SENTIDOS DO PROJETO PIBID E DOS SUJEITOS PARTICIPANTES DO PROJETO

Dalila Oliveira

Resumo


A questão norteadora desta investigação é analisar, nos discursos dos sujeitos envolvidos no projeto, a sua percepção sobre a contribuição dele na formação inicial do professor e, para respondê-la coletamos dados resultantes do acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos bolsistas do programa PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, alunos do Curso de Letras dos Campi de Irati e de Guarapuava, desenvolvido na área de Letras da UNICENTRO. Os instrumentos utilizados resultaram da observação de aulas ministradas por eles, dos questionários aplicados aos bolsistas e de entrevistas com os supervisores do projeto. A hipótese inicial era a de que esses alunos apresentariam significativa melhora em relação à autonomia, às suas experiências metodológicas e tecnológicas, a práticas docentes inovadoras, à criatividade e a atitudes que buscassem a superação de problemas identificados no processo ensino-aprendizagem e, também, de que eles mesmos conseguissem identificar esse acréscimo que, provavelmente, buscavam. Os resultados obtidos, norteados pelos objetivos da pesquisa e colhidos na observação prática dos alunos, no início e no final da pesquisa, bem como nas entrevistas, comprovam que o investimento na orientação para o planejamento das atividades, feito pelos supervisores da UNICENTRO e na orientação prática e acompanhamento na supervisão, feitos pelas supervisoras, professoras das escolas da rede estadual de ensino, nas escolas onde os bolsistas atuaram, apresenta significativo crescimento deles em relação à segurança, autonomia, criatividade, iniciativa e nível de relacionamento com os alunos, perceptível no comportamento do grupo e na percepção evidenciada por eles nas respostas dos questionários e, também, pelas professoras entrevistadas.   

  


Palavras-chave


A questão norteadora desta investigação é analisar, nos discursos dos sujeitos envolvidos no projeto, a sua percepção sobre a contribuição dele na formação inicial do professor e, para respondê-la coletamos dados resultantes do acompanhamento das atividad

Texto completo:

PDF