O ENSINO DE GRAMÁTICA E OS GÊNEROS TEXTUAIS NO PROCESSO DE LETRAMENTO

Andrinelly Stacheski Fuchs Ribeiro, Eliane Santos Raupp

Resumo


A linguagem humana manifesta-se por meio de textos (MARCUSCHI, 2011), sejam orais ou escritos, portanto, surge a necessidade do trabalho com os mais variados gêneros textuais no processo de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa para que seja possível ampliar o grau de letramento dos alunos.  Além disso, por meio dos gêneros, o professor poderá realizar estudos gramaticais voltados para as necessidades reais de comunicação dos alunos, uma vez que, em todo texto, seja ele escrito ou falado, há uma gramática. Nesse sentido, esta pesquisa tem por objetivo apresentar reflexões de base teórica a respeito do ensino da(s) gramática(s) e do estudo a respeito das variedades linguísticas por meio da abordagem dos gêneros textuais.  O trabalho de pesquisa está pautado nas Diretrizes Curriculares do Paraná (PARANÁ, 2008), e em autores como Antunes (2003; 2007); Franchi (2006) Marcuschi (2008; 2010); Marquardt e Graeff (1986); Mendonça (2006); Soares (2009; 2011); Travaglia (1998); entre outros. Além da pesquisa bibliográfica, foram realizadas observações em aulas de Língua Portuguesa de uma escola pública do município de Ponta Grossa-PR, em turmas de 5ª série/6ºano, e uma entrevista com a professora das turmas. Os resultados da pesquisa de campo comprovam que é possível realizar um modelo de ensino de Língua Portuguesa que prima pela reflexão e pelo estudo da língua viva em contextos reais de interação, desde que haja profissionais comprometidos e que busquem a formação continuada.


Palavras-chave


Letramento; Gênero Textual; Ensino de gramática.

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