REVISTA DE ESTUDOS EM ORGANIZAÇÃO E CONTROLADORIA (REOC)
Missão da REOC
Disseminar e promover o conhecimento científico, nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Turismo e áreas afins, relacionado aos aspectos internos e externos das Organizações e da Controladoria, tanto do setor público como do privado.
Visão Institucional
A REOC entende que a interação com diferentes públicos e instituições, tanto em nível nacional como internacional, visando à publicação de conhecimentos vinculados a área de Organizações e Controladoria contribuirá para a formação humana e profissional dentro da área de Ciências Sociais Aplicadas. Nesse sentido, é direcionada a pesquisadores, professores, estudantes e profissionais que se interessam por temáticas vinculadas às Organizações e a Controladoria.
Valores Institucionais
A REOC defende como valores institucionais: i) o compromisso com a qualidade de suas publicações; ii) a independência dos editores e pareceristas; iii) a ética nas pesquisas científicas e nas suas formas de divulgações; e iv) a democratização do conhecimento acadêmico-científico.
Periodicidade: Semestral
CORPO DIRETIVO
Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
Reitor: Prof. Dr. Fábio Hernandes
Setor de Ciências Sociais Aplicadas – Campus de Irati/PR
Diretor: Prof. Dr. Edélcio José Stroparo
Vice-Diretor: Prof. Dr. César Renato Ferreira Costa
CONSELHO EDITORIAL
Dr. Antônio João Hocayen Silva, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Campus Irati., Brasil
Dr. Luiz Gustavo Alves de Lara, Universidade Positivo (UP), Brasil
Dra. Marinês Taffarel, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Campus Irati., Brasil
Dra. Linda Jessica De Montreuil Carmona, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Brasil
Dr. Bruno Martins Augusto Gomes, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil
Dr. José Henrique de Faria, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil
Dr. Marcelo Resquetti Tarifa, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil
EDITOR RESPONSÁVEL
Prof. Dr. Antônio João Hocayen da Silva, Departamento de Administração – UNICENTRO, Irati/PR – Brasil
Prof. Dr. Willson Gerick, Departamento de Ciências Contábeis – UNICENTRO, Irati/PR – Brasil
EDITORES DE ÁREAS
Administração
Prof. Dr. César Renato Ferreira Costa
Departamento de Administração – UNICENTRO, Irati/PR – Brasil
Ciências Contábeis
Prof. Dr. Edson Roberto Macohon
Departamento de Ciências Contábeis – UNICENTRO, Irati/PR – Brasil
Turismo
Prof. Dr. Ronaldo Ferreira Maganhotto
Departamento de Turismo – UNICENTRO, Irati/PR – Brasil
SECRETARIA
Juliano de Macedo – Setor de Ciências Sociais Aplicadas – UNICENTRO, Irati/PR – Brasil
ENDEREÇO
Revista de Estudos em Organizações e Controladoria Setor de Ciências Sociais Aplicadas
Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO – Campus Irati
Rua Professora Maria Roza Zanon de Almeida, s/n. Bairro: Gutierrez - Caixa Postal 21
CEP 84.505-677 - Irati – Paraná/Brasil Fone: 55 (42) 3421-3040
EDITORIAL
Com grande alegria retornamos, pelo quarto ano consecutivo, ao meio acadêmico-científico, para apresentação da nossa mais recente edição, referente ao ano base de 2024. Convidamos a todos e todas para leitura dos artigos apresentados por autoras e autores que contribuíram com pesquisas interessantes, desafiadoras e de expressiva relevância para o avanço do conhecimento científico em suas respectivas áreas de estudo.
A Revista de Estudos em Organizações e Controladoria – REOC, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Irati-PR, delimita um espaço para a discussão acadêmica sobre temáticas relacionadas ao papel das
Organizações e da Controladoria no ambiente organizacional e social. Busca, por meio da divulgação de trabalhos acadêmicos, consolidar-se como meio de disseminação da produção científica na área de Organizações e Controladoria.
A REOC tem como eixo central de pesquisas, a área de Organizações e Controladoria, e a sua identidade, que estamos em processo de construção, passa pelo papel intrínseco das Organizações e da Controladoria nas estratégias organizacionais, mediado pelas mudanças e transformações da sociedade, em micro, pequenas, médias e grandes empresas, bem como, organizações públicas e do terceiro setor.
Este primeiro número de 2024 da REOC é composto por seis artigos científicos em que os pesquisadores abordam temas variados envolvendo o escopo de pesquisas atreladas ao foco central da revista. Estudos que têm como interesse tanto a gestão de organizações públicas, como de organizações privadas. Algumas pesquisas abordam ainda aspectos atrelados ao turismo no cotidiano das organizações. Tem-se ainda a investigação de contextos organizacionais de pequeno porte, bem como, organizações do meio rural, respeitando suas especificidades.
O primeiro estudo, intitulado Participação Social no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS): O Caso do Município de Rebouças - PR, de autoria de Luan Gabriel de Senia Baum e Willson Gerick, teve como propósito central investigar o processo de efetivação da participação de conselheiros no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) do município de Rebouças (PR). Guiados por uma abordagem metodológica exclusivamente qualitativa, os autores conduziram procedimentos atrelados a estudos bibliográficos e documentais. Os dados da pesquisa foram delimitados pela legislação vigente, dispositivos ligados à instituição e ao funcionamento do conselho. De forma complementar, com o propósito de garantir a triangulação de dados, foram ainda investigadas atas de reuniões, bem como, o regimento interno, que estabelece os protocolos de organização e gestão. Diante das evidencias, os resultados revelaram que há participação efetiva, mas não ativa dos conselheiros em relação às pautas propostas e discutidas.
Na sequência, o segundo trabalho, de autoria de Letícia Costa Prigol e Presline Blum, intitulado Participação Feminina no Agronegócio: Desafio das Mulheres na Gestão de Pessoas em Propriedades Rurais no Município de Nova Mutum - MT, traz uma discussão acerca importante acerca da atuação de mulheres no processo de gestão em organizações rurais. As pesquisadoras adotaram como propósito, a investigação dos desafios enfrentados pelas mulheres na gestão de pessoas em propriedades rurais no município de Nova Mutum - MT. A discussão é amparada por uma pesquisa ampla, tendo em vista a adoção de uma abordagem quantitativa atrelada a uma estratégia de pesquisa survey. Os dados que foram discutidos ao longo dos resultados da pesquisa foram coletados por meio de um questionário estruturado, sendo o mesmo respondido por gestoras de propriedades rurais, cujas responsabilidades e atribuições estavam atreladas à gestão de pessoas. Os resultados evidenciam que ainda são muitas as dificuldades e os desafios de inserção de mulheres na área, bem como, a existência de um olhar de discriminação diante da atuação das mesmas.
Com foco em gestão da qualidade, nosso terceiro estudo, intitulado Programas de Qualidade no Setor de Alimentos e Bebidas da Hotelaria em Ponta Grossa, de autoria de Gislaine Gomes Pereira Rosas e Rubia Gisele Tramontin Mascarenhas, teve como intuito a realização de uma investigação acerca da situação atual de programas de qualidade aplicados por empreendimentos, do setor de Alimentos e Bebidas, na hotelaria em Ponta Grossa/PR. A primeira etapa da pesquisa esteve atrelada a uma abordagem exploratória do tema, conduzida por meio da revisão bibliográfica a partir de documentos atrelados ao tema. Etapa que serviu de base para possibilitar a construção de um questionário estruturado, destinado à coleta de dados entre os atores sociais participantes da pesquisa. Finalmente, a partir de um survey, o questionário foi aplicado com o suporte on line, caracterizando os programas de qualidade existentes no contexto social abordado no estudo. Os resultados revelaram o controle de estoques e práticas de fabricação como as temáticas mais evidenciadas entre os respondentes.
Analisando o contexto de micro e pequenas empresas no interior do Paraná, o quarto artigo trata dos Fatores que Influenciam no Gerenciamento das Micro e Pequenas Empresas no Município de Prudentópolis - Paraná, tendo sido conduzido por Matheus Prates Kluber, Flávio Ribeiro e Willson Gerigk. Caracterizadas pela diversidade de formas de gestão e organização, as MPE’s são dominantes na sociedade e representativas para a economia. Neste contexto, o estudo traçou como objetivo a identificação dos fatores que exercem maior influência no gerenciamento de MPE’s, tendo como foco de investigação, as MPE’s localizadas na área central da cidade de Prudentópolis, no Paraná. Estruturada a partir de uma abordagem quantitativa, os pesquisadores conduziram a aplicação de um questionário composto por questões fechadas e abertas. A partir de critérios pré-estabelecidos, definiram uma amostra de 61 empresas, sendo que 47 participaram com o preenchimento do questionário. Os dados coletados foram organizados e submetidos às técnicas de estatística descritiva e da análise fatorial com o intuito de caracterizar os fatores determinantes no gerenciamento de MPE’s. Reforçaram que o planejamento representa a base da gestão empregada entre as empresas participantes do estudo.
Em seguida, nosso quinto trabalho, resgatando em sua investigação mais uma vez o tema gestão de pessoas, com foco em uma atuação estratégica de empresas, em decorrência da elevada competitividade que existe nos dias atuais. O estudo apresenta como título Desafios e Oportunidades na Gestão de Pessoas: Impactos do Programa Brasil Mais Produtividade em Pequenos Negócios e traz os pesquisadores Carlos Alexandre dos Santos e Leandro Hupalo como autores. Assumiu como objetivo a análise dos desafios e das oportunidades da gestão de pessoas em micro e pequenas empresas catarinenses participantes do Programa Brasil Mais Produtividade. Para a coleta de dados foram selecionadas 40 empresas participantes do Programa Brasil Mais Produtividade em Pequenos Negócios entre os anos de 2022 e 2023, em municípios de Santa Catarina. Combinando questões abertas e fechadas os pesquisadores realizaram entrevistas semiestruturadas e os dados foram estruturados a partir de uma perspectiva descritiva e abordagem quantitativa. Reconhecidamente, observaram que a participação no programa levou à
implementação de mudanças planejadas entre as empresas participantes do estudo, embora alguns desafios e dificuldades na gestão de pessoas ainda sejam evidentes.
Encerrando nosso primeiro volume de 2024 trazemos o sexto artigo intitulado Aplicação da Curva ABC em uma Distribuidora de Bebidas de Pequeno Porte em Teixeira Soares, estudo que apresenta como autores Antonio Sporny Junior, Carlos Alexandre Baida e Bruno Machinski. A pesquisa teve como propósito compreender a aplicação da Curva ABC no gerenciamento de estoques em uma organização com atuação no setor de bebidas alcoólicas, mapeando os produtos responsáveis por um maior impacto financeiro. O estudo caracteriza-se como uma abordagem descritiva e quantitativa, a partir de dados primários coletados em relatórios e documentos gerenciais fornecidos pela organização analisada. Foram coletados dados sobre vendas, preços e quantidades consumidas dos produtos para construção da Curva ABC, que classificou os itens em três categorias (A, B e C), com base no valor total de vendas. Os resultados permitiram compreender a importância de uma gestão estratégica focada nos produtos direcionados para a Classe A, considerando a possibilidade de obtenção de melhores resultados financeiros. Destacam ainda, que o menor retorno financeiro entre os produtos da Classe C requer da organização atenção e a implementação de mudanças estratégicas de modo que se possa conquistar melhores resultados.
Desejamos ótima leitura.
Prof. Dr. Antônio João Hocayen da Silva
Editor Responsável
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 Antônio João Hocayen Silva
Revista de Estudos em Organizações e Controladoria (REOC), ISSN 2763-9673, Setor de Ciências Sociais Aplicadas de Irati (SESA/I), Campus Irati - Rua Professora Maria Roza Zanon de Almeida, s/n. Bairro: Engenheiro Gutierrez - Caixa Postal 21 - CEP 84505-677 - Irati – Paraná/Brasil - Editora UNICENTRO