Revista Interfaces


A Revista Interfaces é um periódico da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, de Guarapuava-PR. Tem por objetivo registrar e divulgar informações e conhecimentos que primam pelo debate e contribuições científicas nas áreas de Letras (Linguística e Literatura) geradas por pesquisadores doutores e pós-graduandos.

Qualis 2016 - B2

Professora Dra. Maria Cleci Venturini / Editor-Gerente

A Revista Eletrônica Interfaces recebe artigos em fluxo continuo, que são publicados em três edições, com periodicidade quadrimestral. Publica, também, anualmente um dossiê. Em função disso, divulgamos o planejamento para 2021 e 2022.

 

Dossiê temático 2021: Estudos Discursivos e As Confissões da Carne

Organizadores: Nilton Milanez (UEFS – Bahia),  Marisa Khalil (UFU) e  Denise Gabriel Witzel (UNICENTRO)

Ementa:

O dossiê ESTUDOS DISCURSIVOS E AS CONFISSÕES DA CARNE acolhe trabalhos que visam, sobretudo, responder à seguinte pergunta: o que faz com que falemos, hoje, dessa atualidade das confissões da verdade e do desejo? enquanto filigrana do questionamento foucaultiano em “E o que faz que eu fale dessa atualidade?” (FOUCAULT, 1983). Nossa expectativa é reunir estudos teóricos e/ou analíticos que intentam compreender os modos de designação e especificidades dos modos de agir no interior de nossa atualidade, propondo-se a discutir os desdobramentos discursivos que podem fazer das pesquisas “a formação de uma experiência nova” (FOUCAULT, 2019)  a partir de objetos de estudo e suas práticas confessionais para um dizer verdadeiro do sujeito sobre si mesmo, levando em conta as lutas analítico-teóricas de temas de pesquisa em voga deste nosso presente.

Submissão: 04 de janeiro 2021 a 29 de julho de 2021.

Previsão de publicação:  Setembro de 2021.



Dossiê temático: DOSSIER DA PALAVRA

Organizadoras: Verli Petri (UFSM) e Vanise Gomes de Medeiros (UFF)

Ementa:

Todos nós, estudiosos da linguagem, em algum momento das nossas pesquisas nos deparamos com reflexões acerca da palavra: o funcionamento da palavra, a história da palavra, o lugar da palavra, entre outras possibilidades. A proposta para esse dossier temático da Revista Interfaces é construir um espaço de interlocução entre os estudiosos da linguagem no tocante à construção e ao funcionamento de instrumentos linguísticos (AUROUX, 1992) que tenham por mote a palavra. Deste emaranhado de possibilidades destacamos especialmente as listas de palavras, os vocabulários, os glossários e os dicionários, entre outros possíveis. É da perspectiva teórica da Análise de Discurso pecheuxtiana e da História das Ideias Linguísticas que tomamos uma posição diante da produção do conhecimento, buscando estabelecer relações com outras áreas do saber, tais como a Semântica, a Historiografia Linguística, etc.

Submissão: 30 de julho de 2021 a 30 de março de 2022.

Previsão de publicação:  Setembro de 2022.

 


n. 01 (2021)


Capa da revista