O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: mudança de paradigmas

Maria José vital justiniano

Resumo


A  situação de uso da língua portuguesa merece um novo olhar, inclusive, no que se refere ao ensino. O desenvolvimento da produção escrita em língua padrão traz para os professores desta área questões importantes  que devem ser debatidas. Este artigo tem como objetivos: investigar quais as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da área de língua e  que papel tem o professor /orientador na formação de alunos leitores; explicitar metodologias aplicadas no processo de ensino da leitura;propor novo paradigma para o ensino de língua portuguesa. É urgente que se procure mudanças  relacionadas aos atuais métodos de se ensinar  a língua portuguesa. Para se pensar a língua portuguesa e o ensino, pensa-se também em  outras perspectivas  para novo cenário no ensino desta língua como também no olhar de professores  de língua portuguesa.  O artigo revela, por meio de uma pesquisa com professores da área, as possibilidades de mudanças  e uma construção de novo paradigma para o ensino da língua portuguesa.


Palavras-chave


Professores. Língua portuguesa. Ensino. Mudança de paradigmas.

Texto completo:

PDF