A construção da escrita de crianças em processo de alfabetização: contribuições de Emília Ferreiro

Ana Paula Ribeiro da Luz, Marcio José de Lima Winchuar

Resumo


A presente pesquisa tem por objetivo analisar como ocorre o processo de construção da escrita nas crianças em período inicial de alfabetização, partindo do pressuposto de que a criança, desde muito cedo, já possui pré-conceitualizações sobre a escrita, cria hipóteses e faz uma sistematização, operando de forma diferente que a do adulto. Para a construção deste trabalho, foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico, utilizando-se do aporte teórico de Ferreiro (1994, 1998, 1999), Grossi (1990), Soares (2003), Kleimam (2010), Cagliari (2009), entre outros. A partir dos autores, salientamos que através do contato que a criança tem com a escrita, no seu dia-a-dia, ela desenvolve a sua concepção sobre a mesma, antes mesmo de ingressar no sistema escolar. Devido a isso, destaca-se a importância do professor alfabetizador respeitar as tentativas da criança e trabalhar com os erros de forma que estes se tornem construtivos e auxiliem a criança a progredir a partir de suas próprias experiências, adquirindo assim, a forma convencional da escrita.


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