“O QUE FAZ VOCÊ FELIZ?”: RELAÇÕES DE PODER EM DISCURSO PUBLICITÁRIO

Valéria Cristina Oliveira, Dulce Elena Coelho Barros

Resumo


Este artigo, tem o objetivo de observar e analisar os discursos de poder constitutivos dos domínios publicitários, investindo nossas considerações nas relações do significado acional. Para isso, nosso caminho analítico metodológico trilhará os pressupostos da Análise Crítica do Discurso, que baseados em Fairclough (2001) e Van Dijk (2008), serão compreendidos como discursos que se apropriam do que se supõe público, os mesmos que nos formam como consumidores e também reprodutores das ideologias que se inscrevem nessas instâncias. Apoiados nas categorias de observação e de análise da ACD, como os significados acionais, discutiremos a produção, a distribuição e o consumo de textos, como possibilidades de constituírem práticas sociais, discursivas e linguísticas. Nosso corpus– a campanha publicitária O que você faz pra ser feliz? –, será olhado como um discurso, um conjunto enunciativo, que ao apresentar-se em diversos meios midiáticos (televisão e internet) age sobre os sujeitos, para isso entra num jogo de relações de forças acionais, nas quais predominam o poder e o controle de fazer agir e fazer produzir.  

 


Palavras-chave


Discurso; Análise Crítica;

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