EVIDÊNCIAS LÉXICO-GRAMATICAIS EM REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA; UM ESTUDO COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO

Ederson Henrique de Souza Machado, Márcia Andrea dos Santos

Resumo


O presente texto objetiva analisar o discurso de 51 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Sudoeste do Paraná. O trabalho utiliza, como aporte teórico, as contribuições da Linguística Sistêmico-Funcional sobre as metafunções ideacional e interpessoal da linguagem. A análise se debruça sobre a construção dos tempos verbais na amostra coletada como forma de buscar o posicionamento temporal dos enunciadores em relação aos conteúdos presentes nos seus respectivos discursos. Os resultados sugerem que no discurso dos jovens são encontrados elementos léxico-gramaticais, referentes aos aspectos temporais dos processos verbais, que marcam uma relação de distanciamento entre os jovens e os conteúdos associados ao ensino de língua inglesa.

Palavras-chave


ensino de língua inglesa; tempos verbais; Linguística Sistêmico-Funcional.

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