ENTRE DISCURSOS E MITOS: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA PROFESSORA DE INGLÊS NÃO NATIVA NO DISCURSO MIDIÁTICO

Alcione Gonçalves Campos

Resumo


Estudos pós modernos da linguagem tentam compreender a (re)construção e (trans)formação identitária docente sob diferentes aspectos. Neste artigo, tenho como objetivo analisar um texto da esfera midiática com foco na constituição da identidade da professora não nativa de inglês. Entendo a identidade com base em teóricos da sociologia que defendem um conceito pós moderno de sujeito descentrado, fragmentado e com múltiplas identidades. Além disso, baseada em preceitos da linguística aplicada, entendo identidade e identidade profissional como um construto social, histórico e discursivo. O arcabouço teórico e metodológico da Análise de Discurso Crítica é o que fundamenta a análise e as conclusões interpretativas que desenvolvo. Tais interpretações indicam a construção midiática de uma identidade de professora de inglês não nativa inferiorizada e marcada por representações negativas.

 

Palavras-chave: Discurso; Identidade; Professora de inglês não nativa.


Texto completo:

PDF