Entre o fio de Ariadne e o leito de Procusto: Reflexões sobre a (busca da) qualidade na educação brasileira

Ederson Luís Silveira

Resumo


O objetivo do presente trabalho é refletir sobre a recorrência do conceito ‘qualidade’ nos trabalhos que se referem à criação ou problematização de ações relacionadas às políticas publicas da educação no Brasil. Dessa forma, ao reunir alguns textos referentes ao assunto, nota-se que alguns autores, como Machado (2012), Dourado (2007) e Gadotti (2013) propõem a desconstrução do próprio termo, antes que se pense em iniciativas que visem à melhoria no cenário da educação nacional, bem como a desconstrução do que vem a ser educação e sobre os modos como ela tem sido vista em vários contextos. Aqui se critica a mercantilização da educação e das políticas que visam transformá-la em um mercado de ‘investimentos’. Isso porque o próprio modo de perceber as definições de qualidade pode implicar em (re) direcionamentos distintos de ações para alcançá-la.

Palavras-chave


Qualidade; Educação; Desconstrução

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