,13% 96,47% C
AGUA DE COCO PURO COCO 1LTS 6 R$ 85,08 R$ 14,18 0,13% 96,59% C
CIGARRO MARLBORO ICE BURST MENTOL 7 R$ 79,75 R$ 11,39 0,12% 96,71% C
CERVEJA BUDWEISER ZERO LONG NECK 9 R$ 76,50 R$ 8,50 0,11% 96,82% C
CERVELA LATA ITAIPAVA 350 ML 24 R$ 75,84 R$ 3,16 0,11% 96,93% C
CHOCOLATE BIS EXTRA OREO 18 R$ 72,00 R$ 4,00 0,11% 97,04% C
ESNCIA LIQUIDA GRANDE 1 R$ 70,00 R$ 70,00 0,10% 97,14% C
CHOPP COPO 13 R$ 65,00 R$ 5,00 0,10% 97,24% C
COCA COLA JACK DANIELS 4 R$ 64,00 R$ 16,00 0,09% 97,33% c
AGUA TONICA 14 R$ 63,00 R$ 4,50 0,09% 97,43% C
BEATS GIN 7 R$ 63,00 R$ 9,00 0,09% 97,52% C
GELO DE COCO 16 R$ 61,39 R$ 3,84 0,09% 97,61% C
SUCO DEL VALLE 4 R$ 60,00 R$ 15,00 0,09% 97,70% C
BACARDI BIG APPLE 1 R$ 57,00 R$ 57,00 0,08% 97,78% C
BACARDI CARTA BLANCA 1 R$ 57,00 R$ 57,00 0,08% 97,86% C
CHOCOLATE LOLLO 16 R$ 56,00 R$ 3,50 0,08% 97,95% C
KISLLA ICE BLUE 275ML 7 R$ 52,50 R$ 7,50 0,08% 98,02% C
KIT DE CORTE DE CARNE CHURRASCO 1 R$ 50,00 R$ 50,00 0,07% 98,10% C
ENERGETICO RED HORSE TRADICIONAL 4 R$ 49,84 R$ 12,46 0,07% 98,17% C
FANTA LARANJA 600ML 8 R$ 49,00 R$ 6,13 0,07% 98,24% C
GIN ROCK´S DOCE 1 R$ 45,00 R$ 45,00 0,07% 98,31% C
GIN ROCK´S SECO 1 R$ 45,00 R$ 45,00 0,07% 98,37% C
HALLS MORANGO 18 R$ 45,00 R$ 2,50 0,07% 98,44% C
ISQUEIRO CRICREKET MINI 10 R$ 45,00 R$ 4,50 0,07% 98,51% C
HALLS CEREJA 18 R$ 44,00 R$ 2,44 0,06% 98,57% C
CHOCOLATE CHARGE 12 R$ 42,00 R$ 3,50 0,06% 98,63% C
GUARANÁ 600ML 7 R$ 42,00 R$ 6,00 0,06% 98,70% C
CHOCOLATE BIS EXTRA ORIGINAL 10 R$ 40,00 R$ 4,00 0,06% 98,75% C
FANTA UVA LATA 350ML 10 R$ 40,00 R$ 4,00 0,06% 98,81% C
SUCO SUFRESH 4 R$ 40,00 R$ 10,00 0,06% 98,87% C
WHISKEY BLACK STONE 1 R$ 38,86 R$ 38,86 0,06% 98,93% C
KISLLA ICE BIG APPLE 275ML 5 R$ 37,50 R$ 7,50 0,06% 98,98% C
BALA GELATINA DORI 8 R$ 37,20 R$ 4,65 0,05% 99,04% C
AGUA D'FONTE S/GÁS 500ML 15 R$ 37,00 R$ 2,47 0,05% 99,09% C
GUARANÁ KUAT 2 LITROS 4 R$ 36,00 R$ 9,00 0,05% 99,15% C
COCA ZERO LATA 350 ML 7 R$ 34,50 R$ 4,93 0,05% 99,20% C
SPRITE 2 LITROS 3 R$ 32,00 R$ 10,67 0,05% 99,24% C
CHOCOLATE PRESTIGIO 9 R$ 31,50 R$ 3,50 0,05% 99,29% C
SALGADINHO PIPOTECA 6 R$ 29,50 R$ 4,92 0,04% 99,33% C
SALGADINHO BOLINHA DE BACON 9 R$ 27,00 R$ 3,00 0,04% 99,37% C
ENERGETICO RED HORSE 2LTS TROPICAL 2 R$ 25,80 R$ 12,90 0,04% 99,41% C
ENERGETICO RED HORSE MELANCIA 2LTS 2 R$ 25,80 R$ 12,90 0,04% 99,45% C
CIGARRO DUNHILL BOX VERMELHO 2 R$ 24,00 R$ 12,00 0,04% 99,48% C
COCA ZERO LATA 310 ML 5 R$ 24,00 R$ 4,80 0,04% 99,52% C
AMENDOIM JAPONES DORI 3 R$ 22,50 R$ 7,50 0,03% 99,55% C
HALLS PRETO 9 R$ 22,50 R$ 2,50 0,03% 99,59% C
QUILMES STOUT LATA 473ML 3 R$ 21,00 R$ 7,00 0,03% 99,62% C
SPRITE LATA 350ML 5 R$ 20,00 R$ 4,00 0,03% 99,65% C
VODKA ROMANOFF 1 R$ 20,00 R$ 20,00 0,03% 99,68% C
AMENDOIM YOKI 2 R$ 19,00 R$ 9,50 0,03% 99,70% C
CHOCOLEITE 460ML 2 R$ 19,00 R$ 9,50 0,03% 99,73% C
AMENDOIM PETTIZ CEBOLA E SALSA 2 R$ 17,00 R$ 8,50 0,02% 99,76% C
FANTA MARACULATA 350ML 4 R$ 16,00 R$ 4,00 0,02% 99,78% C
SALGADINHO AMENDUPÃ SABORES 5 R$ 15,00 R$ 3,00 0,02% 99,80% C
SEDA BEM BOLADO BROWN 3 R$ 14,10 R$ 4,70 0,02% 99,82% C
REFRIGERANTE SCHWEPPES 1 R$ 13,00 R$ 13,00 0,02% 99,84% C
ENERGETICO RED HORSE MAÇA VERDE 2LTS 1 R$ 12,90 R$ 12,90 0,02% 99,86% C
CHOCOMILK 200ML 4 R$ 12,00 R$ 3,00 0,02% 99,88% C
CIGARRO DUNHILL BOX AZUL 1 R$ 11,50 R$ 11,50 0,02% 99,90% C
CIGARRO MARLBORO MAÇO 1 R$ 10,75 R$ 10,75 0,02% 99,91% C
MENTOS PASTILHA 3 R$ 10,50 R$ 3,50 0,02% 99,93% C
AMENDOIM PETTIZ PIMENTA 1 R$ 8,50 R$ 8,50 0,01% 99,94% C
HALLS UVA VERDE 3 R$ 7,00 R$ 2,33 0,01% 99,95% C
SALGADINHO TORRESMO PURURUCA 2 R$ 7,00 R$ 3,50 0,01% 99,96% C
ROTHMANS BOX 1 R$ 6,50 R$ 6,50 0,01% 99,97% C
COCA ZERO 600ML 1 R$ 6,00 R$ 6,00 0,01% 99,98% C
FREEGELLS GUM 2 R$ 6,00 R$ 3,00 0,01% 99,99% C
ICE DRINK 1 R$ 5,00 R$ 5,00 0,01% 99,99% C
COCA LATA 310 ML 1 R$ 4,00 R$ 4,00 0,01% 100,00% C
149
Antonio Sporny Junior, Carlos Alexandre Baida e Bruno Machinski
APLICAÇÃO DA CURVA ABC EM UMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS DE PEQUENO PORTE EM TEIXEIRA SOARES
Revista de Estudos em Organizações e Controladoria - REOC, ISSN 2763-9673, UNICENTRO, Irati-PR, v. 4, n. 1, p. 136-
157, jan./jun., 2024.
Fonte: Autores (2024).
Outra relação importante é que a Curva ABC não considera apenas o valor
unitário de cada produto, visto que ao ser analisado, o produto de maior valor da
tabela, que custa R$184,99, teve apenas uma unidade vendida no período
analisado, enquanto o item mais vendido, com 134 unidades, tem um valor unitário
de R$ 3,74.
Na Tabela 8 abaixo podemos observar os dados, o produto de maior valor
vendido no período foi o Whiskey Jack Daniel’s Apple que é classificado como curva
B. Sendo possível analisar, que nem sempre os itens com maior valor de venda,
serão os mais importantes para a empresa, devido as vendas serem restritas.
Tabela 8 – Itens classificados por valor.
DESCRIÇÃO
QTD
TOTAL
UNITARI
O
%
CURV
A
WHISKEY JACK DANIEL´S APPLE 1 R$ 184,99
R$
184,99
0,27
% B
VODKA CIROC SABORES 1 R$ 180,00
R$
180,00
0,26
% B
WHISKEY JACK DANIEL´S PRETO
TRADICIONAL 2 R$ 349,99
R$
175,00
0,51
% B
WHISKEY JACK DANIEL´S FIRE 2 R$ 329,99
R$
165,00
0,49
% B
GIN BEEFEATER 1 R$ 160,00
R$
160,00
0,24
% B
LICOR 43 2 R$ 310,00
R$
155,00
0,46
% B
WISKEY RED LABEL 1 R$ 150,00
R$
150,00
0,22
% B
TÁBUA DE CORTAR CARNE IMBUIA 1 R$ 120,00
R$
120,00
0,18
% B
WHISKEY BALLANTINE´S 1 R$ 110,00
R$
110,00
0,16
% B
IGNITE 8000 2 R$ 200,00
R$
100,00
0,29
% B
WHISKEY WHITE HORSE 1 R$ 90,00
R$ 90,00
0,13
% C
IGNITE 5000 3 R$ 220,00
R$ 73,33
0,32
% B
ESSÊNCIA LIQUIDA GRANDE 1 R$ 70,00
R$ 70,00
0,10
% C
POD ELFI BAR 5000 PUFF 16 R$ 1.065,67
R$ 66,60
1,57
% A
CAMPARI 1 LTS 9 R$ 579,91
R$ 64,43
0,85
% A
BACARDI BIG APPLE 1 R$ 57,00
R$ 57,00
0,08
% C
BACARDI CARTA BLANCA 1 R$ 57,00
R$ 57,00
0,08
% C
150
Antonio Sporny Junior, Carlos Alexandre Baida e Bruno Machinski
APLICAÇÃO DA CURVA ABC EM UMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS DE PEQUENO PORTE EM TEIXEIRA SOARES
Revista de Estudos em Organizações e Controladoria - REOC, ISSN 2763-9673, UNICENTRO, Irati-PR, v. 4, n. 1, p. 136-
157, jan./jun., 2024.
PASSAPORT 4 R$ 220,00
R$ 55,00
0,32
% B
WHISKEY NATU NOBILIS 2 R$ 110,00
R$ 55,00
0,16
% C
KIT DE CORTE DE CARNE CHURRASCO 1 R$ 50,00
R$ 50,00
0,07
% C
GIN ROCK´S DOCE 1 R$ 45,00
R$ 45,00
0,07
% C
GIN ROCK´S SECO 1 R$ 45,00
R$
45,00
0,07
% C
VODKA SMIRNOFF 10 R$ 444,98
R$ 44,50
0,65
% A
WHISKEY BLACK STONE 1 R$ 38,86
R$ 38,86
0,06
% C
DOSE DE JACK 16 R$ 550,00
R$ 34,38
0,81
% A
VODKA NATASHA 10 R$ 289,00
R$ 28,90
0,42
% B
VODKA ASKOV 24 R$ 618,05
R$ 25,75
0,91
% A
DRINK MANSAO MAROMBA 1 LITRO 7 R$ 175,00
R$ 25,00
0,26
% B
AMENDOIN PETTIZ GRMS 4 R$ 98,60
R$ 24,65
0,14
% C
DOSE DE WHISKEY C/ ENERGETICO
COPO 700ML 59 R$ 1.438,04
R$ 24,37
2,11
% A
VODKA KISLLA 13 R$ 270,00
R$ 20,77
0,40
% B
VINHO TINTO SECO 9 R$ 180,00
R$
20,00
0,26
% B
VODKA ROMANOFF 1 R$ 20,00
R$ 20,00
0,03
% C
VINHO TINTO COLONIAL SUAVE 20 R$ 388,92
R$ 19,45
0,57
% A
CARVÃO CHURRASCO 4KG 18 R$ 343,00
R$ 19,06
0,50
% B
CACHAÇA VELHO BARREIRO 1LTS 6 R$ 102,00
R$ 17,00
0,15
% C
COCA COLA JACK DANIELS 4 R$ 64,00
R$ 16,00
0,09
% c
DOSE DE CUBA 700ML 147 R$ 2.249,04
R$ 15,30
3,31
% A
SUCO DEL VALLE 4 R$ 60,00
R$ 15,00
0,09
% C
DOSE CAIPIRINHA COPO 700ML 9 R$ 130,33
R$ 14,48
0,19
% B
AGUA DE COCO PURO COCO 1LTS 6 R$ 85,08
R$ 14,18
0,13
% C
REFRIGERANTE SCHWEPPES 1 R$ 13,00
R$ 13,00
0,02
% C
PINGA 51 1LTS 54 R$ 698,00
R$ 12,93
1,03
% A
ENERGETICO RED HORSE 2LTS
TROPICAL 2 R$ 25,80
R$ 12,90
0,04
% C
ENERGETICO RED HORSE MELANCIA
2LTS 2 R$ 25,80
R$ 12,90
0,04
% C
ENERGETICO RED HORSE MAÇA VERDE
2LTS 1 R$ 12,90
R$ 12,90
0,02
% C
151
Antonio Sporny Junior, Carlos Alexandre Baida e Bruno Machinski
APLICAÇÃO DA CURVA ABC EM UMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS DE PEQUENO PORTE EM TEIXEIRA SOARES
Revista de Estudos em Organizações e Controladoria - REOC, ISSN 2763-9673, UNICENTRO, Irati-PR, v. 4, n. 1, p. 136-
157, jan./jun., 2024.
ENERGETICO BALLY 48 R$ 615,35
R$ 12,82
0,90
% A
COCA COLA ZERO 2 LITROS 27 R$ 337,50
R$ 12,50
0,50
% B
ENERGETICO RED HORSE TRADICIONAL 4 R$ 49,84
R$ 12,46
0,07
% C
COCA COLA GARRAFA 2 LITROS 158 R$ 1.952,84
R$ 12,36
2,87
% A
ESSÊNCIA PARA NARGUILE 13 R$ 160,19
R$ 12,32
0,24
% B
CIGARRO MARLBORO FOREST FUSION 9 R$ 108,00
R$ 12,00
0,16
% C
CIGARRO DUNHILL BOX VERMELHO 2 R$ 24,00
R$ 12,00
0,04
% C
CIGARRO MARLBORO BOX (RED,GOLD) 8 R$ 92,00
R$ 11,50
0,14
% C
CIGARRO DUNHILL BOX AZUL 1 R$ 11,50
R$ 11,50
0,02
% C
CIGARRO MARLBORO ICE BURST
MENTOL 7 R$ 79,75
R$ 11,39
0,12
% C
ENERGETICO MONSTER 473ML 66 R$ 724,00
R$ 10,97
1,06
% A
FANTA LARANJA 2 LITROS 13 R$ 140,94
R$ 10,84
0,21
% B
CIGARRO MARLBORO MAÇO 1 R$ 10,75
R$ 10,75
0,02
% C
SPRITE 2 LITROS 3 R$ 32,00
R$ 10,67
0,05
% C
ENERGETICO RED BULL 250 ML 58 R$ 599,00
R$ 10,33
0,88
% A
CERVEJA CORONA LONG NECK 330ML 73 R$ 735,00
R$ 10,07
1,08
% A
GUARANÁ ANTARCTICA 2 LITROS 29 R$ 291,49
R$ 10,05
0,43
% B
SUCO SUFRESH 4 R$ 40,00
R$ 10,00
0,06
% C
SMINORFF ICE ORIGINAL 61 R$ 609,09
R$ 9,99
0,90
% A
AMENDOIM YOKI 2 R$ 19,00
R$ 9,50
0,03
% C
CHOCOLEITE 460ML 2 R$ 19,00
R$ 9,50
0,03
% C
CERVEJA HEINEKEIN LONG NECK 330ML 269 R$ 2.424,96
R$ 9,01
3,57
% A
BEATS GIN 7 R$ 63,00
R$ 9,00
0,09
% C
GUARANÁ KUAT 2 LITROS 4 R$ 36,00
R$ 9,00
0,05
% C
CERVEJA HEINEKEIN LONG NECK ZERO
ALCOOL 65 R$ 584,00
R$ 8,98
0,86
% A
GELO 4KG 82 R$ 710,00
R$ 8,66
1,04
% A
CERVEJA BUDWEISER ZERO LONG NECK
9 R$ 76,50
R$ 8,50
0,11
% C
AMENDOIM PETTIZ CEBOLA E SALSA 2 R$ 17,00
R$ 8,50
0,02
% C
AMENDOIM PETTIZ PIMENTA 1 R$ 8,50
R$ 8,50
0,01
% C
152
Antonio Sporny Junior, Carlos Alexandre Baida e Bruno Machinski
APLICAÇÃO DA CURVA ABC EM UMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS DE PEQUENO PORTE EM TEIXEIRA SOARES
Revista de Estudos em Organizações e Controladoria - REOC, ISSN 2763-9673, UNICENTRO, Irati-PR, v. 4, n. 1, p. 136-
157, jan./jun., 2024.
51 ICE 43 R$ 365,00
R$ 8,49
0,54
% B
LONG NECK STELLA 16 R$ 128,00
R$
8,00
0,19
% B
CIGARRO CHESTERFIELD SABOR REMIX
WILD 19 R$ 147,25
R$ 7,75
0,22
% B
KISLLA ICE RED FRUITS 275ML 17 R$ 127,50
R$ 7,50
0,19
% B
KISLLA ICE LIMÃO 275ML 16 R$ 120,00
R$ 7,50
0,18
% B
KISLLA ICE BLUE 275ML 7 R$ 52,50
R$ 7,50
0,08
% C
KISLLA ICE BIG APPLE 275ML 5 R$ 37,50
R$ 7,50
0,06
% C
AMENDOIM JAPONES DORI 3 R$ 22,50
R$ 7,50
0,03
% C
KISLLA ICE MARACUJA 275ML 14 R$ 102,50
R$ 7,32
0,15
% C
CERVEJA BUDWEISER LONG NECK 134 R$ 968,84
R$ 7,23
1,42
% A
CIGARRO CHESTERFIELD ORIGINAL 28 R$ 198,00
R$ 7,07
0,29
% B
CERVEJA SOL LONG NECK 330ML 197 R$ 1.386,82
R$ 7,04
2,04
% A
COCA COLA 600ML 32 R$ 224,00
R$ 7,00
0,33
% B
QUILMES STOUT LATA 473ML 3 R$ 21,00
R$ 7,00
0,03
% C
CIGARRO LEM 39 R$ 267,50
R$ 6,86
0,39
% B
CIGARRO CHESTERFIELD TERRAS
BRASILEIRAS 27 R$ 176,50
R$ 6,54
0,26
% B
ROTHMANS BOX 1 R$ 6,50
R$ 6,50
0,01
% C
FANTA LARANJA 600ML 8 R$ 49,00
R$ 6,13
0,07
% C
COROTE 34 R$ 208,00
R$ 6,12
0,31
% B
GUARANÁ 600ML 7 R$ 42,00
R$ 6,00
0,06
% C
COCA ZERO 600ML 1 R$ 6,00
R$ 6,00
0,01
% C
CERVEJA HEINEKEN LATA 350ML 525 R$ 2.955,69
R$ 5,63
4,35
% A
BATATA WANFLO 40G 55 R$ 275,00
R$ 5,00
0,40
% B
CHOPP COPO 13 R$ 65,00
R$ 5,00
0,10
% C
ICE DRINK 1 R$ 5,00
R$ 5,00
0,01
% C
SALGADINHO CORINHO DE BACON 68 R$ 339,72
R$
5,00
0,50
% B
CERVEJA BRAHMA ZERO ALCOOL LATA 53 R$ 261,79
R$ 4,94
0,38
% B
COCA ZERO LATA 350 ML 7 R$ 34,50
R$ 4,93
0,05
% C
SALGADINHO PIPOTECA 6 R$ 29,50
R$ 4,92
0,04
% C
153
Antonio Sporny Junior, Carlos Alexandre Baida e Bruno Machinski
APLICAÇÃO DA CURVA ABC EM UMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS DE PEQUENO PORTE EM TEIXEIRA SOARES
Revista de Estudos em Organizações e Controladoria - REOC, ISSN 2763-9673, UNICENTRO, Irati-PR, v. 4, n. 1, p. 136-
157, jan./jun., 2024.
COCA ZERO LATA 310 ML 5 R$ 24,00
R$ 4,80
0,04
% C
CERVEJA BUDWEISER LATA 350ML 133 R$ 629,22
R$ 4,73
0,93
% A
CHOCOLATE SNICKERS 35 R$ 164,50
R$ 4,70
0,24
% B
SEDA BEM BOLADO BROWN 3 R$ 14,10
R$ 4,70
0,02
% C
BALA GELATINA DORI 8 R$ 37,20
R$ 4,65
0,05
% C
CERVEJA BHRAMA DUPLO MALTE 21 R$ 97,35
R$ 4,64
0,14
% C
AGUA TONICA 14 R$ 63,00
R$ 4,50
0,09
% C
ISQUEIRO CRICREKET MINI 10 R$ 45,00
R$ 4,50
0,07
% C
CERVEJA ORIGINAL LATA 350ML 1109 R$ 4.968,14
R$ 4,48
7,31
% A
CERVEJA BRAHMA LATA 87 R$ 375,36
R$ 4,31
0,55
% B
CERVEJA LATA EISENBAHN 350ML 428 R$ 1.782,28
R$
4,16
2,62
% A
SUCO KAPO 22 R$ 89,50
R$ 4,07
0,13
% C
GUARANÁ LATA 350ML 31 R$ 126,00
R$ 4,06
0,19
% B
COCA LATA 350 ML 77 R$ 309,00
R$ 4,01
0,45
% B
CHOCOLATE BIS EXTRA OREO 18 R$ 72,00
R$ 4,00
0,11
% C
CHOCOLATE BIS EXTRA ORIGINAL 10 R$ 40,00
R$ 4,00
0,06
% C
FANTA UVA LATA 350ML 10 R$ 40,00
R$ 4,00
0,06
% C
SPRITE LATA 350ML 5 R$ 20,00
R$ 4,00
0,03
% C
FANTA MARACUJÁ LATA 350ML 4 R$ 16,00
R$ 4,00
0,02
% C
COCA LATA 310 ML 1 R$ 4,00
R$ 4,00
0,01
% C
CERVEJA BOHEMIA LATA 350 ML 27 R$ 107,00
R$ 3,96
0,16
% C
CERVEJA HEINEKEIN ZERO ALCOOL LATA
60 R$ 237,00
R$ 3,95
0,35
% B
BRASILEIRO 129 R$ 508,00
R$ 3,94
0,75
% A
CERVEJA AMSTEL LATA 350 ML 2534 R$ 9.730,53
R$ 3,84
14,3
1% A
GELO DE COCO 16 R$ 61,39
R$ 3,84
0,09
% C
CERVEJA SKOL LATA 350ML 725 R$ 2.734,76
R$ 3,77
4,02
% A
CHOCOLATE TRENTO 54 R$ 202,00
R$ 3,74
0,30
% B
CERVEJA ANTARTICA LATA 350ML 3134 ##########
R$ 3,74
17,2
3% A
CERVEJA LATA KAISER 350 ML 68 R$ 242,84
R$ 3,57
0,36
% B
154
Antonio Sporny Junior, Carlos Alexandre Baida e Bruno Machinski
APLICAÇÃO DA CURVA ABC EM UMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS DE PEQUENO PORTE EM TEIXEIRA SOARES
Revista de Estudos em Organizações e Controladoria - REOC, ISSN 2763-9673, UNICENTRO, Irati-PR, v. 4, n. 1, p. 136-
157, jan./jun., 2024.
CHOCOLATE LOLLO 16 R$ 56,00
R$ 3,50
0,08
% C
CHOCOLATE CHARGE 12 R$ 42,00
R$ 3,50
0,06
% C
CHOCOLATE PRESTIGIO 9 R$ 31,50
R$ 3,50
0,05
% C
MENTOS PASTILHA 3 R$ 10,50
R$ 3,50
0,02
% C
SALGADINHO TORRESMO PURURUCA 2 R$ 7,00
R$ 3,50
0,01
% C
AGUA CRSITAL C/GÁS 500ML 26 R$ 89,50
R$ 3,44
0,13
% C
TRIDENT 68 R$ 217,79
R$ 3,20
0,32
% B
CERVELA LATA ITAIPAVA 350 ML 24 R$ 75,84
R$ 3,16
0,11
% C
SALGADINHO BOLINHA DE BACON 9 R$ 27,00
R$ 3,00
0,04
% C
SALGADINHO AMENDUPÃ SABORES 5 R$ 15,00
R$ 3,00
0,02
% C
CHOCOMILK 200ML 4 R$ 12,00
R$ 3,00
0,02
% C
FREEGELLS GUM 2 R$ 6,00
R$ 3,00
0,01
% C
AMENDOIN AMENDUPÃ 40 R$ 117,50
R$ 2,94
0,17
% B
AGUA CRISTAL S/GÁS 500ML 47 R$ 117,50
R$ 2,50
0,17
% B
HALLS MORANGO 18 R$ 45,00
R$ 2,50
0,07
% C
HALLS PRETO 9 R$ 22,50
R$ 2,50
0,03
% C
MENTOS TUBO 47 R$ 117,00
R$ 2,49
0,17
% B
AGUA D'FONTE S/GÁS 500ML 15 R$ 37,00
R$ 2,47
0,05
% C
HALLS CEREJA 18 R$ 44,00
R$ 2,44
0,06
% C
HALLS UVA VERDE 3 R$ 7,00
R$ 2,33
0,01
% C
CARVAO NARGUILE 161 R$ 232,81
R$ 1,45
0,34
% B
Fonte: Autores (2024).
5. CONCLUSÃO
O estudo permitiu examinar como a ferramenta curva ABC pode impactar a
gestão de estoques da empresa de bebidas alcóolicas ‘’Velho Texas’’, situada em
Teixeira Soares no estado do Paraná, considerando a relevância da curva ABC no
processo de controle de inventário. A curva ABC apresenta-se com uma
155
Antonio Sporny Junior, Carlos Alexandre Baida e Bruno Machinski
APLICAÇÃO DA CURVA ABC EM UMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS DE PEQUENO PORTE EM TEIXEIRA SOARES
Revista de Estudos em Organizações e Controladoria - REOC, ISSN 2763-9673, UNICENTRO, Irati-PR, v. 4, n. 1, p. 136-
157, jan./jun., 2024.
abordagem prática e eficaz. Assim, é aconselhável implementar essa ferramenta
na empresa, visando apoiar os gestores na hora de tomar decisões principalmente
na compra de mercadorias, destacando os produtos com maior relevância
financeira e, consequentemente, melhorando a administração do estoque.
A aplicação da Curva ABC na distribuidora de bebidas analisada demonstrou
sua relevância como ferramenta estratégica na gestão de estoques. Por meio da
classificação dos produtos nas categorias A, B e C, foi possível identificar aqueles
que possuem maior impacto financeiro e, consequentemente, exigem maior
atenção na administração. Além disso, a análise revelou que os itens da classe A
concentram 80% do faturamento, enquanto os das classes B e C apresentam
menor relevância em termos de receita, mas possuem papéis complementares na
operação. Esses resultados indicam que a adoção de uma gestão de estoques
baseada na Curva ABC pode otimizar os recursos da empresa, reduzindo custos e
aumentando a eficiência.
A Curva ABC oferece suporte na elaboração de decisões, permitindo uma
compreensão clara de onde a empresa deve direcionar seus investimentos para
maximizar os lucros e reduzir os custos. A principal contribuição deste trabalho foi
incentivar tanto a comunidade acadêmica quanto a empresa foco da pesquisa a
reconhecerem a relevância da ferramenta curva ABC na gestão de estoques. Além
de servir de base para futuras pesquisas sobre o tema.
Portanto, a implantação da análise ABC na gestão de estoques é vantajosa,
além de favorece um adequado planejamento nos níveis de estoque é possível
controlar também os custos e investimentos, de forma a evitar gastos indevidos,
auxiliando os gestores a alcançar os resultados almejados pela organização.
Dessa forma, conclui-se que a implementação desse método não apenas
auxilia na tomada de decisões mais assertivas, mas também contribui para o
fortalecimento da competitividade da empresa no mercado. A pesquisa reforça a
importância de práticas de gestão estruturadas, capazes de equilibrar o
investimento em estoques e evitar prejuízos decorrentes de compras inadequadas
ou excessivas. Além de ser aplicável à empresa foco do estudo, a abordagem
apresentada serve como base para futuras investigações acadêmicas e para a
156
Antonio Sporny Junior, Carlos Alexandre Baida e Bruno Machinski
APLICAÇÃO DA CURVA ABC EM UMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS DE PEQUENO PORTE EM TEIXEIRA SOARES
Revista de Estudos em Organizações e Controladoria - REOC, ISSN 2763-9673, UNICENTRO, Irati-PR, v. 4, n. 1, p. 136-
157, jan./jun., 2024.
aplicação do método em outras organizações, ampliando as possibilidades de
inovação e eficiência operacional.
6. REFERÊNCIAS
ANDRADE, M. M. Pesquisa científica: noções introdutórias. Introdução à
metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6. ed.
São Paulo: Atlas, 2003.
BAUMANN, L. Planejamento e controle da produção: projeto e operação de
sistemas. Rio de Janeiro: Elsevier Brasil, 2014.
DIAS, M.A.P. Administração de materiais: uma abordagem logística. 4 ed. São
Paulo: Atlas, 1994. 399 p.
CORRÊA, H.L.; CORA, C. A. Administração de Produção e Operações.
Manufatura e Serviços: uma abordagem estratégica. 2ed.SãoPaulo:Atlas,2008
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 1991
GOEBEL, D. Logística Otimização do transporte e estoques na empresa.
UFRJ. 1996.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos metodologia científica. 4.ed.
São Paulo: Atlas, 2001.
LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da
pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
MARTINS, P. G.; CAMPOS, P. R. Administração de materiais e recursos
patrimoniais. São Paulo: Saraiva, 2009.
MOROCHO, C. Gestión de inventarios a través de la clasificación ABC a empresas
dedicadas a la venta de materiales de construcción. Observatorio de la Economía
Latinoamericana, n. 7, p. 8, 2020.
OLIVEIRA, D. de P. R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e
práticas. São Paulo. 2007.
POZO, H. Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem
logística. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e cnicas. São Paulo: Editora
Atlas, 1999
SELLTIZ, C.; WRIGHTSMAN, L. S.; COOK, S. W. Métodos de pesquisa das
relações sociais. São Paulo: Herder, 1965.
157
Antonio Sporny Junior, Carlos Alexandre Baida e Bruno Machinski
APLICAÇÃO DA CURVA ABC EM UMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS DE PEQUENO PORTE EM TEIXEIRA SOARES
Revista de Estudos em Organizações e Controladoria - REOC, ISSN 2763-9673, UNICENTRO, Irati-PR, v. 4, n. 1, p. 136-
157, jan./jun., 2024.
SLACK, N.; CHAMBER, S.; JOHNSTON, R. Administração de Produção. 2. ed.
São Paulo: Atlas, 2009.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa
qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. 175p.
VIANA, J.J. Administração de materiais: um enfoque prático. São Paulo: Atlas,
2002.
VIANA, J. J. Administração de materiais: um enfoque prático. 1. ed. 14. reimpr.
São Paulo: Atlas, 2011.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 Antonio Sporny Junior, Carlos Alexandre Baida, Bruno Machinski

Revista de Estudos em Organizações e Controladoria (REOC), ISSN 2763-9673, Setor de Ciências Sociais Aplicadas de Irati (SESA/I), Campus Irati - Rua Professora Maria Roza Zanon de Almeida, s/n. Bairro: Engenheiro Gutierrez - Caixa Postal 21 - CEP 84505-677 - Irati – Paraná/Brasil - Editora UNICENTRO