Narrativa e Performance em Sergio Sant´Anna

Edson Salviano Nery Pereira, Vanderléia da Silva Oliveira

Resumo


A busca por retratar o agora impulsiona alguns escritores brasileiros a produzir uma narrativa muito próxima daquilo que se vive, traduzindo na escrita ficcional a experiência particular. Considerando estes pressupostos, o presente artigo analisa “A pianista”, capítulo primeiro de O livro de Praga: narrativas de amor e arte, de Sérgio Sant´Anna (2011). Tomados como bases os estudos de Resende (2008), Schollhammer (2011) e Dealtry (2013), a respeito da escrita contemporânea e, particularmente, das narrativas de Sant´Anna, objetiva-se compreender de que maneira o texto apresenta uma narratividade performática (RAVETTI, 2002), seja na relação entre autor versus personagem ou nas relações das personagens da obra, utilizando-se para esta análise os pressupostos de Zygmunt Bauman (1998, 2001). Por fim, analisa-se o modo como a performance age, também, como representação estética de um novo realismo literário.


Palavras-chave


Prosa Contemporânea; Realismo; Performance; Sergio Sant´Anna

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